Como é feita a primeira quimioterapia?

Perguntado por: Teresa Eduarda de Alves  |  Última atualização: 5. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (6 avaliações)

Como é administrada a quimioterapia? São remédios em forma de comprimidos, cápsulas e líquidos, que você pode tomar em casa. A medicação é aplicada na veia ou por meio de cateter (que é um tubo fino colocado na veia), na forma de injeções ou dentro do soro. A medicação é aplicada por meio de injeções no músculo.

O que acontece na primeira sessão de quimioterapia?

Também recomendamos que na primeira vez venha um acompanhante junto, pois serão repassadas muitas informações sobre como será o tratamento.” Antes de iniciar a quimioterapia, o paciente passa pelo acompanhamento psicológico, nutricional, enfermagem e da farmácia clínica.

Quanto tempo dura a primeira quimioterapia?

Local da sessão: a quimioterapia pode ser administrada em um hospital, clínica especializada ou ambulatório. Duração: a primeira sessão de quimio geralmente é mais longa do que as demais, porque será avaliada a tolerância do paciente aos medicamentos. Pode chegar a durar horas.

Quais são os efeitos da primeira quimioterapia?

Como as células saudáveis também são danificadas durante a quimioterapia, efeitos colaterais são prováveis. A quimioterapia causa, frequentemente, náuseas, vômitos, perda de apetite, perda de peso, fadiga e diminuição na contagem de glóbulos no sangue, provocando anemia.

Quais são os 4 tipos de quimioterapia?

A quimioterapia pode ser administrada de diferentes formas: pela boca (via oral), pela veia (intravenosa), pelo músculo (intramuscular), abaixo da pele (subcutânea), sobre a pele (tópica) ou no líquido cerebroespinhal (intratecal).

COMO É FEITA A QUIMIOTERAPIA?

39 questões relacionadas encontradas

Como fica a pessoa que faz quimioterapia?

O tratamento com quimioterapia pode causar diferentes efeitos colaterais, como queda de cabelo, diarreia, feridas na boca, náuseas e vômitos, pele sensível e até mesmo infertilidade.

Qual o tipo de quimioterapia mais fraca?

A quimioterapia branca é considerada mais branda porque as antraciclinas, compostos da vermelha, são mais ácidas e costumam ser agressivas às veias periféricas, como as da dobra do braço e do dorso da mão. No entanto, as reações vão depender bastante do organismo do paciente.

O que não se pode fazer durante a quimioterapia?

Não Fume nem Beba Álcool

O álcool também causa desidratação que pode piorar as náuseas e dificultar a tolerância à quimioterapia. Fumar, vaporizar e outros produtos do tabaco também são prejudiciais ao corpo, por isso é melhor evitá-los totalmente.

Quanto tempo dura a fraqueza da quimioterapia?

Geralmente, após uma noite de sono e descanso essa sensação vai embora. Já com a fadiga durante o tratamento oncológico, não é bem isso o que acontece. A fadiga oncológica não desaparece após uma noite de sono, ou uma tarde de repouso. Ela persiste durante todo o dia e a noite.

Quantas sessões de quimioterapia uma pessoa pode fazer?

A quantidade de quimioterapia – ou o número de sessões – feita por cada um também é diferente. Algumas pessoas podem fazer semanalmente, outras a cada 15, 21 ou 28 dias e até mesmo mensalmente. Tudo vai depender do protocolo do paciente e do quimioterápico.

O que levar para a primeira quimioterapia?

O que levar na sessão de quimioterapia?
  • Água. Dores de cabeça podem ser comuns durante a quimioterapia e uma das possíveis causas é a desidratação. ...
  • Música. Alguns pacientes costumam relaxar ao ouvir música. ...
  • Livros e Revistas. Ler também é um excelente passa-tempo. ...
  • Notebooks e tablets. ...
  • Seu acompanhante.

O que fazer no primeiro dia de quimioterapia?

É muito importante que o paciente ANTES de iniciar o tratamento quimioterápico consulte-se com o dentista a fim de prevenir possíveis complicações na região da boca. Fique atento (a) às mudanças no seu corpo ou sensações de desconforto. Não espere desenvolver um resfriado ou gripe forte para conversar com o seu médico.

