Como é feito o ensaio de carbonatação?
Perguntado por: Iara Victória Faria Pinheiro | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.7/5 (70 avaliações)
O ensaio de carbonatação consiste na visualização da alteração do pH do concreto de cobrimento, o que é possível pela aspersão de um indicador de pH. Usualmente, utiliza-se uma solução de fenolftaleína (1 g da fenolftaleína em 50 ml de álcool etílico e diluição desta mistura em água destilada até completar 100 ml).
Como medir a carbonatação do concreto?
Para isso, usa-se a solução contendo a fenolftaleína. O teste de carbonatação do concreto com fenolftaleína é considerado como um teste destrutivo.
Como identificar a carbonatação?
A carbonatação manifesta-se inicialmente por depósitos brancos na superfície do concreto e fica mais evidente quando surgem fissuras na peça e desplacamento da camada de concreto de recobrimento. A profundidade e a velocidade do fenômeno dependem de características do próprio concreto, como o teor de concreto e o PH.
Como funciona o ensaio de Pacometria?
O ensaio de pacometria é uma metodologia não destrutiva que pode ser utilizado em diversas análises na engenharia diagnóstica. Basicamente, o ensaio tem por finalidade detectar materiais construtivos não visíveis, que estão no interior de paredes e elementos estruturais.
Qual o propósito do ensaio de profundidade de carbonatação e concentração de cloretos?
O objetivo principal desse trabalho consiste na avaliação de profundidade da frente de penetração de cloretos em uma estrutura de concreto armado, situada em uma região litorânea, em que a propensão a esse tipo de ataque por cloretos é alta.
Carbonatação do Concreto
O que é ensaio de carbonatação?
O ensaio de carbonatação consiste na visualização da alteração do pH do concreto de cobrimento, o que é possível pela aspersão de um indicador de pH. Usualmente, utiliza-se uma solução de fenolftaleína (1 g da fenolftaleína em 50 ml de álcool etílico e diluição desta mistura em água destilada até completar 100 ml).
Qual o propósito do ensaio de determinação da resistividade elétrico volumétrico?
Diferente do superficial, o ensaio volumétrico exige a extração de corpos de prova de uma estrutura já edificada ou a coleta de amostras no caso de concretagem. Este trabalho tem como objetivo comparar os resultados da resistividade elétrica volumétrica e superficial do concreto.
O que significa pacometria?
Pacometria é um ensaio não destrutivo usado para determinar a quantidade de armadura e o cobrimento de concreto em peças de concreto armado. O ensaio permite estimar sua dimensão, cobrimento e orientação, o que pode ser útil na realização de vistorias em peças estruturais.
Quando será necessário utilizar um pacômetro?
O ensaio de pacometria é usado, principalmente, em análises dos elementos estruturais. Afinal de contas, esse procedimento é essencial para que outros tipos de ensaios também possam ser feitos, como a extração de testemunho, a profundidade de carbonatação, assim como o potencial de corrosão também.
Quanto custa um ensaio de Esclerometria?
Quanto Custa um Ensaio de Esclerometria? O preço varia por Região, mas a média é em torno de 3/4 do Salário Mínimo Vigente, para cada 9 golpes em um ponto de teste em um elemento estrutural.
O que é carbonatação de uma cerveja?
Como a carbonatação da cerveja acontece? A carbonatação é um processo químico, causado pela dissolução do dióxido de carbono (CO2) na água (H2O). Quando o CO2 borbulha no líquido, forma o ácido carbônico (H2CO3). Ao se decompor, recupera o gás carbônico e a água.
Quais as variáveis que influenciam na carbonatação?
Diversos fatores influenciam no comportamento da carbonatação, dos quais destacam-se: relação água/cimento, tipo e quantidade de cimento, adições, umidade relativa do ar e teor de CO2 no ambiente.
O que é Despassivação por carbonatação?
Para a ABNT NBR: 6118:2014 a despassivação por carbonatação é a ação do gás carbônico da atmosfera sobre o aço da armadura.
O que é lixiviação do concreto?
Primeiramente, lixiviação é quando uma substância é extraída de um meio sólido através de sua dissolução em um meio líquido. Na Engenharia Civil esse processo ocorre no concreto e é uma patologia bastante comum em edificações.
O que é Despassivação?
1. Despassivação. Termo usado na construção civil. Refere-se à qualidade dos componentes do concreto e sua durabilidade estrutural.
Para que serve a esclerometria?
Ensaio de esclerometria
Método empregado para determinação do valor aproximado da resistência à compressão superficial do concreto endurecido e de sua uniformidade. A realização do ensaio de esclerometria consiste em uma massa martelo que, impulsionada por mola, choca-se com a área a ser ensaiada.
Para que serve o ensaio de ultrassom no concreto?
O ensaio de ultrassom é um método de avaliação qualitativa do concreto, utilizado para determinar a velocidade de propagação de ondas longitudinais, por meio de pulsos ultrassônicos, através de um elemento estrutural de concreto, tendo como principais aplicações: analisar a homogeneidade do concreto, detectar falhas ...
Qual o propósito do ensaio de resistência à compressão do concreto?
Os ensaios de resistência à compressão têm como objetivo assinalar eventuais divergências na qualidade do concreto desde sua dosagem até a sua composição, tendo em vista que a resistência à compressão característica, fck – valor tal que exista uma probabilidade de 5% em serem obtidas resistências inferiores ao mesmo – ...
O que é testemunho de concreto?
A extração de testemunhos de estruturas acabadas é feita quando existem dúvidas quanto à resistência e o desempenho do concreto lançado, seja por resultados de ensaios laboratoriais abaixo do esperado, durante o controle tecnológico, ou por sinais de deterioração do concreto.
O que é potencial de corrosão?
O potencial de corrosão das armaduras é um potencial misto, resultante da combinação da cinética de dois processos: (1) a oxidação do metal, e (2) a redução do oxigênio dissolvido [ 20.
Qual o propósito do ensaio de porosidade absorção de água por capilaridade e por imersão?
O objetivo desse procedimento é monitorar o aumento da massa das amostras devido à absorção de água por capilaridade. Dessa forma, o ensaio é iniciado com a secagem das amostras em estufa (T=105ºC), até a variação de massa ser menor que 0,10 g, segundo a NBR 9779 (2012).
O que é a resistividade de um material?
A resistividade, cujo símbolo é ρ, consiste na propriedade característica de um material que expressa a maior ou menor resistência que este opõe ao ser atravessado pela corrente elétrica. É a quantidade oposta à condutividade e exprime-se em ohms por metro (Ω/m).
O que é resistividade do concreto?
A resistividade elétrica é um parâmetro relacionado com a permeabilidade do concreto, e consequentemente, com a resistência do mesmo a penetração de agentes agressivos, tais como: CO2 e cloretos. A resistividade elétrica de uma estrutura de concreto pode ser monitorada no tempo por meio de um ensaio não destrutivo.
O que é o pH do concreto?
O concreto no seu processo de cura varia o pH de 12 -14, ou seja, tem um grau elevado de alcalinidade. A medida que o tempo passa o pH do correto diminui devido a presença de umidade e não oferece a mesma proteção inicial a ferragem (ALMEIDA, 2005).
Como faço para pedir uma lombada na minha rua?
Como saber se o espumante é doce?