Como é o funcionamento de uma bomba nuclear?

Perguntado por: Jaime Xavier Marques de Reis  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (54 avaliações)

A bomba nuclear funciona pelo princípio da fissão nuclear, que é a divisão de um átomo instável pelo bombardeamento de partículas, como um nêutron. Isso gera uma reação em cadeia que vai provocando a fissão nuclear dos outros átomos presentes.

Como funciona a bomba de fissão nuclear?

Na bomba de fissão, nêutrons são disparados contra núcleos de átomos de urânio ou de plutônio, ocasionando uma reação em cadeia. Fissão nuclear significa quebra do núcleo atômico, ou seja, o nêutron lançado proporciona uma divisão do átomo de Urânio.

Qual a diferença de uma bomba nuclear e uma bomba atômica?

Uma bomba atômica funciona por um processo chamado de fissão nuclear. Na fissão, você simplesmente divide o átomo em dois. Por isso, precisa de materiais radioativos. É parecido com o funcionamento de uma usina nuclear, com a diferença de que bombas utilizam plutônio, e usinas urânio.

Quais são os efeitos de uma bomba nuclear?

Os efeitos predominantes de uma bomba atômica são a explosão e a energia térmica (calor), a liberação de radiação (raios-X, gama, nêutrons) e o pulso eletromagnético. Em relação aos efeitos térmicos da bomba, estes são muito semelhantes aos dos explosivos convencionais de alta potência.

O que acontece se houver uma explosão nuclear?

A bomba nuclear funciona pelo princípio da fissão nuclear, que é a divisão de um átomo instável pelo bombardeamento de partículas, como um nêutron. Isso gera uma reação em cadeia que vai provocando a fissão nuclear dos outros átomos presentes.

Como Funciona uma Bomba Atômica? - FATOS RESPONDE

29 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a fissão e a fusão nuclear?

A fusão nuclear ocorre quando dois ou mais núcleos de um mesmo elemento se fundem e formam outro elemento, liberando energia. Um exemplo de fusão nuclear é o que acontece o no interior das estrelas, quando quatro núcleos de hidrogênio se fundem para formar um átomo de hélio.

Como funciona um reator de fusão nuclear?

Reator de fusão

Nela, o gás de hidrogênio é aquecido a cerca de 100 milhões de graus Celsius, e então se torna um plasma. Um campo magnético é usado para confinar o plasma para que ele não derreta o reator e conduzi-lo para que a fusão aconteça.

Como um reator de fusão gera energia?

A fusão é um tipo de energia nuclear diferente do processo de fissão, usado desde 1950 nos reatores de energia atômica. No sistema de fusão, a energia é gerada a partir da união de átomos, enquanto na fissão convencional, ela é um subproduto derivado da divisão de átomos.

Onde ocorre a fusão nuclear?

No interior das estrelas ocorrem reações termonucleares, ou seja, nelas acontece o processo de fusão nuclear. O Sol é um exemplo. As estrelas são formadas de hidrogênio, cujo núcleo é leve. A alta temperatura promove a fusão formando um núcleo de hélio, elemento mais pesado.

Onde ocorre a fissão nuclear?

Fissão nuclear é um processo que ocorre em núcleos atômicos instáveis e pode produzir reações em cadeia capazes de emitir grandes quantidades de energia. A fissão nuclear ocorre quando um núcleo instável desintegra-se em núcleos menores, produzindo uma reação em cadeia que libera muita energia.

Qual a diferença entre fissão e fusão nuclear *?

Fissão é o processo de forçar a divisão de um átomo para formar dois outros, mais leves. A reação também libera energia e um nêutron livre. ... Fusão é o processo de colidir dois átomos propositalmente para formar um terceiro, mais pesado. A reação libera energia e, dependendo de quais forem os reagentes, um nêutron livre.

Onde ocorre a fissão das partículas de urânio?

O processo de fissão é uma reação exotérmica onde há liberação de energia e ocorre em usinas nucleares e em bombas atômicas.

O que é fissão nuclear exemplos?

