Como e quando surgiu a palavra psicomotricidade?

Perguntado por: Sandro André Correia Cruz  |  Última atualização: 12. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (64 avaliações)

Já o termo “Psicomotricidade” apareceu pela primeira vez no discurso médico, no campo da neurologia, tendo como pioneiro o neurologista francês Ernest Dupré (1862 – 1921), que no século XIX constatou disfunções graves evidenciadas no corpo sem que o cérebro tivesse nenhuma lesão.

Qual é o significado da palavra psicomotricidade?

O prefixo psico vem do grego Psyché, que significa alma, espírito. Ao longo dos anos, o termo foi utilizado para se relacionar com o estudo da mente humana. Já a palavra motriz significa movimento. Assim, psicomotricidade é o estudo do indivíduo tendo o movimento como aspecto centralizador.

Como foi reconhecida a psicomotricidade?

Em 3 de janeiro de 2019,a Psicomotricidade foi regulamentada através da lei 13.794 do diário oficial da união. Momento histórico, conquista que beneficiará a população brasileira com trabalho de extrema importância no âmbito da educação e da saúde mundialmente reconhecido.

O que é o termo psicomotor?

1. Relativo simultaneamente a funções motoras e a funções psíquicas (ex.: desenvolvimento psicomotor). 2. Diz-se do comportamento da criança em relação à aquisição dos reflexos (maturação).

Foi na década de 1970 que vários autores definiram a psicomotricidade como sendo uma motricidade de relação?

Para tanto foi na década de 1970 que vários autores definiram a psicomotricidade como sendo uma motricidade de relação. A ABP (2016) defini ainda que para a psicomotricidade a criança constitui sua unidade a partir das interações com o mundo externo e nas ações do Outro (mãe e substitutos) sobre ela.

INTRODUÇÃO À PSICOMOTRICIDADE

36 questões relacionadas encontradas

Qual é a origem da psicomotricidade?

Historicamente o termo "psicomotricidade" aparece a partir do discurso médico, mais precisamente neurológico, quando foi necessário, no início do século XIX, nomear as zonas do córtex cerebral situadas mais além das regiões motoras.

Quem inventou o termo psicomotricidade?

Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico.

Em que ano surgiu a psicomotricidade?

As primeiras pesquisas que deram a origem ao campo psicomotor corresponderam um enfoque neurológico (FONSECA, 1995). No ano de 1870, foi nomeada a palavra psicomotrocidade para corresponder o esquema clínico que determinava para cada sintoma de lesão focal, pois já não podiam explicar alguns fenômenos patológicos.

Qual é o principal objetivo da psicomotricidade?

A psicomotricidade possibilita a criança a livre expressão de sentimentos, pensamentos, conceitos, ideologias, além do trabalho corporal realizado pela Psicomotricidade que auxilia nos processos de aprendizagem. Ela procura superar os obstáculos e prevenir possíveis inadaptações dos alunos.

Quais são os 4 elementos psicomotores?

O conhecimento dos principais elementos psicomotores (esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal) é fundamental para o professor identificar possíveis dificuldades psicomotoras, planejar as práticas e acompanhar a evolução da criança.

Quais são os três pilares da psicomotricidade?

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto, o afeto. E é estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular, o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

O que a psicomotricidade defende?

3 A psicomotricidade defende uma ação educativa que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos e das atitudes corporais da criança. A educação psicomotora refere-se à formação de base indispensável a todo ser humano, assegurando o desenvolvimento funcional e a interação com seu semelhante.

O que diz a Bncc sobre a psicomotricidade?

(DCNEI, 2010). Seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são inúmeras formas de aplicar a psicomotricidade dentro dos campos de experiências por meio de linhas traçadas entre o conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Quais são os tipos de psicomotricidade?

A Psicomotricidade possui as linhas de atuação educativa, reeducativa, terapêutica, relacional, aquática e ramain (ABP).

Qual é a diferença de motricidade e psicomotricidade?

De forma mais abrangente, a psicomotricidade estuda os indivíduos e seus movimentos, com as realizações motoras, afetivas, o sujeito e seu meio social, quanto a motricidade, a mesma foi desenvolvida pela área da educação física e, desde então, a utilizamos para que possamos ensinar as crianças a caminhar, correr, ...

Quais são as psicomotricidade?

Sendo assim, elas são: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de esquema e imagem corporal, organização espaço-temporal, praxia global e praxia fina.

Quais são os princípios chave da psicomotricidade?

Os conceitos básicos da Psicomotricidade são: o aprimoramento das funções motoras com a lateralidade, a estruturação do esquema e imagem corporal, noção espacial e temporal, coordenação motora fina (pequenos músculos), global (grandes músculos), equilíbrio e ritmo (JIMENEZ, 2008).

Para quem é indicado a psicomotricidade?

Ela é indicada para criança que apresenta dificuldade no desenvolvimento psicomotor e necessitam de trabalhos com o corpo, através da expressividade e do brincar. Na terapia com psicomotricidade as crianças são convidadas a viver experiências corporais, sensoriais e perceptivas.

Qual a importância da psicomotricidade para a aprendizagem?

A Psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolve a motricidade da criança, visando ao conhecimento e ao domínio do seu próprio corpo. Por isso dizemos que a mesma é um fator essencial e indispensável ao desenvolvimento global e uniforme da criança.

Qual o dia da psicomotricidade?

19 de Abril dia do Psicomotricista.

Quais são os três importantes aspectos com relação ao enfoque da psicomotricidade?

Elementos básicos da Psicomotricidade. A função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo na criança estão intimamente relacionados.

Quais os três períodos do desenvolvimento da psicomotricidade?

Como visto nos três conhecimentos básicos, a criança, no processo de desenvolvimento, passa pelas três etapas que são, o movimento, o intelecto e o afeto.

O que Jean Piaget fala sobre a psicomotricidade?

PIAGET E A PSICOMOTRICIDADE

De acordo com Piaget o indivíduo (a criança) aprende construindo e reconstruindo seu pensamento, através da assimilação e acomodação das suas estruturas. Esta construção e reconstrução do pensamento Piaget chamou de estágios: Estágio sensório-motor, Estágio simbólico e Estágio conceptual.

Quais são os 7 Elementos psicomotores?

São 7 os fatores psicomotores (tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo, estruturação espácio-temporal, motricidade grossa e fina) que vão surgindo e cujo o seu desenvolvimento global é fundamental para uma aprendizagem e ritmo de desenvolvimento típico!

Quais são as 7 habilidades motoras?

7 habilidades psicomotoras essenciais na educação infantil
  • A tonicidade;
  • O equilíbrio;
  • A lateralidade;
  • A noção espacial;
  • A noção temporal;
  • A praxia fina;
  • E a praxia ampla, além das percepções sensoriais.

Artigo anterior
É possível a conversão de pena privativa de liberdade em restritivas de direitos em caso de tráfico minorado?
Artigo seguinte
Quantas é quais são as propriedades da potenciação?