Como é possível calcular a densidade de um objeto?

Perguntado por: Rebeca Mónica Miranda  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (20 avaliações)

Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume.

Como se calcula a densidade de um objeto?

Usando uma régua, medir o comprimento, a profundidade e a largura do objeto em centímetros. Multiplica essas três medições para encontrar o volume em centímetros cúbicos. Divida a massa do objeto pelo seu volume para determinar sua densidade. Densidade é expressa em gramas por centímetro cúbico ou gramas por mililitro.

Como calcular densidade exemplos?

É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.

Como calcular a massa de um objeto pela densidade?

Multiplique o volume pela densidade.

Assim, vai calcular a massa do objeto. Preste atenção às unidades, pois tem de chegar a um resultado em quilos ou gramas. Exemplo: um diamante de 5.0003 de volume e 3,52g/cm3 de densidade teria uma massa de 17.600 gramas (5.000 cm3 x 3,52 g/cm3).

Como medir a densidade de um objeto irregular?

Coloque água na proveta, até um determinado volume. Mergulhe o sólido de formato irregular no recipiente contendo água e verifique o novo volume de água. A diferença entre o volume final e o volume inicial é o volume deste sólido. Determine a massa do sólido com a balança e calcule a densidade.

Como calcular a Densidade de um objeto

42 questões relacionadas encontradas

Como calcular o volume imerso de um objeto irregular?

Encontre o volume desse espaço medindo a altura entre as duas marcas, então o comprimento e a largura entre as superfícies internas do recipiente. Como explicado aqui, você pode encontrar o volume desse espaço em forma de caixa multiplicando comprimento largura e altura juntos (comprimento x largura x altura).

Como calcular a área de um objeto irregular?

Agora, veremos como calcular a área de um polígono irregular qualquer, como o seguinte: Uma maneira bastante simples para calcular a área deste polígono, é dividir este polígono em outros cuja área é fácil de se calcular ou a fórmula da área é conhecida.

Como é calculado o número de massa?

O que é?
  1. Número de massa (representado pela letra A maiúscula) é a denominação utilizada para determinar a quantidade prótons e nêutrons presentes no interior do núcleo de um átomo qualquer (representado pela sigla X).
  2. A = p + n.
  3. p = A - n.
  4. n = A – p.

Qual a fórmula para calcular a massa de um corpo?

A balança é um instrumento utilizado para medir a massa. As unidades de medidas de massa estão sempre presentes no dia a dia. É bastante comum a utilização das unidades de massa para quantificar determinados alimentos, materiais de construção, entre outros.

Como calcular o volume tendo a massa e a densidade?

Para calcular o volume da substância, divida a massa da substância pela densidade (volume = massa/densidade).

O que é densidade é um exemplo?

A densidade refere-se a um corpo, que pode ser composto por apenas uma substância ou por uma mistura de substâncias, como por exemplo, uma solução de água com açúcar. A massa específica, por sua vez, refere-se à densidade de uma substância homogênea específica, como o alumínio, o chumbo ou a água.

O que é densidade de um material exemplo?

Densidade = massa / volume

A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, o mercúrio possui maior densidade do que o leite, isso significa que num dado volume de mercúrio há mais matéria que em uma mesma quantidade de leite.

Como calcular densidade massa e volume exercícios?

Questão 4
  1. m1 (massa do soluto NaOH) = ?
  2. m2 (massa do solvente ─ água) = ?
  3. v (volume da solução) = 620 mL.
  4. v2 (volume do solvente – água) = 600 mL.
  5. d (densidade da solução) = 1,19 g/mL.
  6. d2 (densidade da água) = 1,0 g/mL.

Como é determinada a densidade de um corpo?

Em física, definimos a densidade de um corpo (ou objeto) como sendo a razão entre sua massa e seu volume. Por exemplo, para sabermos a densidade de um tijolo, basta sabermos a sua massa total e seu volume total.

O que é a densidade de um corpo?

A densidade de um corpo pode ser definida pela quantidade de massa que ele possui dividida pelo volume que esse corpo ocupa. Nas substâncias líquidas, ela pode ser medida através do densímetro.

Como calcular a massa na Lei de Newton?

De acordo com a Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica), a força resultante é igual o produto da massa pela aceleração.

Como saber o número de massa de um elemento?

Na representação de um elemento químico, o número de massa (A) aparece na parte superior; e o número atômico vem na parte inferior, conforme mostrado a seguir: ZXA .

Qual o número de massa A?

Número de massa, simbolizado pela letra A, é a soma do número de prótons e nêutrons contidos no núcleo de um átomo. Exemplo, o núcleo de um átomo de sódio contem 11 prótons e 12 neutrons, portanto, o seu número de massa é 23.

Como calcular massa e nêutrons?

Número Atômico e Número de Massa
  1. Número de prótons: Z = A - n ou P = A - n.
  2. Número de nêutrons: n = A - Z.

Como calcular área de imóvel irregular?

Para o cálculo soma-se a frente e fundo, dividi-se por 2. Somar os lados e dividir por 2. Com ambos resultados agora multiplicuar que encontrará a área em metros quadrados.

Como calcular a área de uma figura com lados diferentes?

Para obter a área da diferença entre duas figuras, basta calcular a área de duas figuras e subtrair as áreas encontradas. Geralmente, as figuras cujas áreas devem ser subtraídas encontram-se uma no interior da outra, e a área pedida é referente à parte interna da figura maior e externa da figura menor.

Como calcular a área de uma figura com medidas diferentes?

Área: equivale a medida da superfície de uma figura geométrica. Perímetro: soma das medidas de todos lados de uma figura. Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

Como calcular o volume de uma pedra irregular?

Subtraia o primeiro volume do segundo, para calcular o volume da pedra. Por exemplo, se tiver registrado 10 centímetros cúbicos da primeira vez e 15 centímetros cúbicos da segunda vez, então o volume da pedra é de 5 centímetros cúbicos.

Artigo anterior
O que é a teoria da causa madura novo CPC?
Artigo seguinte
Para que serve o poder do Espírito Santo?