Como é o extrativismo vegetal na região Norte?

Perguntado por: Mário Leandro Vaz  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (58 avaliações)

A economia da Região Norte baseia-se no extrativismo vegetal (látex, açaí, madeiras, castanha) e mineral (garimpos de ouro, diamantes, cassiterita, estanho), além da exploração de minérios em grande escala, como na Serra dos Carajás, PA (ferro) e Serra do Navio, AP (manganês).

Como é o extrativismo na região Norte?

O extrativismo mineral e vegetal é a principal atividade econômica da região Norte. O Amazonas e o Pará são os estados mais ativos da região, em relação a economia. O Amazonas é destaque na extração de petróleo em terra firme e em produção de gás e o Pará é destaque na produção de grande parte do minério de ferro.

Quais são os principais produtos do extrativismo vegetal no Norte?

No Brasil, em especial na Região Norte, é muito comum o extrativismo de madeiras, castanhas, açaí e látex (que é uma seiva extraída da seringueira), muito utilizado para a fabricação de borracha.

Quais são os três tipos de extrativismo praticado na região Norte?

Atualmente, o extrativismo vegetal no Brasil é mais presente na região Norte do país, com a extração da borracha (das seringueiras), das castanhas e de madeiras. Os principais minérios extraídos no Brasil são: minério de ferro, petróleo, ouro, bauxita, entre outros. Veja também o significado de Pau-brasil.

Como é feito o extrativismo vegetal?

O extrativismo vegetal consiste em recolher frutos, madeira e raízes da natureza. Também é possível retirar resinas e o látex de certas espécies de árvores que serão transformados em ceras e borracha, respectivamente. É preciso não confundir a agricultura com o extrativismo vegetal.

Geografia - Extrativismo Vegetal na Região Norte

26 questões relacionadas encontradas

O que é extrativismo vegetal exemplo?

O extrativismo vegetal é a retirada de frutos, madeira e raízes da natureza realizada pelo ser humano. É também característico do extrativismo vegetal a exploração de seivas, como látex, usado na produção de borracha. ... Um exemplo de produto que chega para nós por meio do extrativismo é o açaí.

Quais são os extrativismo vegetal?

Atualmente, dentre os elementos que integram o extrativismo vegetal, podemos citar a madeira, os frutos e em menor escala, a borracha.
  • Madeira. ...
  • Floresta Plantada. ...
  • Borracha. ...
  • Castanha. ...
  • Palmito. ...
  • Buriti. ...
  • Carnaúba. ...
  • Ferro.

Qual é o extrativismo vegetal da região Sudeste?

O Sudeste é responsável pela maior parte da produção de cana-de-açúcar do país, concentrada no estado de São Paulo, na Zona da Mata Mineira e no Norte Fluminense. Em 2020, São Paulo continuava sendo o maior produtor nacional, com 341,8 milhões de toneladas, responsável por 51,2% da produção.

Quais os tipos de extrativismo encontrado na Amazônia?

O extrativismo na Amazônia

Atualmente, o extrativismo vegetal é o mais realizado no País, a exemplo da retirada de borracha das seringueiras e das madeiras das árvores. Já o extrativismo mineral foca no minério de ferro, na bauxita, no ouro e no petróleo.

Quais são os principais produtos obtidos pelo extrativismo na região Sudeste?

Como vemos, o extrativismo mineral é a principal forma de extração praticada no sudeste do Brasil. Além do ferro, a região explora o manganês, o ouro, a bauxita, a cassiterita, o urânio, o calcário, o mármore e as pedras preciosas.

Quais recursos minerais se destacam na região Norte?

No local há uma grande reserva de minérios, como minério de ferro (considerado como o mais puro do mundo), manganês, cobre, bauxita, ouro, níquel, estanho entre outros.

Qual é a principal extração animal da região Norte?

Extrativismo animal A principal extração animal da região é a pesca fluvial para consumo dos próprios moradores da região. Destaca-se a pesca do peixe-boi, do pirarucu, da tartaruga e do tucunaré. Os jacarés, as aves e as onças são os animais mais caçados.

