Como é feita a leitura do código de barras?

Perguntado por: Mónica Ribeiro de Faria  |  Última atualização: 11. Oktober 2024
Pontuação: 4.6/5 (8 avaliações)

As listras escuras absorvem a luz incidente, e as listras brancas refletem essa luz; Um pequeno sensor de luz (chamado de fotossensor) acoplado ao leitor coleta as informações da luz refletida e, em seguida, transforma-as em uma sequência de dígitos 0 e 1 de acordo com a espessura de cada listra.

Como é feita a leitura dos códigos de barra?

O leitor de código de barras, também chamado de scanner, emite um feixe de luz vermelha que percorre as barras, fazendo o seu reconhecimento por meio da cor — ou pela ausência dela. No caso das barras pretas, o leitor absorve a luz e, nas barras brancas, ele reflete.

Como é feito a leitura do código de barras?

Para que serve um leitor de código de barras

O reconhecimento do código de barras é feito por meio das cores preto e branco, que são transformadas em um código binário (1 para preto e 0 para branco) e posteriormente decodificados por um computador conectado ao leitor por meio de um cabo USB, bluetooth ou wi-fi.

Como funciona a leitura do código de barras?

Cada linha preta que você vê no código de barras representa um número 1, e o espaço branco um 0. As 2 barras finas e mais compridas que ficam tanto no início quanto no fim do código sinalizam o início e o fim do código do produto. Elas facilitam a leitura do código de barras pelo scanner.

Como se lê o código de barras?

Para decifrar um código de barras EAN, a chave está na posição dos números. Os dois primeiros indicam o país de origem. No caso de Espanha, por exemplo, o seu distintivo é o 84. Os seguintes cinco números correspondem ao identificador da companhia que fabricou o produto.

Como os códigos de barras funcionam?

16 questões relacionadas encontradas

Como fazer a leitura do código de barras pelo celular?

Um app legal para criar e ler códigos de barras no celular é o Leitor de QR Code & Barcode, disponível para Android e iPhone. Basta abri-lo, dar acesso à câmera e apontar o celular para o código QR ou código de barras que você deseja escanear.

Quantas ordens tem o código de barra?

O código de barras EAN (Número de Artigo Europeu, em tradução livre) é um sistema internacional criado para a identificação dos itens em pontos de venda de varejo. Esse código contém 13 dígitos divididos em 4 blocos, sendo 12 referentes aos produtos e o último, a um dígito verificador.

O que significa os primeiros números do código de barras?

Os 3 primeiros dígitos representam a origem da organização responsável por controlar e licenciar a numeração. Esses NÃO indicam origem de produto ou da empresa detentora dos códigos, ou seja, 789 representa que o produto foi cadastrado no Brasil, mesmo ele não sendo fabricado nesse país.

O que os três primeiros dígitos do código de barras representam?

Os 3 primeiros dígitos representam a identificação do país, a licença de uma GS1 local..

Como é calculado o dígito de controle dos códigos de barra?

Primeiramente, cada um, dos doze primeiros dígitos, do código de barras é multiplicado pelos números 1 e 3, repetindo-os, sucessivamente. Os produtos obtidos são somados e o resultado final é subtraído do primeiro múltiplo de dez, imediatamente superior ao resultado obtido.

Quais são os dois tipos de leitor de código de barras?

Variedade de tipos de leitor de código de barras. Leitor de código de barras fixo. Leitor de código de barras de mão.

Como funciona o leitor de código de barras sem fio?

Estes dispositivos podem ser divididos em dois tipos: com base e sem base, e também podem ser de várias tecnologias diferentes. Os Leitores com Base precisam de um computador para conectar à base e transmitir os dados por ela. Já os Sem Base, podem ser pareados via bluetooth com celulares, tablets e notebooks.

Como acontece o funcionamento do leitor óptico?

Através da luz refletida pelos módulos que compõem o código, a leitora interpreta-o e o converte em sinais digitais. Após uma etiqueta ser lida e decodificada em sinais digitais, o resultado pode ser transferido para o microcomputador via USB.

