Como é o processo de fabricação do cimento?

Perguntado por: Rui Leandro Freitas Borges Santos  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (25 avaliações)

Etapas da fabricação
Moagem e homogeneização das matérias-primas (obtenção da farinha crua) Clinquerização da farinha crua em fornos rotativos (produção do clínquer) e posterior resfriamento do clínquer. Moagem do clínquer para e adição de gesso para obtenção do cimento.

Qual a matéria-prima para fabricação do cimento?

O calcário, principal matéria-prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. Após a extração, o calcário vai para a britagem, etapa que o reduz às dimensões adequadas ao processamento industrial.

Como é o processo de fabricação do cimento Portland?

Para a obtenção do cimento Portland, faz-se a moagem do clínquer com diversas adições, como o gesso (até 5%), calcário, pozolana e escória, onde assegura-se ao produto a finura e homogeneidade convenientes, de acordo com as normas da ABNT.

Qual a composição química do cimento Portland?

Pela definição de cimento Portland, dada anteriormente, deduz-se que ele é constituído principalmente de material calcário, como a rocha calcária ou o giz, e de alumina e sílica encontradas em argilas ou folhelhos. A marga, uma mistura de materiais argilosos e calcários, também é utilizada.

Qual a diferença entre cimento e cimento Portland?

CP V – Cimento Portland de alta resistência inicial

O cimento CP V não tem adições na composição, mas ele se diferencia dos demais tipos de cimento no processo de fabricação em função da dosagem de clínquer e moagem fina. Mais resistente que os comuns, ele é recomendado para a produção de concreto.

COMO É FEITO CIMENTO #Boravê ?Manual do Mundo

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os componentes do cimento?

Ele é formado basicamente por uma mistura de argila e calcário (rocha de carbonato de cálcio), que os fabricantes chamam de “farinha”.

Quais são as propriedades do cimento?

Basicamente, o cimento é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que se enrijece ao entrar em contato com a água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido a ação da água, esse material não volta a se decompor.

Qual a ligação química do cimento?

O ponto de partida da fabricação do cimento é o calcário que existe na forma de rochas. ... Assim se forma o cimento, que contém várias substâncias, principalmente o silicato de cálcio (CaSiO3) e o aluminato de cálcio de fórmula Ca(AlO2)2. O íon aluminato AlO2 é monovalente negativo, como o íon cloreto (Cl-).

Quais os 4 principais compostos químicos que compõe o cimento Portland?

O clinquer de cimento Portland é constituído por:
  • Óxido de cálcio (CaO) - 60 a 70%;
  • Sílica (SiO2) - 20 a 25%;
  • Alumina (Al2O3) - 2 a 9%;
  • Óxido de ferro III (Fe2O3) - 1 a 6%;
  • Óxido de magnésio (MgO) - 0 a 2%.

Quais são os principais constituintes do cimento e após a dosagem?

São as principais matérias-primas:- cal, sílica, alumínio e ferro, participando o cal com 63-67% , a sílica com 20-24%, a alumina e o óxido de ferro com 7-11%.

Quais são os 4 componentes principais do clínquer?

Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO. SiO2), C3A (3CaO. AlO3) e C4AF (4CaO.

Qual é o composto adicionado na finalização do processo de produção do cimento Portland?

Gesso. O gesso (ou gipsita) (CaSO4 · 2 H2O) é adicionado em quantidades geralmente inferiores a 3% da massa de clínquer, tem função de estender o tempo de pega do cimento (tempo para início do endurecimento). ... Devido a isso, o gesso é uma adição obrigatória, presente desde os primeiros tipos de cimento Portland.

Quais os principais cuidados que devem ser tomados na armazenagem de sacos de cimentos em obra?

1) Sacos que já estão abertos devem ser dispostos em locais que facilitem sua rápida utilização. 2) Se sobrar cimento em um saco aberto, deve-se transferi-lo para um saco plástico e fechar bem, de modo que não entre umidade. Desta forma, o cimento mantém suas propriedades por mais tempo, sem perder a resistência.

Quais os tipos de cimento Portland?

Tipos de cimento Portland
  • Cimento Portland Comum (CP I) ...
  • Cimento Portland Composto (CP II) ...
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

Quais as principais propriedades físicas de um cimento Portland?

As propriedades físicas do cimento Portland são consideradas sob três aspectos: propriedades do cimento puro (pó), propriedades da mistura do cimento com água (pasta) e propriedades da mistura da pasta de cimento com agregado padronizado (argamassa).

Qual dos quatro constituintes principais do cimento Portland mais contribui para o desenvolvimento da resistência durante as primeiras semanas da hidratação?

A alita é o principal constituinte do clínquer, compreendendo 40% a 70%, em massa. Tem importante papel no endurecimento e na resistência mecânica do cimento às primeiras idades (de 1 a 28 dias).

O que é pega do cimento Portland?

SIGNIFICADO DE PEGA

Implica na solidificação da pasta plástica de cimento. O começo da solidificação chamado início de pega marca o ponto no tempo em que a pasta se torna não trabalhável.

Quais os tipos de cimento Portland e quais as características de cada um?

CP V-ARI – Cimento Portland de alta resistência inicial. CP-RS – Cimento Portland Resistente a Sulfatos. CP-BC – Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação. CP-B – Cimento Portland Branco.

Qual a diferença do cimento CP II-e CP IV?

CP IV – O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.

Como conservar o saco de cimento?

Para que fique conservado, feche muito bem o plástico para evitar a entrada de ar e depois tampe. Outra boa maneira, em caso de sobras menores, é transportar o cimento para sacos de plástico (de sacolão) e dar um nó para não deixar entrada de ar.

Como armazenar o cimento na obra?

A forma correta de armazenar o cimento é em local seco, fechado, sem umidade e de preferência coberto por lonas. Os sacos não devem ser empilhados diretamente no chão. O uso de paletes ou de alguma estrutura de madeira a no mínimo 10 cm do chão e a 30 das paredes é o recomendado.

Quais os cuidados devemos ter com empilhamento de sacos?

Devem ser armazenado em local protegido da umidade e próximo à área onde o material será utilizado; Deve-se manter esses materiais na embalagem original; Empilhar as embalagens em altura máxima de 1,5 metros e sempre verticalmente.

Como se faz o clínquer?

O clínquer Portland é obtido a partir da queima das matérias-primas (fontes de CaO, SiO2, Al2O3 e Fe2O3, entre outros) em um forno rotativo a temperaturas de até 1450 ºC.

Artigo anterior
Quanto tempo dura trovoada?
Artigo seguinte
O que é um tecido de Epitelização?