É possível sobreviver a meningite?

Perguntado por: Kelly Coelho  |  Última atualização: 10. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (29 avaliações)

Veja também: Entrevista com especialista sobre meningite O risco de morte é de 10% a 20%, e em caso de sobrevivência, a doença pode deixar sequelas graves, como surdez e debilidade motora. “Algumas crianças apresentam quadros fulminantes, outras têm sequelas e há aquelas que se curam sem ficar com nenhuma sequela.

Tem como sobreviver a meningite?

Não há tratamento específico para a meningite viral e, como acontece com outras viroses, se resolve sozinha, podendo ser utilizados medicamentos que tratem apenas dos sintomas, como dor e febre. Meningites bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente, em ambiente hospitalar.

Qual a chance da meningite matar?

"Entre as bactérias, o meningococo é a causa número um de meningite bacteriana no País. É a que tem com maior frequência. A letalidade da doença é de 20% e ela é muito agressiva. Em poucas horas, a pessoa vai do estado normal para a morte.

Quanto tempo a meningite mata?

– a meningite pode matar em 24 horas, portanto, reconhecer os sintomas e agir rápido é crucial. Se você suspeitar de meningite, procure atendimento médico imediatamente. A meningite afeta atualmente mais de 2,8 milhões de pessoas a cada ano no mundo. Qualquer pessoa, de qualquer idade pode ser afetada pela meningite.

Quando a meningite é fatal?

A meningite meningocócica, também chamada de doença meningocócica, é uma das formas mais graves da meningite bacteriana e pode levar à morte em menos de 24 horas.

O que é Meningite? Conheça os sintomas e as causas

20 questões relacionadas encontradas

Qual o primeiro sinal da meningite?

Os sintomas iniciais da meningite viral são semelhantes aos da meningite bacteriana: febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, náusea, vomito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência ou dificuldade para acordar do sono, letargia, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz).

Qual meningite mata mais rápido?

A meningite bacteriana mais frequente no Brasil é a meningocócica, causada pelos meningococos (Neisseria meningitidis). Extremamente perigosa, mata de 20% a 30% das pessoas que adoecem. Dos sobreviventes, de 10% a 20% ficam com alguma sequela, como surdez, amputação de membros ou comprometimentos neurológicos.

O que leva uma pessoa a ter meningite?

A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias; no entanto, outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitos.

Qual a idade pode ter meningite?

A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.

Qual meningite está matando?

"A doença meningocócica é um tipo específico de meningite bacteriana e é a mais grave, porque ela pode levar à forma fulminante, a pessoa pode morrer em 24 horas após o início da doença. Ela tem essa capacidade de fazer uma doença muito grave", explicou o médico.

Como descobrir se você está com meningite?

Os principais sintomas de meningite são febre alta e repentina, dor de cabeça forte, dor e dificuldade para movimentar o pescoço e para encostar o queixo na região peitoral, além de também poder haver maior sensibilidade à luz e a ruídos e confusão mental.

Como é a dor de cabeça de meningite?

Onde dói a cabeça na meningite? A dor de cabeça na meningite é caracterizada por uma dor intensa por todo o crânio. O que difere de uma dor comum é que na meningite a dor passa a ser mais forte e pode vir acompanhada de rigidez na nuca e dificuldade de abaixar a cabeça.

Qual o tipo de meningite mais perigosa?

A meningite bacteriana é a mais grave, geralmente, é passado de pessoa para pessoa pelo contato com a saliva do portador da bactéria. Tosse, espirro, fala e beijo são exemplos de meios de transmissão. Nesse caso de meningite, a doença se instala quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro.

O que fazer para não pegar meningite?

Por meio da vacinação contra meningococo, pneumococo e Haemophilus influenzae tipo b, causas mais comuns de meningite, e de novas vacinas a serem desenvolvidas, mais vidas serão salvas na próxima década. – com a redução das deficiências e com a melhoria da qualidade de vida dos sobreviventes da doença.

Qual exame é feito para detectar a meningite?

Se o médico suspeita de meningite, solicita a coleta de amostras de sangue (Hemocultura e soro) e líquido cerebroespinhal (líquor). O laboratório, então, analisa as amostras para detectar o agente que está causando a infecção.

Como se cuidar para não pegar meningite?

“A vacinação é a melhor forma de prevenção. Se o indivíduo é vacinado se protege e ainda protege outras pessoas, pois não se torna portador da doença e não transmite”, afirma Robério Leite, infectologista pediátrico do Hospital São José (HSJ), do Governo do Ceará. A primeira vacina contra a meningite é logo ao nascer.

Quando a meningite atinge o cérebro o que acontece?

MENINGITE BACTERIANA: é muito grave e deve ser tratada como uma emergência médica. Se não tratada, pode danificar seriamente o cérebro e causar infecção generalizada, levando à morte. O tratamento é realizado com antibióticos por via venosa e monitoramento hospitalar.

Está tendo surto de meningite no Brasil?

Em meio ao aumento no número de casos de meningite em Alagoas, o Brasil já registrou 8.877 casos e 886 mortes pela doença em 2023. Os dados foram registrados pelo Ministério da Saúde até o dia 12 de setembro.

Qual é a pior meningite viral ou bacteriana?

Já a meningite bacteriana é mais grave e precisa de mais atenção, “neste caso a doença pode deixar sequelas graves e o tratamento acontece em ambientes hospitalares, onde o paciente é isolado e tratado com antibióticos.

Como é pego a meningite?

A meningite pode ser transmitida pelo indivíduo doente ou pelo portador através de gotículas respiratórias e secreções do nariz e garganta. Existem casos em que o portador é assintomático e não sabe está colonizado pela bactéria, podendo transmiti-la para outras pessoas.

Quem toma vacina contra meningite pode pegar a doença?

Quem tomou vacina contra meningite pode pegar a doença? Sim, embora seja menos frequente, é possível pegar a doença causada por outros agentes menos comuns.

O que fazer quando se tem contato com alguém com meningite?

Se você teve contato com um caso de meningite, a orientação é procurar um médico imediatamente. Agora, caso o paciente não saiba se teve contato ou não com alguém com meningite, deve ficar atento aos sintomas: febre por mais de dois dias, dor de cabeça intensa, vômitos e sonolência.

Como fazer o teste de meningite em casa?

Para você se tranquilizar, existem alguns testes caseiros para identificar se a criança está com meningite:
  1. Peça para que ela encoste o queixo no peito. Se ela não conseguir, procure um médico agora mesmo!
  2. Pegue um vidro transparente e pressione a lateral dele sobre as manchas. A erupção da doença não desaparece.

Quando a sinusite pode virar meningite?

Sinusite pode virar meningite? Em casos raros, quando a doença não é tratada de forma correta, ela pode evoluir para meningite bacteriana, que é uma inflamação nas membranas que recobrem o sistema nervoso central (medula e cérebro).

Quando suspeitar de meningite?

Sintomas da meningite fúngica

Dor de cabeça forte; Cansaço e sonolência; Convulsões; Confusão mental.

Artigo anterior
Qual o normal de uma audiometria?
Artigo seguinte
Qual é a segunda maior estátua do Brasil?