Qual a finalidade de um discurso?

Perguntado por: Denis Maia  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (48 avaliações)

Na linguagem quotidiana, um discurso é uma mensagem. Trata-se do ato verbal e oral de se dirigir a um público, com o objetivo de comunicar ou expor algo, mas também de persuadir.

Qual é a finalidade de um discurso?

O discurso dá sustentação aos enunciados e ao mesmo tempo é reforçado pelos enunciados que o realizam, mas nunca poderá se restringir a um enunciado específico nem poderá existir sem esses enunciados.

O que é o discurso?

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.

Qual a importância do discurso para o texto?

A Análise do Discurso nos fornece métodos teóricos eficientes para a análise de todo tipo de discurso, como também nos auxilia a ultrapassar a superficialidade da primeira leitura de um texto.

O que é o discurso no texto?

O discurso apresenta-se como um pensamento coletivo, ou seja, um conjunto de ideias comuns, partilhadas por um grupo. O texto é a manifestação concreta do discurso através de uma forma de linguagem, que pode ser verbal ou não verbal: literatura, pintura, música, fotografia,...

Como fazer um bom discurso

41 questões relacionadas encontradas

Como diferenciar texto de discurso?

Texto: unidade linguística concreta, percebida pela audição (na fala) ou pela visão (na escrita), que possui um sentido e apresenta uma intenção comunicativa. ... Discurso: atividade comunicativa, constituída de texto e com texto discursivo (interlocutores, finalidade, contexto, etc.).

Quais são os tipos de discurso?

Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre são tipos de discursos utilizados no gênero narrativo para introduzir as falas e os pensamentos dos personagens. Seu uso varia de acordo com a intenção do narrador.

O que é discurso na narrativa?

O discurso do texto narrativo é a forma como a voz das personagens aparece na voz do narrador.

Quais as características do texto discursivo?

Os gêneros discursivos são tipos relativamente estáveis de enunciados. Eles organizam nosso discurso, conforme postula Bakhtin, e são muito eficientes na sala de aula para o ensino de línguas. ... Como sabemos, esses documentos orientam as práticas e estratégias de ensino de línguas no país.

Qual a importância da Análise do Discurso para as aulas de interpretação de textos na educação básica?

A análise realizada permite aos professores e aos estudantes compreender quais seriam, para a autora, alguns dos caminhos que se pode trilhar para ler, analisar e interpretar textos, tomando como base a teoria e o método da análise do discurso fundada por Pêcheux.

Quais são os elementos de um discurso?

São esses elementos que fazem do discurso um objeto de análise e estudo, ou seja, são os elementos constitutivos do discurso, como a ideologia, os efeitos de sentido, a memória discursiva, as condições de produção, o sujeito etc.

O que é o discurso para a filosofia?

DISCURSO. Na Filosofia clássica : "operaçäo intelectual que se efectua por uma sequência de operaçöes elementares e sucessivas". Um conhecimento discursivo opöe-se a um conhecimento intuitivo ou imediato. Pode-se assim assemelhar discursivo a racional, e discurso a razäo.

O que é discurso na linguística?

LINGUÍSTICA realização concreta e irrepetível da linguagem verbal, escrita ou oral, e em qualquer registo (formal, informal, etc.)

Quais são as características dos tipos textuais?

Diferentes tipos de texto apresentam diferentes características: estrutura, construções frásicas, linguagem, vocabulário, tempos verbais, relações lógicas, modo de interação com o leitor,…

Quais são os domínios discursivos?

E, assim, classifica os domínios discursivos em: científico, jornalístico, religioso, saúde, comercial, industrial, instrucional, jurídico, publicitário, lazer, interpessoal e ficcional.

Qual a diferença entre gêneros textuais e discursivos?

Para Adam (1999, apud MARCUSCHI, 2008, p. 83), o gênero textual pode ser entendido como “a diversidade socioculturalmente regulada das práticas discursivas humanas” e “a separação do textual e do discursivo é essencialmente metodológica”.

Quais são os discursos da narrativa?

Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Não necessariamente estes três discursos estão separados, eles podem aparecer juntos em um texto.

Quais são os três tipos de discurso narrativo?

Tipos de Discurso Narrativo
  • Discurso Direto - no discurso direto, a própria personagem fala.
  • Discurso Indireto - no discurso indireto o narrador interfere na fala da personagem. ...
  • Discurso Indireto Livre - no discurso indireto livre há intervenções do narrador e das falas dos personagens.

O que é discurso do personagem?

Em uma narrativa, o narrador pode apresentar a fala das personagens através do discurso direto ou do discurso indireto. No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras. No discurso indireto, o narrador "conta" o que a personagem disse. ...

Quais os principais tipos de discursos textuais?

Tipos de discursos textuais
  • Discurso direto. O narrador apresenta a própria personagem falando diretamente, permitindo ao autor mostrar o que acontece em lugar de simplesmente contar.
  • Discurso indireto. O narrador interfere na fala da personagem. ...
  • Discurso indireto livre.

O que é o discurso direto?

É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.

O que é discurso indireto e exemplos?

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

Como o discurso pode se diferenciar um do outro?

Quando utilizar cada um? Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

Como diferenciar um texto?

Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.

O que é gênero discursivo exemplos?

Vamos ver alguns exemplos: Poesia, reportagem de jornal, propaganda, anedota, bula de remédio, resumo, carta, bilhete, e-mail, e tem outros mais, pois toda forma de se comunicar exige um gênero textual, cada ocasião pede uma forma diferente.

Artigo anterior
Qual o remédio que uma pessoa tem que tomar após uma curetagem?
Artigo seguinte
Quais são os aspectos naturais de Alagoas?