Como é possível para Santo Agostinho chegar ao conhecimento de Deus?

Perguntado por: Benjamim Sousa Reis  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (17 avaliações)

O conhecimento da verdade, segundo Santo Agostinho, pode ser obtido por meio da auto-reflexão feita pelo homem e de sua interiorização em Deus.

Como Agostinho se refere a ideia de Deus?

Assim como Platão (427-347 a.C.), Agostinho concebe Deus como uma entidade que pertence a um reino de verdades atemporais, perfeitas e imateriais, com o qual só temos contato de maneira não-sensorial: tendo sido feitos à imagem e semelhança de Deus, uma parte desse reino existe dentro de nós (e pode ser identificado ...

Como o homem pode chegar ao conhecimento verdadeiro?

Somente a razão humana, a partir de princípios lógicos, pode atingir o conhecimento verdadeiro. Para alguns destes racionalistas, entre eles Descartes e o filósofo alemão Leibniz, os princípios lógicos fundamentais são inatos, ou seja, nós já nascemos com eles em nossa mente.

Qual a base do pensamento de Santo Agostinho?

Santo Agostinho tinha particular interesse nos estudos sobre como conciliar fé e razão. Sendo a mente humana mutável e falível, como atingir, a partir dela, a Verdade eterna? Para Santo Agostinho, a filosofia antiga, apesar de pagã, seria uma preparação da alma, muito útil para a compreensão da verdade revelada.

Como Agostinho analisa as relações entre a Cidade de Deus e a cidade terrena?

Os cidadãos da cidade terrena são dominados por uma estúpida ambição de predomínio que os induz a subjugar os outros; os cidadãos da cidade celeste se oferecem um ao outro em serviço e espírito de caridade e respeitam docilmente os deveres da disciplina social.

Santo Agostinho (resumo) | FILOSOFIA

38 questões relacionadas encontradas

Quais as diferenças entre a Cidade de Deus e A cidade dos homens para Agostinho?

A Cidade de Deus é marcada por pessoas que põem de lado o prazer terreno para se dedicarem às verdades eternas de Deus, agora reveladas plenamente na fé cristã. A Cidade Terrena, por outro lado, consiste nas pessoas que estão imersas nos cuidados e prazeres do mundo do presente, do efémero.

O quê Santo Agostinho defende a partir dos conceitos de Cidade de Deus e cidade terrena?

Na obra, o peregrino pertence tanto a cidade de Deus quanto a cidade terrena. Porém, incessantemente a paz, entretanto, vive as contradições e conflitos do mundo. Se a cidade de Deus é o horizonte último do cristão em sua jornada no tempo, todavia, ainda não é plenamente.

O que acreditava Santo Agostinho?

Santo Agostinho acreditava que o ser humano é composto por um corpo e uma alma. Por ser uma entidade espiritual, a alma é superior ao corpo. Portanto, cabe à alma reinar sobre o corpo.

Quais as principais ideias políticas de Santo Agostinho?

Santo Agostinho busca a construção de uma moral política fundada numa utopia: a da fé cristã que almeja e que luta por um mundo mais justo. De tal sorte que ele busca o amor como fundamento da ordem social, para que se torne o Estado de Deus.

Como se chega ao conhecimento da verdade?

O olhar filosófico define que, para que seja possível a existência do conhecimento, são necessários três fatores fundamentais:
  1. a consciência ou existência de um sujeito conhecedor;
  2. um objeto a ser conhecido;
  3. a relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto.

Como podemos alcançar o conhecimento?

Ler é uma das maneiras mais eficientes de adquirir conhecimento. Seja com sites, blogs, livros, jornais, revistas, workshops, palestras… todos eles vão trazer novos aprendizados sobre os mais diversos assuntos. Escrever também ajudará na assimilação do conteúdo que você deseja aprender.

Como é possível conhecer a verdade?

Para os modernos, a pergunta foi em sentido oposto: "Como o conhecimento da verdade é possível?". Se a verdade está no entendimento infinito de Deus, então está escondida e inacessível à nossa razão finita. A verdade, portanto, não é o que está manifesto na realidade, e sim o que depende da revelação divina.

