Como é namorar uma pessoa com borderline?

Perguntado por: Edgar Vicente Moura Lopes  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (15 avaliações)

Pessoas com Transtorno Borderline possuem uma exagerada reatividade no humor, impulsividade, relacionamentos intensos e estáveis. Manifestam situações conflitantes como raiva, tristeza, solidão, pânico e assim por diante. A maneira com se comportam na maioria das vezes assustam o parceiro e pessoas ao seu redor.

Como é o relacionamento com um borderline?

Ou seja, a pessoa tende a ter um padrão de relacionamentos intensos e bastante instáveis, indo da idealização e amor à desvalorização e ódio facilmente. Estes são alguns dos sintomas que uma pessoa com o Transtorno de Borderline pode enfrentar diariamente: Sentimento de vazio. Angústia de abandono.

Quando um borderline se apaixonar?

Em alguns casos, os portadores de Transtorno Boderline (TB) também conhecido como Transtorno de Personalidade Limítrofe (TPL), podem confundir carência emocional com paixão, comumente transferem para os relacionamentos amorosos a sua instabilidade emocional, oportunizando brigas excessivas, ciúmes exagerados ou ...

Quem tem borderline trai?

Sujeitos acometidos pelo borderline podem ter mais dificuldades em assimilar de forma clara questões cotidianas e até mesmo mais delicadas como uma traição. É importante ressaltar que como o próprio nome diz, elas vivem em uma espécie de limite para o descontrole.

Quem tem borderline é perigoso?

Se não for tratado de forma apropriada, esse comportamento pode ser extremamente perigoso tanto para o paciente quanto para aqueles que o cercam. Os pacientes com borderline muitas vezes agem sem pensar nas consequências, seja com compras, abuso de substâncias ilícitas, sexo, etc.

NAMORO uma BORDERLINE e não sei o que fazer! #HELPISA

33 questões relacionadas encontradas

Quantos tipos de borderline existem?

Segundo a autora Randi Kreger que dividiu o transtorno em dois tipos, Borderline convencional e Borderline invisível, falaremos primeiro do que ele chamou de borderline convencional.

Como é a cabeça de um borderline?

Reage de forma agressiva ou até mesmo sarcástica verbalmente, sentindo-se culpabilizados no momento seguinte, pelo seu comportamento desadequado. Quando efetivamente passam por uma situação real de abandono, podem ocorrer uma ideação paranoide transitória, que pode durar minutos ou dias.

Quando o borderline se afasta?

Quando os sintomas estão descontrolados a pessoa com transtorno de personalidade borderline pode tomar decisões irracionais, pode ficar na defensiva, afastar-se ou ter comportamentos prejudiciais.

Como funciona a mente de um borderline?

Além da oscilação de emoções, o TPB é marcado por impulsividade, irritação diante de respostas negativas, dificuldade no controle da raiva e idealização extrema. “Geralmente, os pacientes fazem um esforço desesperado para evitar o abandono, que pode ou não ser real.

Como é um borderline em crise?

Alguns recontam episódios semelhantes a ataques de ansiedade ou pânico; em outros casos, toma a forma de pensamentos obsessivos e intrusivos. Borderline em crise para alguns, eles se parecem com ataques histéricos, outros ficam paralisados. Depois, há desrealização, despersonalização, alucinações visuais ou auditivas.

Quem tem borderline pode ter filhos?

Não há contraindicações à gestação por nenhum transtorno psiquiátrico, mas converse bem com seu psicólogo e seu psiquiatra para entender melhor sua situação atual e todas as alterações que uma gestação e posteriormente um filho podem trazer.

O que é crise de borderline?

As crises de personalidade borderline se manifestam quando essas pessoas passam por conflitos emocionais difíceis ao longo da vida, como mortes, separações, brigas e abuso sexual, sobretudo na infância. Por isso, o auge das crises é a adolescência e a juventude, com tendência de diminuição a partir da fase adulta.

Como identificar uma pessoa com transtorno borderline?

