Como é feita a reprodução das pteridófitas?
Perguntado por: Mónica Júlia Castro de Castro | Última atualização: 26. Februar 2022Pontuação: 4.9/5 (10 avaliações)
A reprodução das pteridófitas acontece em um ciclo de alternância de gerações dependente da água para a fecundação e apresenta o esporófito como fase duradoura. ... O esporófito é diploide e produz, por meiose, esporos, que originam um indivíduo ou conjunto de células haploide, denominado gametófito.
O que é produzido nas estruturas reprodutivas das pteridófitas?
A estrutura reprodutiva destes vegetais apresenta vários arquegônios contendo a oosfera (gameta feminino), e os anterídios produzindo os anterozoides multiflagelados (gametas masculinos). ... Esses esporos, ao germinarem, darão origem a uma nova planta-mãe (o gametófito denominado de protalo).
Qual é a fase dominante das pteridófitas?
As pteridófitas, em virtude da ausência de grãos de pólen, apresentam uma grande dependência de água para a reprodução. Assim sendo, são espécies encontradas em locais geralmente úmidos. Além disso, outro ponto importante no que diz respeito ao seu ciclo de vida é o esporófito como fase dominante.
Qual característica morfológica ocorre apenas nas pteridófitas?
As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes. ... Graças a essa característica, as pteridófitas possuem um porte superior ao das briófitas. As pteridófitas possuem tecidos especializados, apresentando sistema dérmico, vascular e o fundamental.
Como ocorre a reprodução das briófitas e das pteridófitas?
Reprodução: As pteridófitas, como as briófitas, se reproduzem por meio de um ciclo que apresenta uma fase assexuada e outra sexuada. ... O prótalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito. No prótalo, formam-se os anterozóides e as oosferas.
Ciclo Reprodutivo das Pteridófitas - Brasil Escola
Como se dá a reprodução das briófitas?
A reprodução sexuada das briófitas é caracterizada pela união do gameta masculino com o gameta feminino utilizando a água como meio para se transportar. Após a fecundação (encontro desses gametas) é formado um zigoto (2n) que, após divisões meióticas gera esporos (n).
Qual a semelhança entre a reprodução das briófitas e das pteridófitas?
– Ambas são hermafroditas. – Não produzem flores, sementes e frutos. – Ambas habitam ambientes úmidos e assombrados, e algumas em água doce. – A água é um elemento fundamental para que ocorra a fecundação.
Quais as características da pteridófitas?
Pteridófitas são plantas vasculares, ou seja, que apresentam vasos condutores de seiva. Essas plantas não possuem flores, sementes ou frutos e sua reprodução é dependente de água, uma vez que apresentam anterozoides flagelados que precisam nadar até a oosfera para que a fecundação ocorra.
Quais são as pteridófitas mais conhecidas?
- Samambaias.
- Avencas.
- Cavalinhas.
- Salvíneas.
- Selaginelas.
Qual a característica evolutiva das pteridófitas?
As pteridófitas (do grego pteridon = feto e phyton = planta), também chamadas de plantas vasculares sem sementes, são um grupo vegetal que se destaca pelo surgimento de uma importante novidade evolutiva: os vasos condutores de seiva (xilema e floema).
Qual a fase dominante das pteridófitas e das briófitas?
Dessa forma, fica evidente as diferenças de reprodução entre as pteridófitas e as briófitas: Nas briófitas, a fase dominante é o gametófito haplóide (n), enquanto que nas pteridófitas, a fase dominante é o esporófito diplóide (2n).
Qual a fase dominante de uma samambaia?
A fase dominante do ciclo de vida das pteridófitas é a fase esporófito, ao contrário das briófitas. As samambaias podem se reproduzir de forma assexuada por fragmentação e por forma sexuada os esporos são levados pelo vento e, após a germinação, forma-se o prótalo.
Quais as características corretas sobre a fase de gametófito das pteridófitas?