Qual filósofo influenciou Santo Agostinho?

De partida, devemos notar que Santo Agostinho foi influenciado pelo maniqueísmo, segundo o qual o mundo seria regido pelas 'forças do bem e do mal' (concepção de base platônica), bem como pelo neoplatonismo de Plotino (204 d.C - 240 d.C).

É possível entender a cidade dos homens e a Cidade de Deus como locais reais?

Resposta: A cidade de Deus, atualmente é como se fossem todas as pessoas de diferentes religiões que creem em Deus. Já a cidade do homem é como se fosse as pessoas ateias, aquelas que não acreditam em nenhum Deus e são a favor da ciência.

O que é Cidade de Deus?

Cidade de Deus é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Foi, por muito tempo, considerado uma das regiões mais perigosas da cidade, devido a constantes confrontos nas favelas da área.

Qual vem primeiro Cidade de Deus ou Cidade dos Homens?

Depois do estouro de “Cidade de Deus” e do sucesso do seriado “Cidade dos homens”, da Globo, “Cidade dos homens – o filme” chega aos cinemas nesta sexta-feira (31) prometendo manter o alto nível de qualidade dos trabalhos anteriores (que levam a grife da produtora O2, de Fernando Meirelles).

Quais as maiores características da filosofia Patrística?

A Patrística é considerada a primeira fase da filosofia medieval. Sua principal característica era a expansão do Cristianismo na Europa e o combate aos hereges. Por isso, essa doutrina filosófica foi representada pelo pensamento dos Padres da Igreja, que gradualmente auxiliaram na construção da teologia cristã.

Em que a filosofia platônica influenciou Agostinho?

Sua filosofia possuía forte influência da tradição platônica difundida por filósofos como Plotino. No âmbito teológico, acirrou o combate às heresias que tratavam de questões relativas ao mal e ao pecado original, bem como à Trindade Santa.

Qual o filósofo grego que o Agostinho Mais seguia?

Entre os principais apologistas, temos Justino e Tertuliano. Agostinho posicionou-se como um defensor da tese de Justino: de que a filosofia grega antiga, mesmo sendo pagã, forneceria um meio de compreensão de questões fundamentais para o cristianismo.

Qual filósofo da antiguidade Santo Agostinho Cristianizou?

Muitos autores afirmam que Santo Agostinho cristianizou Platão. Assim como Platão julgava o intelecto superior à matéria, Santo Agostinho pregava a superioridade da alma ante o corpo, e sendo a alma um presente de Deus, devíamos nos voltar inteiramente à Ele.

Como é possível conhecer a verdade na Filosofia?

Para descobrir o que é “verdade” para a Filosofia, precisamos primeiro encontrar o que entendemos como verdade. O prof. Eduardo explica que esse conceito passa por um processo utilitário. Estabelecemos verdade através de um sistema de valores.

Como a verdade é possível Filosofia?

Assim, a verdade depende da veracidade, da memória e dos detalhes. Em hebraico, a verdade (emunah) significa confiança, é a esperança de que aquilo que é será revelado, irá aparecer por intervenção divina. Em outras palavras, a verdade é convencionada pelo grupo que possui crenças em comum.

O que é o conhecer?

Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio. O conhecimento fascina a humanidade desde a Antiguidade, quando a Filosofia passou a pensar os modos como o ser humano pode conhecer a verdade.

O que significa adquirir conhecimento?

Significado de aprender: Adquirir conhecimento, a partir de estudo; instruir-se.

O que é a verdade do conhecimento?

Um conhecimento é verdadeiro na medida em que seu conteúdo concorda com o objeto intencionado. Consequentemente, o conceito de verdade é um conceito relacional. Ele expressa um relacionamento, a saber, o relacionamento do conteúdo do pensamento, da “figura”, com o objeto.

Artigo anterior
O que corta granito?
Artigo seguinte
Qual o sistema de transmissão de TV no Brasil?