Como é infiltração no joelho?

Perguntado por: Carlota Mia Freitas  |  Última atualização: 7. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (62 avaliações)

Infiltração do joelho é a aplicação de medicação diretamente no joelho, através de injeção. A infiltração pode ser articular (dentro do joelho), ou nos tecidos em volta da articulação. As medicações mais utilizadas para infiltração do joelho são: ácido hialurônico, corticóides e anestésicos.

Quanto tempo de repouso após infiltração no joelho?

Não há necessidade de internação, o paciente fica em observação cerca de 2 horas após o procedimento e liberado após esse período. É necessário realizar repouso relativo por 48h e não realizar prática de atividades físicas por pelo menos duas semanas, sendo importante seguir as orientações da equipe médica responsável.

Como fica o joelho depois de uma infiltração?

Após a infiltração no joelho, é comum notar o local um pouco inchado, no entanto esse efeito passa depois de algumas horas. Além disso, é recomendado que a pessoa fique em repouso durante 2 dias e evite a prática de atividade física por 2 semanas.

Como é feita a infiltração no joelho?

A infiltração no joelho é feita pelo ortopedista ou reumatologista, sendo um procedimento é relativamente simples, durando cerca de 2 a 5 minutos. Inicialmente, é feita a limpeza da pele com antissépticos e em seguida uma anestesia local para reduzir a dor ou o desconforto durante o procedimento.

Qual medicamento é usado na infiltração?

As principais medicações a serem utilizadas para infiltração são anestésicos, corticoides, glucosaminoglicanos e ácido hialurônico (ou líquido ou em gel). Vamos conhecer mais sobre cada um deles. Os anestésicos são medicamentos de escolha em caso de dor aguda ou quando está se programando uma cirurgia.

Infiltração no joelho: como é feita? Quais as indicações?

41 questões relacionadas encontradas

O que vai na injeção de infiltração?

Podem ser usados compostos como corticoides, com ação conhecida como depósito, que ficam ativos de forma prolongada, por cerca de quatro semanas, e mais recentemente tem sido usado o ácido hialurônico, que é uma substância natural encontrado nas articulações e que atua como um lubrificante no interior das articulações, ...

O que tem na injeção de infiltração?

Corticoides: os corticosteroides são as medicações mais utilizadas nas infiltrações, pois tem um efeito anti-inflamatório, diminuindo a dor e o inchaço articular. Ácido hialurônico (viscossuplementação): o ácido hialurônico melhora a viscosidade do líquido articular, e é utilizado no tratamento da artrose.

Quais os riscos de infiltração no joelho?

O procedimento em si é muito seguro. Existe risco de reações adversas locais sim, como dor ou inchaço no ponto da aplicação, mas reações mais graves são extremamente raras.

É bom fazer infiltração no joelho?

As infiltrações do joelho são indicadas para controle de inflamação do joelho ou para auxiliar no controle dos sintomas de desgastes de cartilagem ou artrose do joelho. São possíveis indicações de infiltração do joelho: Desgaste da cartilagem.

Qual a durabilidade de uma infiltração no joelho?

Porém, o efeito dura apenas algumas semanas. Infiltrações com corticóides repetidas muitas vezes têm efeito deletério para a cartilagem. Por conta disso, o seu uso deve ser racional, para situações avaliadas individualmente por médico especialista.

Porque infiltração no joelho dói?

Os sintomas colaterais da viscossuplementação são resultado de uma sinovite que ocorre em alguns poucos pacientes que passam pelo procedimento. Ela nada mais é do que a inflamação da membrana sinovial que reveste a parte interna da articulação do joelho.

Quando a infiltração no joelho não resolve?

Contudo, quando o resultado não é o esperado, deve-se avaliar mais detalhadamente a causa do problema. Doenças como artrose avançada, joelhos “tortos”, ruptura do menisco e lesões graves da cartilagem NÃO são resolvidas com uma simples infiltração. Nestes casos, a cirurgia provavelmente é a melhor solução!

