Como é feito uma cirurgia na garganta?

Perguntado por: Rui Cristiano Andrade Amaral Anjos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (48 avaliações)

A amigdalectomia, como também é conhecida a cirurgia da garganta, é realizada com uma pequena incisão na borda anterior da amígdala. Em seguida, o médico descolará as amígdalas de seu plano e fará a remoção, sendo que o paciente fica anestesiado durante o procedimento.

Quanto tempo dura uma cirurgia de garganta?

A cirurgia para amigdalite é feita sob anestesia geral e pode durar entre 30 minutos e 1 hora. Normalmente, a pessoa precisa ficar internada algumas horas até recuperar-se totalmente, mas pode voltar para casa no mesmo dia.

Como é feita a cirurgia de garganta?

Como é feita a cirurgia

Não tem segredo. Uma espécie de pinça é inserida pela própria boca e retira as amígdalas em um procedimento que dura de 30 e 90 minutos. A operação é de baixo risco e, na maioria das vezes, o indivíduo tem alta no mesmo dia.

Como fica a garganta depois da cirurgia de amígdalas?

Pode ocorrer dor moderada a acentuada, na região da garganta, atrás do nariz e ouvidos. Use os remédios conforme a sua receita. Caso haja sangramento vivo, excessivo, entre em contato imediatamente com seu medico. Prosseguir o repouso, levando-se às vezes, mais ficando em casa.

Quando operar a garganta?

Por mais comum que seja, a remoção das amígdalas deve seguir algumas indicações, sendo as principais delas: quadros de amigdalite de repetição, hipertrofia das amígdalas com apneia obstrutiva e amigdalite crônica caseosa.

Cirurgia de Amigdala: Como é o primeiro mês do pós operatório?

45 questões relacionadas encontradas

O que acontece depois de tirar as amígdalas?

De maneira geral, a retirada das tonsilas palatinas não tem efeitos significativos no sistema imunológico, pois as defesas do organismo são reforçadas por outros órgãos. Porém, estudos afirmam que a cirurgia aumenta o risco de infecções respiratórias e causa outras consequências de longo prazo.

Como saber se preciso tirar as amígdalas?

Critérios para retirada das amígdalas
  1. Mais de sete episódios de dor ou inflamação da garganta por ano;
  2. Mais de cinco episódios de dor ou inflamação da garganta por ano, durante dois anos consecutivos;
  3. Três episódios de dor ou inchaço da garganta ao ano durante três anos seguidos.

Quanto tempo demora para cicatrizar uma cirurgia das amígdalas?

A recuperação da cirurgia de amígdalas varia entre crianças e adultos, isso porque a cirurgia é menos dolorosa na população infantil. Enquanto nas crianças a média é de 12 dias, nos adultos o período pode se estender para 20 dias. O tempo de repouso também é crucial durante o pós-operatório da cirurgia na garganta.

Quem tirou as amígdalas pode ter dor de garganta?

Os quadros de dor de garganta podem ocorrer em pessoas que fizeram a cirurgia para a retirada das amígdalas, uma vez que o procedimento diminui muito a probabilidade de ocorrência de infecções bacterianas, mas não afeta a probabilidade de ocorrência de infecções virais.

Quem não tem amígdalas pode ter dor de garganta?

Mesmo após a retirada das amídalas é possível ter dor em orofaringe, pois outras estruturas podem sofrer infecções, um exemplo é a faringe. Para fazer um diagnóstico mais preciso é necessário uma avaliação da cavidade orofaríngea para ter a resposta correta.

Pode fazer qualquer tipo de cirurgia com a garganta inflamada?

No geral, um resfriado, tosse, dor de garganta, ou qualquer problema respiratório podem sim levar ao atraso ou cancelamento de um procedimento. As cirurgias que necessitam de anestesia geral apresentam maior risco de desencadear dificuldades respiratórias no pós operatório.

Porque não tirar as amígdalas?

Apesar de ser uma cirurgia pediátrica comum, retirar as amídalas ou adenoides para tratar amigdalite crônica ou infecções recorrentes da orelha média pode aumentar riscos de doenças respiratórias, alérgicas e infecciosas.

Qual a melhor idade para operar adenoide?