A fissão nuclear consiste na divisão do núcleo dos átomos. Por exemplo, ao ser atingido por um nêutron (n), o átomo de urânio (U) pode se romper e gerar átomos de bário (Ba) e criptônio (Kr) e mais três nêutrons (n). A fissão nuclear do urânio pode liberar a energia de 8.107 kJ/g.

Quais são os países que têm usinas nucleares?

Três países respondem por 60% do total mundial de capacidade instalada em usinas nucleares e em geração de nucleoeletricidade (Japão, França e EUA). Entre estes, destacam-se a França, com 80% de sua energia gerada por 56 reatores nucleares, e o Japão, com 30%.

Quantas usinas nucleares tem o Brasil?

O Brasil possui duas usinas em operação atualmente: Angra 1 e Angra 2, instaladas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, com potencial de geração de 2 mil megawatts.

Porque o Brasil não usa energia nuclear?

Nesse sentido, o Brasil apresenta uma condição bastante favorável em relação ao resto do mundo. Não existe uma fonte de energia que só tenha vantagens. Não há energia sem controvérsia, mas a nuclear, pelo poder destruidor que tem qualquer vazamento de radiação, não deve ser utilizada para produzir eletricidade.

Quantos países tem energia nuclear?

Usinas nucleares são operadas atualmente em 31 países. A maioria está na Europa, América do Norte, Ásia Oriental e Sul da Ásia. Os Estados Unidos é o maior produtor de energia nuclear, enquanto a França é o país que tem a maior parte da eletricidade gerada por energia nuclear.

Qual é a diferença entre fissão e fusão?

Ao contrário da fissão, a fusão nuclear acontece quando dois elementos se chocam para formar um novo elemento, evidentemente mais pesado. A liberação de energia na fusão nuclear é muito superior que na fissão. O melhor exemplo de um processo de fusão nuclear é o Sol. Isso mesmo!

Quais são os três tipos de reações nucleares?

Como nas reações químicas, as reações nucleares podem ser exotermicas (com liberação de energia) ou endotermicas (que requerem alguma energia externa para ocorrer). Podemos citar dois tipos muito importante de reações nucleares: a fissão e a fusão.

O que é fusão nuclear e quais suas aplicações?

A fusão nuclear é a junção de núcleos atômicos, produzindo um núcleo de maior número atômico que os originais. Esse processo também libera muita energia: toda a energia do Sol é proveniente de reações de fusão nuclear. Não somente no Sol, mas em todas as estrelas do universo.

Qual é o sinônimo de fissão?

substantivo feminino Ruptura, cisão.

Qual dos dois processos fissão ou fusão ocorre naturalmente em que lugar do universo?

Para chocar dois elementos iguais e originar uma fusão, é necessária uma enorme quantidade de energia para vencer a força de repulsão eletrostática entre os elementos. Essa força de repulsão recebe o nome de barreira de Coulomb. Em muitas estrelas no universo, como o Sol, esse processo ocorre naturalmente.

Em qual camada do Sol ocorre o fenômeno de fusão nuclear?

Toda a energia que o Sol gera, além da luz que nos ilumina, é proveniente de reações que envolve os gases presentes em sua composição, que são realizadas dentro do núcleo (vide figura 2). Lá dentro ocorrem reações de fusão nuclear a altíssimas temperaturas, o que faz do Sol uma “fornalha” nuclear gigante!

Como ocorre a fusão nuclear no interior do Sol?

No sol, onde a fusão nuclear ocorre naturalmente, os núcleos de tipos de gás hidrogênio se fundem formando o gás hélio e mais uma partícula atômica chamada nêutron. Nesse processo se perde uma pequena quantidade de massa que se converte em enorme quantidade de energia.

Quanto de energia gera um reator de fusão nuclear?

Além disso, fundir átomos pode gerar 4 milhões de vezes mais energia que a queima de petróleo e quatro vezes mais que a fissão nuclear. No entanto, os cientistas ainda não dominaram a fusão nuclear porque manter um calor de milhões de graus não é tão simples.

Artigo anterior
Qual melhor desinfetante para cachorro?
Artigo seguinte
Quem ganhou o terceiro lugar da Fazenda 13?