Quais são as principais atividades econômicas da região Norte?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia da Região Norte do Brasil é formada, em ordem de importância, pelo extrativismo vegetal e mineral, com ênfase nas jazidas de ferro, a agropecuária, a indústria de transformação e serviços.

O que é produzido na região Norte?

A agricultura na região Norte é destinada, sobretudo, à subsistência com plantações de mandioca, feijão e milho. No entanto, existem pontos de agricultura comercial, onde são cultivados alimentos como a pimenta-do-reino, café, juta, maracujá e coco.

Quem o extrativismo atraiu na região Norte?

O processo atraiu um grande contingente de população proveniente da região Nordeste, em geral os imigrantes que fugiam da seca, ao mesmo tempo em que ocorreu uma grande pressão internacional pelo aumento da produção.

Quais são as características naturais da região Norte?

Quanto aos aspectos físicos, o Norte possui as seguintes características: o clima predominante é o equatorial, apresentando temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e de umidade, a vegetação é abundante, composta pela floresta Amazônica e a hidrografia é representada pelos grandes rios das bacias ...

O que é extrativismo vegetal amazônico?

Uma forma de exploração econômica, que se limita à coleta de produtos existentes na natureza, acontece principalmente na região Amazônica onde esta cul¬tura é sem dúvida a forma de subsistência mais desenvolvida ao longo da história.

O que é extrativismo na selva?

A atividade extrativista animal executa a pesca e a caça, tais procedimentos em animais silvestres como jacarés, onças, macacos e pássaros são protegidos pela lei federal, mesmo assim ainda é uma prática que ocorre frequentemente e de forma ilegal.

Quais os recursos naturais que a floresta amazônica nos fornece?

As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.

Quais são os principais produtos do extrativismo vegetal no Brasil?

Em alguns lugares do Brasil, o Extrativismo Vegetal ainda possuem destaque, sendo que a madeira é o produto mais explorado. Além da madeira, há outros vários produtos integrantes do Extrativismo Vegetal no Brasil.

O que é o extrativismo mineral?

O termo extrativismo, em geral é utilizado para designar toda atividade de coleta de produtos naturais, seja de origem mineral (exploração de minerais), animal (peles, carne, óleos...), ou vegetal (madeiras, folhas, frutos...). É a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria.

É um exemplo de extrativismo animal?

A pesca e a caça são formas de extrativismo animal. "Um tipo de atividade muito presente nos nossos ancestrais até a revolução agrícola há 10 mil anos, quando a sociedade humana começou a produzir alimentos e domesticar animais, que seria a futura pecuária. ... Também existe outra forma de extrativismo, o mineral.

O que é extrativismo animal exemplos?

Extrativismo animal: é uma modalidade de extrativismo na qual ocorre a captura de animais, como a caça (ilegal no Brasil, exceto para as comunidades indígenas) e a pesca, devendo obedecer a determinadas regras – período de reprodução dos peixes e peso.

O que o extrativismo vegetal proporcionou?

A coleta de frutos e raízes constitui uma das mais primitivas maneiras de extração dos meios de subsistência do homem. No entanto, essa atividade, chamada de extrativismo vegetal, ainda é praticada. ... Cupuaçu: fruta usada na fabricação de sucos, cremes, geléias, doces, sorvetes, entre muitas outras aplicações.

O que se refere ao extrativismo animal praticado na região Nordeste?

Exemplos desse tipo de extrativismo são: pesca, aquicultura, carne e pele. No caso do Nordeste, há relevância na aquicultura: a região responde por cerca de 99% da criação de camarão, de acordo com a tabela abaixo: Há, ainda, pesca de atum, lagosta, moluscos, crustáceos, entre outros.

Artigo anterior
Como amolecer tinta acrílica seca?
Artigo seguinte
Quando não cabe livramento condicional?