Como funciona o código de barras dos produtos?

O código de barras EAN normalmente é composto de 13 dígitos e é capaz de realizar também o controle interno do produto, já que é capaz de armazenar informações de movimentações internas ou lote. A exceção fica com revista e livros, que precisam utilizar seu próprio código de barras USBN.

Porque a maioria dos códigos de barra começa com 789?

Dentro do sistema de normas GS1, a cada país membro é atribuído um prefixo constituído por três números. O prefixo conferido ao Brasil é 789 e, portanto, todos os produtos cuja marca é registrada em nosso país terão o seu código de barras iniciado por esse prefixo.

Como saber se o código de barras está correto?

Para saber os códigos corretos, acesse a ferramenta Busca Banco, da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Insira seu estado e município para que a ferramenta mostre a lista de códigos dos bancos que atuam na sua região. Além disso, verifique os números finais do código.

Como é formado o código EAN?

Como mencionamos, o EAN é composto de uma sequência de barras verticais aleatórias (de grossuras diferentes), sublinhado por um dígito de 13 números. Nos Estados Unidos e Canadá, por exemplo, o sistema utilizado é conhecido como UPC, o Universal Product Code ou Código Universal de Produto.

Quais os 8 tipos de código de barras?

Tipos de código de barras
  • Code 128. Tipo de código de barras 1D moderno com alta densidade de dados. ...
  • GS1-128, EAN-128. Esta forma especial do Código 128 é utilizada para mercadorias e paletes no comércio e indústria. ...
  • EAN-13, GTIN-13. ...
  • QR Code, GS1 QR Code. ...
  • Data Matrix. ...
  • GS1-Data Matrix. ...
  • EAN-8, GTIN-8. ...
  • PDF417.

Como é formado o código de barras EAN-13?

Na codificação do EAN-13, os dígitos são divididos em 3 grupos; o primeiro dígito, o primeiro grupo de 6 dígitos e o último grupo de 6 dígitos. O primeiro grupo de 6 dígitos está codificado através de um sistema onde cada dígito tem duas codificações possíveis, uma par e outra impar.

Como saber o país de origem pelo código de barras?

Cada país tem seu conjunto de algarismos próprios. O do Brasil, por exemplo, é 789. Logo, pegou um produto na mão, olhou o código de barras, começa por 789 = Brasil. Código do Fabricante: em seguida, aparece a sequência de números que identificam a empresa que produz o produto.

Porque todo código de barras começa com o número 7?

Indo direto ao ponto, é provável que você adquiriu essa impressão por ter focado sua análise em produtos made in Brazil. Quando os três primeiros dígitos da sequência de um código de barras são 789 (ou 790), é sinal que a mercadoria foi cadastrada em território nacional.

Porque o código de barras começa com 7?

E no seu caso, você percebeu muitos produtos começando com o dígito 7 por que você está no Brasil. De forma rápida, esse número 7 representa o tal do made in Brazil.

É possível ter dois produtos com o mesmo código de barras?

O código de barras pode ser definido como uma representação gráfica de uma sequência de números que fica localizada logo abaixo dele. Cada produto possui um código diferente, o que faz com que ele funcione como uma identidade, ou seja, não existe o mesmo número para dois produtos diferentes.

Como decodificar um código de barras?

Como decodificar um código de barras?
  1. Utilize um scanner óptico. Adquira um scanner óptico de qualidade, que seja compatível com o tipo de código de barras que você deseja decodificar. ...
  2. Posicione o scanner corretamente. ...
  3. Acione o scanner. ...
  4. Aguarde a leitura. ...
  5. Decodifique as informações.

Como gerar um boleto com o código de barras?

Você pode gerar boletos de duas formas: por meio de uma instituição financeira ou plataforma de cobrança. Para isso, basta ser correntista do banco ou criar uma conta em uma plataforma que ofereça o serviço de emissão de boletos. Geralmente, é possível realizar a operação por meio do internet banking ou aplicativo.

Artigo anterior
Como é feita a provisão para o Imposto de Renda?
Artigo seguinte
O que pode comer na Sexta Santa?