O que foi o processo de reestruturação produtiva?
Perguntado por: Enzo Hugo Machado Cardoso | Última atualização: 16. April 2025Pontuação: 4.4/5 (59 avaliações)
A 'reestruturação produtiva' é a resultante de mudanças no modo de produzir o cuidado, geradas a partir de inovações nos sistemas produtivos da saúde, que impactam o modo de fabricar os produtos da saúde, e na sua forma de assistir e cuidar das pessoas e dos coletivos populacionais.
O que foi a reestruturação produtiva no Brasil?
Reestruturação produtiva refere-se aos sucessivos processos de transformação nas empresas e indústrias, caracterizados pela desregulamentação e flexibilização do trabalho, fruto da Acumulação Flexível e das novas tecnologias da Terceira Revolução Industrial.
O que é processo de reestruturação do trabalho e qual seu principal objetivo?
Também conhecida como “reengenharia organizacional”, ou até “reengenharia de processos”, essa reestruturação se trata, basicamente, de um mapeamento geral da estrutura organizacional, a fim de torná-la mais eficiente, adotar novas políticas, reduzir custos etc.
Qual é o principal objetivo da reestruturação produtiva no contexto do neoliberalismo?
Atrelado a toda lógica neoliberal, nos anos de 1990, há um acelerado processo de transformações produtivas, que tem como principal objetivo aumentar a produtividade/qualidade.
Quais os principais impactos causados pela reestruturação produtiva?
Entre as mudanças processadas via reestruturação produtiva no PIM, salienta-se maior utilização de mão-de-obra terceirizada principalmente a partir da década de 90, alta rotatividade, precarização das condições de trabalho, redução dos gastos com salários, benefícios etc.
Reestruturação produtiva
Quais as mudanças que a reestruturação produtiva trouxe para o mundo do trabalho?
A reestruturação produtiva trouxe como conseqüência a fragmentação e a heterogeneidade da classe trabalhadora, redução de empregos no setor industrial, destruição de postos de trabalho, geração de bons e maus empregos e a diversificação crescente do setor de serviços.
O que é reestruturação produtiva exemplos?
É o processo de renovação das práticas de gestão e de organização do trabalho que implica na substituição das estratégias de gestão próprias do taylorismo-fordismo por outras mais flexíveis identificadas com o “modelo toyotista”.
Qual fator efetivou a reestruturação produtiva explique como?
É importante ressaltar que a Reestruturação Produtiva apenas se efetivou em virtude dos avanços proporcionados pelas inovações tecnológicas, que permitiram uma maior eficiência no processo produtivo, minimizando erros e acelerando a produção.
Quais são os possíveis impactos sociais da reestruturação produtiva sobre a perspectiva neoliberal?
O processo de reestruturação neoliberal tem efeitos deletérios para a classe trabalhadora e aprofunda as desigualdades sociais, pois a reconcentração de renda é mais acentuada nesse período de ofensiva capitalista.
Quais os principais reflexos da reestruturação produtiva sobre a classe trabalhadora no Brasil?
As consequências são o aumento do desemprego estrutural, a precarização das relações de trabalho, a ampliação de oferta de empregos intermitentes, em tempo parcial, temporários, instáveis e sem acesso aos direitos provenientes dos empregos estáveis.
O que é estratégia de reestruturação?
Uma estratégia de Reestruturação implica em mudanças Estruturais, ou seja, mudanças no modus operandi e na maneira como as atividades são organizadas e conduzidas. Os benefícios ou impactos de uma estratégia de Reestruturação transcendem a Redução de Custos. Diga-se de passagem, reduzir custos em si, não é estratégia.
Qual o papel da tecnologia na reestruturação produtiva?
O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho.
Qual a marca da reestruturação produtiva no Brasil?
Tendo como base as pes- quisas realizadas, é possível afirmar que a marca distintiva do chamado processo de reestruturação produtiva no Brasil é a “heterogeneidade generalizada”, que ocorre não só entre as empresas, mas também no interior delas.
O que é o taylorismo e fordismo?
Enquanto no taylorismo o trabalhador era adequado à máquina, tendo sua produção cronometrada e programada para agir de modo repetitivo, o fordismo fez o contrário, adaptando as máquinas ao trabalhador, com a inovação da esteira rolante, do trabalho especializado.
Qual foi a grande mudança produtiva trazida pelas indústrias?
A Revolução Industrial alterou as formas de produção e as relações de trabalho. A manufatura deu lugar à maquinofatura. A fábrica substituiu a oficina. Os desenvolvimentos técnicos na indústria têxtil e metalúrgica aumentaram a capacidade produtiva e os trabalhadores começaram a ter outras funções e estatuto.
O que podemos afirmar sobre o processo de trabalho nesse processo de reestruturação produtiva?
No processo de reestruturação produtiva, podemos afirmar que ocorre uma maior valorização do trabalho intelectual em relação ao trabalho material, dividindo quem pensa de quem executa. Além disso, um novo modelo de organização produtiva retoma o taylorismo e os modelos de gestão baseados na persuasão do trabalhador.
Como a revolução industrial associada a reestruturação produtiva alterou a relação dos trabalhadores com o processo de produção?
A revolução resultou em transformações sensíveis no modo de produção das mercadorias e nas relações de trabalho e em forte redução do salário. Os trabalhadores, intensamente explorados, mobilizaram-se em organizações e coordenaram dois movimentos: o ludismo e o cartismo.
Quais as principais consequências do processo de precarização do trabalho?
A precarização dos vínculos empregatícios tem um caráter expansivo que provoca tanto a desestabilização quanto a segmentação do mercado de trabalho e se reflete no agravamento das desigualdades sociais (Linares, 2013).
Qual o objetivo da reestruturação?
Geralmente uma reestruturação tem o objetivo de extinguir o que não agrega mais valor, corrigir e melhorar o dinamismo de todas as partes que compõem a empresa. Além de diminuir custos, melhorar o engajamento dos funcionários e seus gestores.
São exemplos de processos produtivos?
O processo produtivo é o conjunto e a sequência das etapas de realização de uma produção. Em uma padaria, por exemplo, misturar água, sal, farinha e fermento é uma parte do processo da indústria panificadora. Mas essa ainda é só uma explicação breve.
Como fazer reestruturação?
- Analisar o modelo de negócio.
- Estabelecer objetivos e metas.
- Identificar áreas para mudança.
- Reduzir custos e aumentar eficiência.
- Criar e acompanhar um plano de implementação.
Como o capitalismo está sendo reestruturado?
A produção de tecnologias foi muito intensificada nas últimas décadas do século XX, sendo o principal motor da reestruturação capitalista em curso. Isso possibilitou a ampliação da produção, a mundialização do capital e a configuração de um novo sistema de valores em escala global.
Qual país não foi afetado pela reestruturação?
Resposta verificada por especialistas. O país que não foi afetado pela reestruturação nas fábricas de Henry Ford foi a Argentina.
Qual a diferença entre o fordismo e toyotismo?
Ou seja, enquanto no Fordismo o trabalhador conhece apenas uma função, no Toyotismo ele tem que saber de todo o processo do produto. Desse modo, os funcionários possuem funções menos específicas, trabalhando naquilo que tiver maior demanda no momento.
Quais as reações do formol no cabelo?
Qual furadeira e mais potente?