A cirurgia de adenoide pode ser feita a partir dos 6 anos, mas nos casos mais graves, como apneia do sono, em que há parada da respiração durante o sono, o médico pode sugerir a cirurgia antes dessa idade.

O que pode cancelar uma cirurgia?

As causas/motivos de cancelamento de cirurgias foram classificadas em três categorias, adaptadas da literatura11: a) relacionadas ao paciente, que corresponde ao seu não comparecimento, condição clínica desfavorável ao procedimento cirúrgico e falta de jejum; b) relacionadas ao planejamento cirúrgico, que se refere a ...

Qual anestesia é usada para cirurgia de amígdalas?

Em relação a anestesia, o procedimento se dá com anestesia geral e intubação, oferecendo melhor cuidado e controle durante todo o procedimento.

O que pode ser dor na lateral da garganta?

Amigdalite

Essa é uma inflamação das amígdalas, que são os tecidos arredondados localizados nas laterais da garganta. A dor que essa inflamação causa é intensa e pode trazer, entre outros sintomas, febre, indisposição e mal-estar. É necessário que analise a garganta para que faça o tratamento adequado.

Quando a dor de garganta é preocupante?

Quando a dor de garganta é preocupante? Se a sua dor de garganta durar mais de 7 dias, sem se curar espontaneamente, busque atendimento médico. Não tratá-la pode levar a complicações, como o já citado câncer de garganta. Estando continuamente expostos aos ambientes, sempre haverá riscos de adquirir uma dor de garganta.

É possível ter dor de garganta sem febre?

é normal estar com a garganta inflamada sem febre? Existe esta possibilidade o que não é bom, pois o seu organismo não está respondendo ao agente agressivo talvez por sua imunidade estar baixa. Tem que fazer alguns exames laboratoriais,converse com seu médico.

Pode beijar após amigdalectomia?

Nos primeiros 7-10 dias após a cirurgia de amigdalectomia, ainda conseguimos ver um aspecto de "ferida aberta". Logo, nesse período, o ideal seria evitar beijos na boca por conta do risco de contaminar o sítio cirúrgico com outros microrganismos diferentes dos encontrados habitualmente na sua cavidade oral.

O que comer para cicatrização?

Esses alimentos dificultam a chegada dos nutrientes até o ferimento, o que pode contribuir para um processo de cicatrização em longo prazo - destaca.
  • Fontes de cura. ...
  • Ricos em Ômega- 3. ...
  • Vitaminas e frutas cítricas. ...
  • Frutas vermelhas. ...
  • Brócolis, repolho, couve-flor. ...
  • Fontes de zinco.

Pode beijar depois de retirar as amígdalas?

Depois de quanto tempo operado de amígdala e adenóide posso beijar ? Depois de uma cirurgia de amídalas as bactérios da boca podem sofrer alguma alteração por até 20 dias, Depende muito da cicatrização das lojas amidalianas. Aconselho a perguntar para seu otorrino que acompanha o seu pós-operatório.

Quando fazer cirurgia de amígdalas?

Quando a cirurgia é indicada
  • Amidalites de repetição (sete ou mais episódios em um ano; cinco ou mais episódios por ano em dois anos consecutivos; três ou mais episódios por ano em três anos consecutivos);
  • Como prevenção de febre reumática;
  • Mau hálito;

Como é uma amígdala normal?

As amígdalas são gânglios em formato oval que se localizam na parte traseira da garganta. Sua função é ajudar a manter bactérias e outros germes longe de locais onde possam causar infecções.

Quais os benefícios de retirar as amígdalas?

As amígdalas apenas podem exercer suas funções de defesa do sistema respiratório se suas estruturas estiverem preservadas. Se o órgão sofreu infecções ou algum dano que o está impedindo de exercer suas funções normais, ele pode ser extraído sem nenhum tipo de prejuízo à saúde.

O que acontece se não operar a adenoide?

Além disso, se as adenoides que se encontram em uma situação mais preocupante não forem removidas, elas podem abrigar uma infecção e os biofilmes, ou áreas de crescimento de bactérias, podem reduzir a eficácia de antibióticos.

Artigo anterior
Qual é o sobrenome da Kaguya?
Artigo seguinte
Quais os tipos de transtorno delirante?