Como é feito o exame de histerossalpingografia?

Perguntado por: Filipa Rocha  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (28 avaliações)

O exame é realizado ambulatorialmente por um médico radiologista especializado, sem a necessidade de internação ou sedação. Um fino cateter flexível é inserido através do orifício externo do colo uterino e o meio de contraste é injetado através deste cateter, quando são realizadas algumas radiografias.

Quais as chances de engravidar depois do exame de histerossalpingografia?

Após o exame é possível engravidar, porque a histerossalpingografia pode contribuir para a desobstrução tubar, e não prejudica as probabilidades de gravidez, se realizada na altura correta.

Como se preparar para fazer o exame de histerossalpingografia?

Preparo para a histerossalpingografia

– Tomar 01 comprimido (ao dia) de AZITROMICINA 500 mg, durante três dias, iniciando 2 dias antes do exame. – Tomar um comprimido de Buscopan® cerca de 30 minutos antes da hora agendada para seu exame. – Na véspera do exame: Tomar laxante de sua preferência às 17:00 horas.

Quais os sintomas após o exame de histerossalpingografia?

Após o exame histerossalpingografia a paciente pode sentir ainda algum desconforto abdominal e ter um pouco de perda de sangue pela vagina. Desta forma, é recomendado tomar um analgésico, se for necessário. Contudo, se ela não tiver sintomas, é possível retomar as atividades normais do dia.

Qual o valor de um exame de histerossalpingografia?

O preço da histerossalpingografia é de cerca de 500 reais, podendo variar de acordo com o plano de saúde da mulher e a clínica selecionada, por exemplo.

COMO É FEITO A HISTEROSALPINGOGRAFIA

34 questões relacionadas encontradas

Qual o período para fazer a histerossalpingografia?

A Histerossalpingografia deve ser feita entre os dias seis e doze do ciclo menstrual, o período entre o final da menstruação e pouco antes da ovulação. O exame não deve ser realizado se você tiver sangramento menstrual abundante, qualquer infecção e/ou inflamação ginecológica ainda não totalmente resolvida.

Quanto tempo após a realização da histerossalpingografia pode ter relação?

Evitar relação sexual 72 horas após o exame. Trazer um absorvente. Higiene íntima com água e sabonete antes de vir realizar o exame. Trazer exames anteriores relacionados com o que será realizado.

É normal sentir dor depois da histerossalpingografia?

Após o exame, a paciente pode sentir cólicas abdominais. Para reduzir sintomas incômodos, o médico pode receitar anti-inflamatórios ou analgésicos, como dipirona, escopolamina, paracetamol, entre outros. Cãibras e secreções ou leve sangramento vaginal também podem aparecer como sintomas pós-exame.

Como saber se as trompas foram retiradas?

Para descobrir se essa é a causa da infertilidade de muitas mulheres, é necessário realizar um exame chamado histerossalpingografia. Segundo o Dr. Alberto Guimarães, ginecologista, o canal das trompas é um orifício bem fininho, da espessura de um fio de cabelo.

Porque histerossalpingografia dói?

Por que a histerossalpingografia dói? A dor da histerossalpingografia está mais relacionada à injeção do contraste. Muitas vezes a mulher pode ficar tensa com o exame e contrair a musculatura do canal vaginal e períneo, diminuindo o diâmetro, dificultando a passagem do cateter e da agulha utilizados no procedimento.

O que tomar antes do exame de histerossalpingografia?

No dia que antecede o exame, a paciente será orientada a tomar um laxante, para que seja possível visualizar com clareza o útero e as tubas. Antes do procedimento, o especialista recomendará que a paciente tome alguma medicação para minimizar qualquer desconforto potencial.

Como desobstruir as trompas de forma natural?

Tente abrir as trompas de Falópio com massagens pélvicas.

Esse método natural e não invasivo pode ajudar a desobstrui-las; de acordo com um estudo, o equivalente a 20 horas de massagem profissional, ao longo de uma semana, ofereceu bons resultados na abertura das tubas uterinas.

