Como é feito a drenagem do abscesso da mama?

Perguntado por: Kyara Almeida de Abreu  |  Última atualização: 25. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (5 avaliações)

Durante a cirurgia de drenagem de abscesso mamário, o médico fará uma incisão (corte) na área afetada da mama para permitir a saída do pus acumulado. O objetivo é remover o líquido infectado e aliviar a dor e o desconforto associados ao abscesso.

Como drenar abscesso na mama?

Normalmente, o médico drena (aspira) o abscesso com uma agulha. Uma ultrassonografia é usada para guiar o posicionamento da agulha. Às vezes, o médico precisa fazer uma incisão para drenar o abscesso. Normalmente, a mulher é também tratada com antibióticos.

Como é feita a drenagem na mama?

A drenagem deve ser feita nas laterais da mama da paciente, com movimentos leves e suaves. A lateral externa da mama conduz o fluxo para região dos linfonodos axilares, a lateral interna da mama para os linfonodos paraesternais e o pólo superior da mama para os linfonodos da região clavicular.

Quanto tempo leva uma drenagem de abscesso?

O procedimento geralmente leva cerca de 30-40 minutos. O paciente recebe inicialmente analgésicos e sedativos para eliminar possíveis dores e ansiedade. Quando o paciente já está dormindo, é realizada uma nova anestesia, agora local, anestesiando a pele e o tecido subcutâneo, onde será inserida uma agulha de drenagem.

Como é uma cirurgia de drenagem de abscesso?

A drenagem de abscesso é feita por meio de um corte no forro fornecendo uma rota de fuga para o pus, quer através de um tubo de drenagem, ou deixando a cavidade aberta para a pele. A área em redor do abscesso será anestesiada antes de se fazer a drenagem.

MASTITE e ABSCESSO MAMÁRIO: O que é? Quais as causas? Sinais e sintomas? Cuidados e TRATAMENTO.

19 questões relacionadas encontradas

Como fica um abscesso depois de drenado?

Um abscesso drenado pode evoluir com cicatrização completa, entretanto uma grande parte dos pacientes pode evoluir com uma fístula! A fistula pode manter uma drenagem amarelada no local onde foi drenado!

Tem anestesia para drenar abscesso?

Pode-se também realizar um botão anestésico no local onde será feita a incisão. Faça uma incisão de 1 cm, respeitando as linhas de menor tensão da pele. Aplique pressão desde a base do abscesso para que todo pus seja drenado.

Precisa internar para fazer drenagem de abscesso?

Deve-se internar os pacientes com abscessos grandes e profundos para avaliação e tratamento sob anestesia geral ou espinal.

Quando drenar abscesso mamário?

A drenagem de abscesso de mama é necessária em alguns casos de infecção mamária (mastite). Geralmente as infecções da mama ocorrem durante a fase de amamentação (mastite puerperal) ou mesmo fora desta fase (mastite periductal ou mastites atípicas).

O que causa abscesso na mama?

Os abscessos periarolares podem ser iniciados por mudanças nos ductos terminais abaixo do mamilo. As células podem sofrer de “metaplasia escamosa”, um tipo de alteração celular que pode obstruir os ductos. Isso leva a um acúmulo de detritos e secreções que tornam os ductos infectados.

O que fazer depois de drenar um abscesso?

Cuidados posteriores para incisão e drenagem de abscesso

Instruir o paciente a elevar a ferida e não perturbar o curativo e a tala antes da primeira consulta de acompanhamento. Pode-se remover o curativo quando há tecido de granulação saudável ao longo da cavidade e não há mais drenagem.

Quanto tempo demora para cicatrizar a mama?

O processo de cicatrização interna está quase completo em cerca de dois meses. A partir desse período, a mulher consegue realizar todas as suas atividades do dia a dia sem restrições.

Como é retirado o dreno da mama?

O procedimento para desobstrução de um dreno de aspiração consiste na realização imediata de uma massagem na extensão do dreno. A obtenção de êxito na desobstrução depende de alguns fatores como: tempo que este dreno está obstruído, se estava fechado o clamp, ou da coagulação da drenagem.