O gametófito das pteridófitas é chamado de protalo. Ele possui a forma de um coração, é bem menor que o esporófito e é de curta duração. Quando os esporófitos amadurecem, eles produzem esporos haplóides (n) através de meiose, no interior de estruturas chamadas de esporângios.
Que estrutura predomina no ciclo de vida de um musgo e de uma samambaia?
A geração haploide, denominada esporófito, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida. C) A geração haploide, denominada gametófito, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida. D) A geração diploide, denominada esporófito, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida.
Que grupo de plantas pertence essa folha E o que é produzido em suas estruturas reprodutivas?
FUVEST 2005
A que grupo de plantas pertence essa folha e o que é produzido em suas estruturas reprodutivas? Angiosperma; grão de pólen.
Como é composto é organizado o corpo das pteridófitas?
O corpo das pteridófitas possui raiz, caule e folha. ... Em geral, cada folha dessas plantas divide-se em muitas partes menores chamadas folíolos. A maioria das pteridófitas é terrestre e, como as briófitas, vive preferencialmente em locais úmidos e sombreados.
São exemplos de traqueófitas encontradas no Brasil?
As pteridófitas são plantas vasculares ou traqueófitas, ou seja, que possuem tecidos condutores e criptógamas pois não possuem sementes. Os exemplos mais conhecidos são as samambaias, avencas e cavalinhas, muito utilizadas como plantas ornamentais.
Onde são encontradas as plantas pteridófitas?
As pteridófitas são observadas em uma grande variedade de habitat, sendo encontradas em ambientes florestais e até mesmo em áreas secas. Entretanto, a grande maioria das espécies é encontrada em regiões onde há uma maior umidade no solo.
O que são plantas traqueófitas Quais são elas?
As traqueófitas são as plantas que possuem sistema vascular, estando incluso nesse grupo as plantas vasculares sem sementes, as gimnospermas e as angiospermas. A presença do sistema vascular, que é formado pelo xilema e floema, contribuiu para o sucesso das plantas na ocupação do ambiente terrestre.
Quais são as principais características das briófitas?
As briófitas são plantas avasculares (não possuem vasos condutores de seiva) que crescem em solos úmidos, pedras ou troncos de árvores, sendo os musgos seus principais representantes. ... O esporófito das briófitas é diploide (2n) e é menos desenvolvido e de curta duração.
Quais são as características de angiospermas?
As angiospermas são plantas vasculares (apresentam vasos condutores) com sementes que apresentam como característica mais marcante a presença de flores e frutos. O termo angiosperma vem do grego angeion, que significa urna, e sperma, que significa semente.
Quais as principais características das briófitas e das pteridófitas?
As pteridófitas são plantas que não possuem sementes, porém, ao contrário das briófitas, têm vasos condutores de seiva e são consideradas traqueófitas. Essas plantas conseguem ter portes maiores pelo eficiente transporte de água, seiva e nutrientes em conjunto com o surgimento de tecidos de sustentação.
Quais são as diferenças entre o Esporófito de Briófita e de uma samambaia?
Quais as diferenças entre Briófitas e Pteridófitas? As Briófitas não possuem vasos condutores e sua fase de ciclo de vida predominante é a gametófita. As Pteridófitas possuem vasos condutores de seiva e sua fase predominante é a esporofítica.
Por que a água é necessária para a reprodução das briófitas e das pteridófitas?
As briófitas necessitam de água para a reprodução, pois os anterozoides necessitam de água para se deslocarem até a oosfera. ... As briófitas necessitam de água para a reprodução, pois o gameta feminino precisa nadar em direção ao gameta masculino.
Como se dá a classificação das briófitas?
As briófitas são plantas de pequeno porte que não possuem tecidos de sustentação e vasos condutores (avasculares). Podem ser classificadas em três grupos: musgos, hepáticas e antóceros.
Quantos tipos de aveia existem?
O que é cronica narrativa?