Como saber se as trompas foram amarradas ou cortadas?

Qual o motivo para saber se foi cortada ou amarrada? A eficacia da laqueadura é semelhante. Você pode perguntar para o seu médico como ele fez a laqueadura. Você pode solicitar a revisão do prontuário médico do hospital onde realizou a laqueadura.

Como saber se as trompas estão normais?

Diagnóstico. Os procedimentos são realizados para determinar se as trompas de Falópio estão bloqueadas. Eles incluem a histerossalpingografia, a histerossonografia, a laparoscopia e a histeroscopia. O diagnóstico e o tratamento costumam ser realizados ao mesmo tempo durante a laparoscopia e a histeroscopia.

É comum o atraso da menstruação depois da histerossalpingografia?

Como o exame consiste em manipular o útero e a cavidade uterina, existe uma fase do ciclo menstrual mais apropriada para sua realização, que é alguns dias após a menstruação. Desta forma, o médico tem segurança que não houve atraso menstrual e risco de gravidez.

Quais os resultados de uma histerossalpingografia?

O médico ginecologista é a melhor pessoa para analisar o exame de histerossalpingografia, que por ser de imagens, pode ter várias interpretações. Mas um resultado normal seria o útero forme um desenho quase triangular, com três pontas bem pelo contraste definidas e que as bordas não estejam embaçadas ou indefinidas.

É possível engravidar se as trompas foram cortadas?

Apesar de pequenas, as chances de uma gravidez acontecer mesmo após a ligadura das trompas existem. A taxa de reversão espontânea da laqueadura é de 0,5% a 1% – aqui no Brasil, estima-se que de uma a cada duzentas mulheres laqueadas acabem engravidando.

Quanto anos dura a laqueadura?

Após 10 anos, o número aumenta para entre 3,7 e 24,8 mulheres com falha para cada mil que fizeram o procedimento. Os clips ficam podem falhar em 31,7 a 36,5 das mulheres em cada mil e os "stents tubários" podem falhar em 96 casos por 1.000 em 10 anos.

Quando as trompas são cortadas?

Ligadura tubária ou laqueadura, é uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. Há dois tipos de laqueadura: abdominal e vaginal.

Como é a dor da histerossalpingografia?

Quando o contraste é injetado é comum sentir a sensação de aquecimento. Relatos indicam dores semelhantes à da cólica menstrual, que duram até 5 minutos, em regra. Medo e ansiedade durante a realização do exame são fatores que podem aumentar a percepção de dor.

Porque ocorre sangramento depois da histerossalpingografia?

A histerossalpingografia raramente causa complicações. Quando isso acontece, são associadas ao procedimento reação alérgica ao contraste, infecções pélvicas, ferimentos ou perfuração do útero. Cólicas semelhantes ao período menstrual, corrimento ou sangramento menstrual em pequena quantidade podem ocorrer após o exame.

O que é sinal de Cotte positivo?

O exame de Cotte positivo significa que as trompas estão pérvias, ou seja funcionantes.

Precisa de repouso depois da histerossalpingografia?

Albuquerque destaca que, assim como no preparo para o exame, as orientações podem variar conforme o laboratório, mas, geralmente, recomenda-se: Repouso no dia do exame; Utilizar analgésicos se necessário.

Como saber se as trompas estão inflamadas?

Sintomas de salpingite
  • Dor abdominal;
  • Alterações da cor ou cheiro do corrimento vaginal;
  • Dor durante o contato íntimo;
  • Sangramentos fora do período menstrual;
  • Dor ao urinar;
  • Febre acima de 38º C;
  • Dor no fundo das costas;
  • Vontade de urinar frequente;

Quem fez a histerossalpingografia e estava grávida?

Muitas mulheres contam que é possível engravidar depois desse exame, entretanto, não aconselho fazê-lo apenas para agilizar o processo, até mesmo porque existem diversos fatores que podem tornar a gravidez inviável.

Artigo anterior
Qual o filme mais caro da Disney?
Artigo seguinte
Quantas pessoas tiraram 900 na redação do Enem 2020?