O que tomar para abscesso na mama?

O tratamento consiste no uso de antibióticos e anti-inflamatórios -analgésicos/antitérmicos.

Quando não drenar abscesso?

A coleção de pus, se não tratada, evolui para necrose tecidual e pode acarretar diversas complicações e atingir outras estruturas vizinhas! Toda infecção que nos atinge, desde leve ou gravíssima, circula em nossa corrente sanguínea. Por isso o tratamento e eliminação da causa da infecção é de caráter urgente.

O que gera um abscesso?

Quais as causas de abscesso? De modo geral, é possível afirmar que os abscessos surgem como resultado de uma atividade do sistema imunológico do corpo, feita com o objetivo de defender o organismo contra um processo inflamatório ou mesmo da invasão de uma bactéria ou de um outro microrganismo.

Quanto tempo demora para cicatrizar um abscesso na mama?

A mastite é uma infecção da mama que geralmente não traz complicações e resolve de forma fácil e rápida (cerca de 7 a 10 dias), mas existem casos complicados que podem levar meses até a definição do tratamento adequado e às vezes precisa até de cirurgia.

Pode drenar abscesso inflamado?

Sempre que um abscesso é diagnosticado deve ser feita a eliminação da secreção purulenta através da drenagem de abscesso. Em alguns casos a drenagem é feita via canal radicular, em outros pode ser feita através da bolsa periodontal, ou ainda, pode ser feita através de incisão cirúrgica.

O que acontece se o abscesso não for drenado?

O que pode acontecer se um abscesso perianal não for drenado? Pode se tornar uma infecção grave com necrose da pele, tecido gorduroso podendo chegar até ao musculo. Procure uma emergencia com cirurgião ou proctologista.

Qual médico retira abscesso?

O tratamento do abscesso deve ser feito pelo clínico geral, cirurgião ou dermatologista, que pode indicar o uso de compressas quentes, para drenar o pus quando o abscesso é pequeno, uso de antibióticos para eliminar a bactéria ou drenagem cirúrgica, no caso do abscesso ser grande e causar dor e febre alta.

Qual o antibiótico mais forte para abscesso?

As penicilinas são os antibióticos de escolha. A penicilina V tem indicação em casos de infecção inicial ou moderada, mas nos casos de disseminação sistêmica rápida ou administração para imunodeprimidos deve-se optar pela amoxicilina.

Como saber se o abscesso está sarando?

O melhor indicativo da boa evolução é a melhora da dor que havia antes da drenagem. O ardor provavelmente é causado pela ferida em cicatrização. É importante observar que se a dor começar a aumentar, apresentar inchaço, vermelhidão e calor pode ser sinal de que está recolecionando (formando novo abscesso).

Pode fazer drenagem sem anestesia?

Qualquer procedimento cirúrgico mesmo nos casos de abscessos, seja de qual natureza, pode e deve-se fazer uma anestesia, dependendo da região pode se optar por anestesia loco regional, bloqueios ou até mesmos sedação associada a anestesia local.

Como saber se o abscesso tem pus?

Abscessos são coleções de pus em espaços teciduais confinados, geralmente causados por infecção bacteriana. Os sintomas incluem dor local, sensibilidade, calor e edema (se próximos da pele) ou sintomas constitucionais (se profundos). Exames de imagem podem ser necessários para diagnosticar abscessos profundos.

O que acontece se não tirar o pus?

Os abscessos na pele não passam despercebidos. Os sintomas, além da aparição do cisto, vêm acompanhados de dor pulsante, vermelhidão em cima e ao redor e febre em alguns casos. Eles podem ou não vazar o pus acumulado, e quando isso acontece é perigoso pois pode desencadear outros processos inflamatórios no organismo.

Artigo anterior
Quais são as versões do Corolla 2016?
Artigo seguinte
Quanto pesa 1 arroba?