Qual o melhor remédio para repor a cartilagem do joelho?

Os medicamentos intra-articulares mais usados para infiltração articular são os corticóides, o ácido hialurônico e a toxina botulínica. Todos esses medicamentos ajudam a diminuir o processo inflamatório do joelho e, consequentemente, diminuir a dor e o inchaço da articulação.

É normal sentir dor depois da infiltração?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), após uma infiltração, é normal sentir algum desconforto e inchaço no local da injeção.

Quanto tempo demora a sentir o efeito de uma infiltração?

Após quanto tempo a medicação começa a fazer efeito? O procedimento é realizado sob sedação, tipo de anestesia leve, que garante que você não sinta dor. Após a infiltração é esperado melhora gradual dos sintomas nos 10 a 15 dias subsequentes, pois nesse período o corticóide atingirá máximo efeito anti-inflamatório.

Qual é a melhor injeção para dor no joelho?

Corticóides e ácido hialurônico são os medicamentos mais aplicados no joelho. A aplicação de ácido hialurônico no joelho é um dos melhores tratamentos para artrose, condromalácia e condropatias.

Quem faz infiltração pode pegar peso?

Recomenda-se evitar qualquer atividade de suporte de peso extenuante ou prolongada durante os dois primeiros dias após cada aplicação. Você poderá retornar ao trabalho e atividades diárias normais imediatamente após o procedimento.

Quanto tempo dura o efeito do ácido hialurônico no joelho?

“Não se deve esperar que a injeção de ácido hialurônico alivie os sintomas imediatamente. Pode levar algumas semanas antes que comece a fazer diferença, porém o alívio dos sintomas pode durar por vários meses. Se a viscossuplementação for eficaz, pode-se repetir a injeção a cada seis meses”, explica Dr. Maurício.

Quais os benefícios da infiltração?

Benefícios das infiltrações

As infiltrações são usadas principalmente nos casos de dor e inflamação. É útil por entregar o agente adequado para lesão no local correto em que ele terá um efeito mais rápido ou eficaz. No entanto, como comentamos, a condição clínica geral do paciente orientará ou não a infiltração.

O que acontece depois da infiltração?

Depois de qualquer tipo de infiltração, sintomas como dor, desconforto, inchaço leve podem durar até dois dias. Se essa dor não ceder, o inchaço aumentar, a região apresentar vermelhidão, ou apresentar febre de no mínimo 37,5ºC, é importante buscar a ajuda médica imediata.

Como é feito o procedimento de infiltração?

A infiltração é um procedimento minimamente invasivo em que se realiza a aplicação de medicações diretamente no joelho, através de seringas e agulhas. As medicações mais comuns utilizadas são o ácido hialurônico (AH), os corticosteróides e os anestésicos locais.

Pode dirigir depois de infiltração no joelho?

CUIDADOS APÓS A INFILTRAÇÃO

Esses cuidados são: manter o enfaixamento no joelho por 12 horas, evitar atividades físicas intensas, evitar nadar, evitar banheiras de hidromassagem, aplicar compressa de gelo e tomar um analgésico se sentir algum desconforto. Não existe restrição para andar nem para dirigir carro.

Quantas vezes pode fazer infiltração no joelho?

Esse tipo de infiltração deve ser realizado, no máximo, a cada 3 meses, uma vez que não é recomendada a aplicação excessiva desse tipo de medicamento. Exemplos de medicamentos utilizados incluem a betametasona e dexametasona.

Quais os efeitos colaterais do ácido hialurônico no joelho?

Os efeitos colaterais da infiltração de ácido hialurônico são geralmente leves e incluem:
  • Dor no local da injeção.
  • Inchaço.
  • Vermelhidão.
  • Sangramento.

Qual o melhor anti-inflamatório para desinchar o joelho?

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

Artigo anterior
Qual o grão que é crente?
Artigo seguinte
O que é bronze TM 23?