Principais Características
  1. Medo do abandono. Um dos aspectos mais marcantes é o medo do isolamento ou abandono. ...
  2. Raiva intermitente. Isso alimenta o medo do isolamento. ...
  3. Mudanças de humor. Este é outro sintoma comum da doença. ...
  4. Interior Vazio. ...
  5. Hábitos ruins. ...
  6. Comportamento Impulsivo. ...
  7. Auto depreciação. ...
  8. Lente do passado.

O que o borderline deve evitar?

1. Esforços desesperados de evitar o abandono real ou imaginário. Borderlines têm medo intenso do abandono. Muitas vezes, quando se veem na iminência de ficarem sozinhos, são levados a empatizar, até mesmo, com quem possuem pouca afinidade.

Quem tem borderline pode se aposentar?

Organização Mundial de Saúde, e verifiquei que o transtorno esquizofrênico ou esquizoafetivo, o transtorno de personalidade borderline, sem dúvida, são doenças mentais graves e incapacitantes e que geram direito à aposentadoria com proventos integrais.

Quais são os gatilhos do borderline?

sentimentos crônicos de vazio existencial ou contínua incompletude; raiva intensa, inapropriada e incontrolável que dá origem a reações desproporcionais ao estímulo, geralmente seguidas de sentimento profundo de culpa; paranoias e manias de perseguição sem contato com a realidade.

Quais famosos têm borderline?

Entre os casos mais conhecidos está Amy Winehouse, Lady Di, Britney Spears, Angelina Jolie, Hugh Laurie (o famoso Dr. House), Jim Carrey (diagnosticado Bipolar com Transtorno Borderline), Woody Allen, Brandon Marshall, Kurt Cobain, Winona Rider e Christina Ricci (a garotinha da família Adams).

O que é pior borderline ou bipolaridade?

Por mais que o paciente borderline também tenha oscilações de humor, elas são mais instáveis e efêmeras, diferentemente do que ocorre na bipolaridade, em que há dois polos bem marcados que duram um período maior. O primeiro desafio que um portador enfrenta é conseguir um diagnóstico.

Qual a diferença entre transtorno bipolar e personalidade borderline?

Borderline: Variam entre momentos de extrema euforia e de profunda melancolia e acontecem de modo irregular, sem avisos. Bipolar: Segue o ciclo circadiano do humor, ou seja, o indivíduo pode acordar sem energia e triste, mas ir melhorando ao longo do dia.

Qual Exame de sangue detecta borderline?

O borderline no exame de sangue, ou hemograma, é identificável, assim como a sorologia. Ambos são utilizados na comparação e descarte de outras doenças mentais como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.

Quem tem borderline é louco?

Os transtornos de personalidade afetam vários aspectos da vida da pessoa, em especial o humor, as relações interpessoais, afetos, emoções, trazendo quase sempre uma sensação de confusão que beira àquilo que costumamos entender como loucura.

Quem tem borderline pode trabalhar?

Existem muitas pessoas diagnosticadas com Transtorno de Personalidade Borderline que conseguem ter uma vida funcional e ativa, inclusive o trabalho e relacionamento social podem funcionar como ajuda ao portador do transtorno.

Qual a causa do transtorno de borderline?

Não existe uma causa específica para quem desenvolve a síndrome de borderline, sendo as crises geralmente manifestadas após conflitos emocionais difíceis ao longo da vida, que podem ser experiências como de morte ou separação, até abuso sexual – principalmente na infância e/ou adolescência.

Quem tem borderline pode ser médico?

Sim, as pessoas com transtorno de personalidade podem ter um emprego e serem bem sucedidas, as questões relacionadas à patologia podem causar problemas nas relações de trabalho, bem como um sofrimento para a pessoa, por isso sempre é indicado o tratamento para melhorar a qualidade de vida.

Qual é a pior doença mental?

1. Depressão. Considerada a número um entre as das doenças psiquiátricas mais incapacitantes do mundo, a depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas. Ou seja, 4% da população global.

Artigo anterior
É correto dizer que o direito ao meio ambiente equilibrado e sadio é um direito de?
Artigo seguinte
O que foi a segunda geração?