Quantas sessões de quimioterapia faz cair o cabelo?

Em que momento da quimioterapia o cabelo começa a cair? Os fios começam a cair de duas a quatro semanas após o início do tratamento. Você poderá notar mechas de cabelo no travesseiro, na escova de cabelo, no ralo da pia ou do chuveiro. O couro cabeludo pode ficar sensível ao toque e ao sol.

É possível levar uma vida normal durante a quimioterapia?

O paciente que faz quimioterapia pode trabalhar até que algo mude em sua rotina a ponto de ser necessário parar. Seja por causa de uma cirurgia, uma complicação nos efeitos colaterais ou algum outro fator.

Quem faz quimioterapia não pode sair de casa?

Não existe um tipo de lugar que é o mais indicado. É preciso considerar as limitações daquele paciente, além do tipo de tratamento que está sendo rea lizado. Porém, de acordo com o Dr. Kaliks, em geral, não são recomendadas grandes aventuras, principalmente para pacientes submetidos à quimioterapia.

Qual o próximo passo depois da quimioterapia?

Exercícios físicos – converse com seu médico sobre começar ou voltar a praticar exercícios físicos e quais são adequados para a sua necessidade. Se exercitar pode ajudar a relaxar, recuperar massa muscular e capacidade física, ganhar qualidade de vida e diminuir a fadiga.

Quais são as dores da quimioterapia?

Pacientes submetidos a tratamento de câncer podem desenvolver polineuropatias, visto que diversos medicamentos usados na quimioterapia são tóxicos tanto aos nervos periféricos como ao nervo vago, parte do sistema nervoso autônomo.

Porque a quimioterapia deixa a pessoa com mal estar?

Esses efeitos colaterais da quimioterapia são resultado das medicações, que interferem diretamente na capacidade de multiplicação das células, normais ou tumorais, e variam de acordo com o tipo e a dosagem dos medicamentos. Em cada pessoa, as reações podem ser diferentes, variando em frequência e intensidade.

Como saber se a pessoa está reagindo bem à quimioterapia?

Como saber se a quimioterapia está funcionando? Durante o tratamento com quimioterapia, o paciente consultará o seu oncologista com frequência, a cada poucas semanas. Nessas consultas, o médico avaliará o estado geral do paciente, se houve algum efeito colateral devido tratamento, bem como alguns exames de sangue.

Quem faz quimioterapia precisa de repouso?

Durante o período de tratamento de câncer, a prioridade sempre deve ser o bem-estar do paciente. Os efeitos desse processo muitas vezes podem debilitar o funcionário. Isso, portanto, exige respeito ao tempo de descanso e repouso.

O que comer para aumentar a imunidade durante a quimioterapia?

Juntamente com o consumo dos probióticos, é necessário incluir diariamente na rotina os alimentos ricos em fibras como frutas, verduras e legumes e os alimentos fontes de polifenóis (resveratrol), encontrado nas uvas, cacau e amendoim, favorecendo e aumentando a quantidade e qualidade das bactérias boas e melhorando a ...

O que comer no dia da quimioterapia?

Entre as refeições, consuma vitaminas de frutas, iogurtes, mingaus, milkshakes, podendo adicionar leite em pó, coco seco, mel ou melado de cana. Nas sopas e macarrão, acrescente carne, frango, ervilha ou lentilha. Durante a perda de apetite, suplementos nutricionais podem ajudar.

Quando a quimioterapia diminui o tumor?

Controle da doença.

Nesses casos, a quimioterapia é usada para diminuir e/ou impedir que o tumor cresça ou se espalhe. Isso pode melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida do paciente. Em muitos casos, o câncer não desaparece completamente, mas é controlado como uma doença crônica.

Qual tipo de câncer que não precisa de quimioterapia?

Pacientes com câncer de mama inicial não precisam fazer quimioterapia.

Qual a quimioterapia mais agressiva?

Quimioterapia vermelha

Este tipo é entendido pelos pacientes como a quimioterapia mais forte, com efeitos colaterais mais intensos.

Artigo anterior
Quanto tá a passagem de ônibus de Goiânia para Belém do Pará?
Artigo seguinte
Quem não pode abrir uma Me?