Como é o ciclo de vida das pteridófitas?

Perguntado por: Joana Madalena Pinto Cunha  |  Última atualização: 6. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (54 avaliações)

Ciclo de vida das pteridófitas
As pteridófitas podem reproduzir-se de maneira assexuada e sexuada. ... Na forma sexuada, observamos um ciclo com alternância de gerações, ou seja, um ciclo que apresenta uma fase de gametófito (que produz gametas) e uma fase de esporófito (que produz esporos).

Como ocorre o processo de reprodução das pteridófitas?

Reprodução assexuada

Diversas espécies de pteridófitas se reproduzem assexuadamente por brotamento. Nesse caso, durante o desenvolvimento do rizoma vão brotando pontos vegetativos que dão origem a folhas e raízes. A desfragmentação do rizoma nos locais entre esses pontos vegetativos isola o nascimento de novas plantas.

Qual é o ciclo que ocorre nas samambaias?

O ciclo de vida das samambaias é consideravelmente distinto do de outras plantas, possuindo alternância de gerações entre um esporófito diploide e um gametófito haploide. Inicialmente, o esporófito (2n), que é a samambaia propriamente dita, produz esporos haploides (n) através da meiose.

Qual a principal características evolutiva das pteridófitas?

As pteridófitas (do grego pteridon = feto e phyton = planta), também chamadas de plantas vasculares sem sementes, são um grupo vegetal que se destaca pelo surgimento de uma importante novidade evolutiva: os vasos condutores de seiva (xilema e floema).

Quais são as principais características dos pteridófitas?

As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes. ... As pteridófitas possuem tecidos especializados, apresentando sistema dérmico, vascular e o fundamental. Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam estruturas como raízes, caules e folhas.

Ciclo de vida das Pteridófitas

42 questões relacionadas encontradas

Que importante processo evolutivo ocorreu com as pteridófitas?

Algumas espécies de pteridófitas apresentam reprodução assexuada através do brotamento. O novo broto surge a partir do caule da planta mãe e, após se desprender desta, origina um novo indivíduo.

Qual o tempo de vida de uma samambaia?

Elas gostam de luz indireta, não pode ficar expostas ao vento, devem ser regadas uma vez por dia, mas não devem ficar encharcadas. Com esses cuidados sua samambaia vai viver durante muios anos.

Qual é a ordem da samambaia?

A maioria das espécies de samambaias pertencem a ordem Filicales (Figuras 1 e 2). As samambaias são plantas utilizadas na ornamentação de diversos ambientes, possuindo grande importância comercial.

Quais são as fases do ciclo de vida de uma planta?

O ciclo de vida da planta começa com uma semente que vai germinar e produzir a pequena planta imatura chamada de “muda”. Cresce até a idade adulta para formar a espécie madura que se reproduz e forma novas sementes que começa o próximo ciclo. ... Vegetais produzem tipo diferente de células reprodutivas chamadas “esporos”.

Onde ocorre a fecundação das pteridófitas?

O protalo das samambaias contém estruturas onde se formam anterozoides e oosferas. No interior do protalo existe água em quantidade suficiente para que o anterozoide se desloque em meio líquido e "nade" em direção à oosfera, fecundado-a. Surge então o zigoto, que se desenvolve e forma o embrião.

Como é feita a reprodução das plantas?

A reprodução das plantas, no geral, pode ser sexuada ou assexuada, formas diferentes pela qual as plantas se multiplicam e deixam descendentes. Nas plantas, assim como nos animais, o resultado final da reprodução é a continuação de uma determinada espécie.

Como as briófitas e as pteridófitas se reproduzem?

Reprodução: As pteridófitas, como as briófitas, se reproduzem por meio de um ciclo que apresenta uma fase assexuada e outra sexuada. ... O prótalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito. No prótalo, formam-se os anterozóides e as oosferas.

Qual é a fase predominante no ciclo de vida das briófitas?

Nas briófitas, o gametófito é a fase de vida dominante, e o esporófito desenvolve-se sobre ele, sendo nutricionalmente dependente do gametófito. A fecundação necessita de água, pois os gametas masculinos são flagelados e necessitam nadar até a oosfera.

Qual é o código de identificação da samambaia?

PLANTA SAMAMBAIA CA 21 - GTIN/EAN/UPC 7896553664829 - Cadastro de Produto com Tributação e NCM - Cosmos.

Qual é a função das estruturas da samambaia?

As samambaias, na fase de esporófito, apresentam folhas com estruturas na sua face inferior chamadas de soros, um conjunto de esporângios, estruturas que, por meiose, produzem esporos. Os esporângios liberam os esporos, e estes são dispersos no meio. Quando atingem um local adequado, germinam.

Como cuidar de uma planta samambaia?

A samambaia deve ser colocada em um ambiente com sombra, mas não pode deixar de receber os raios de luz de forma suave. Por isso, o local mais adequado para cultivá-la é próximo à janela. Só fique atento para deixá-la longe das janelas que estejam a leste ou oeste porque recebem alta incidência de luz solar.

Qual a fase mais duradoura das pteridófitas?

As samambaias apresentam um ciclo de alternância de gerações, no qual a planta propriamente dita corresponde ao esporófito e é sua fase mais duradoura. O esporófito é diploide e produz, por meiose, esporos, que originam um indivíduo ou conjunto de células haploide, denominado gametófito.

O que são as bolinhas pretas na samambaia?

Os pontos escuros na face inferior da folha são os soros, estruturas onde são produzidos os esporos que posteriormente serão expulsos e darão origem ao gametófito.

O que significa a semente do feto?

As samambaias, ou fetos, são vegetais vasculares membros do táxon das pteridófitas (que deixou de ter validade taxonômica e só é utilizado como uma denominação informal). Elas possuem tecidos vasculares (xilema e floema), folhas verdadeiras, se reproduzem através de esporos e não produzem sementes ou flores.

Qual a principal característica evolutiva apresentada pelas pteridófitas que garantiu uma melhor adaptação ao meio terrestre em relação a grupos vegetais mais primitivos?

07. (UEMS) Qual a principal característica evolutiva apresentada pelas pteridófitas, que garantiu uma melhor adaptação ao meio terrestre em relação a grupos vegetais mais primitivos? a) As Pteridófitas foram os primeiros vegetais que se adaptaram à vida terrestre, apresentando tecidos verdadeiros.

Qual é a importância econômica das pteridófitas?

Pteridófitas são utilizadas para alimentação em diversas partes do mundo. Em geral, as partes consumidas são os brotos jovens (báculos) que possuem baixa concentração de compostos químicos em comparação com as frondes adultas.

Quais são os principais ganhos evolutivos das pteridófitas em relação às briófitas?

As pteridófitas formam o grupo de vegetais que evoluíram a partir das briófitas. ... Esses vasos condutores levam seiva bruta, nutrientes e água para os demais pontos do vegetal, como caule e folhas, de forma mais eficiente, contribuindo para a estatura do vegetal.

Quais são as características das pteridófitas Cite exemplos de pteridófitas *?

As Pteridófitas são plantas vasculares que não possuem sementes. - Cormo composto por raiz, caule e folhas; - São traqueófitas, ou seja, possuem um sistema de condução que transporta a seiva das raízes até as folhas.

O que as pteridófitas e as briófitas têm em comum?

– Ambas são hermafroditas. – Não produzem flores, sementes e frutos. – Ambas habitam ambientes úmidos e assombrados, e algumas em água doce. – A água é um elemento fundamental para que ocorra a fecundação.

Artigo anterior
O que diz a lei sobre o reajuste salarial em tempos de pandemia?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de pistola de pintura?