Como é feita a intimação pessoal a Fazenda Pública?

Perguntado por: Hugo Filipe Gaspar de Barros  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (47 avaliações)

O §1º do art. 183 do NCPC, especificamente, definiu que a intimação da Fazenda Pública, em todas as esferas, tanto federal quanto estadual ou municipal, será pessoal, admitindo-se somente por carga, remessa ou meio eletrônico.

Como deve ser feita a intimação da Fazenda Pública?

[8] "Artigo 5º - As intimações serão feitas por meio eletrônico em portal próprio aos que se cadastrarem na forma do artigo 2º desta Lei, dispensando-se a publicação no órgão oficial, inclusive eletrônico.

O que é intimação pessoal da fazenda pública?

§ 1o A intimação pessoal far-se-á por carga, remessa ou meio eletrônico. Com isso, para o NCPC, intimação pessoal é aquela realizada por carga, remessa ou meio eletrônico.

Como funciona a intimação pessoal?

A intimação eletrônica realizada de acordo com o artigo 5º, § 6º, da Lei 11.419/2006, é considerada pessoal, sendo desnecessário o envio de carta com aviso de recebimento e a publicação via diário oficial, porquanto a intimação via sistema é suficiente para cientificar a parte cadastrada como parceiro de expedição ...

O que é intimação pessoal da parte?

A intimação pessoal configura medida para dar conhecimento à respectiva parte sobre a desídia na condução do processo pelo advogado que deveria representa-la e defender seus interesses com zelo. 3. Prescindível a intimação pessoal do advogado.

? STJ - PRERROGATIVA DA FAZENDA - ECT - INTIMAÇÃO PESSOAL - PROCESSO ELETRÔNICO | UBIRAJARA ?

42 questões relacionadas encontradas

Em quais casos a intimação deve ser pessoal?

As intimações serão pessoais quando se tratar de decisão judicial para que a parte cumpra determinado ato para qual não se exige capacidade postulatória. Os demais atos são comunicados ao patrono. A intimação por telefone é inadmissível, havendo várias decisões que a consideram nula.

Quais os tipos de intimação pessoal?

A intimação, dentro do Direito Processual, pode ser fundamentalmente dividida em dois tipos: a intimação judicial e a extrajudicial. A intimação judicial é a mais comum, por ser a que ocorre dentro de um processo.

O que acontece depois de uma intimação?

Após sua expedição, a intimação pode ser entregue ao destinatário via correios ou oficial de justiça. Em alguns casos, pode ocorrer de ser entregue, também, por outros servidores públicos (ex: policiais, serventuários da justiça eleitoral, agentes administrativos etc).

Quando a parte deve ser intimada pessoalmente?

Às partes pessoalmente só se fará intimação quando dela se exigir prática ou abstenção de atos que devam ser cumpridos por ela própria. O advogado não presta depoimento pessoal pela parte.

O que acontece se eu não assinar uma intimação?

O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação. A pessoa que não cumprir uma intimação pode, inclusive, responder por crime de desobediência à ordem judicial. Com isso, ela responderá a um processo criminal.

O que quer dizer vista pessoal?

O fato de o acesso (visualização) ser “considerado vista pessoal (art. 9o., parágrafo 1o., da Lei Federal no. 11.419/2006) que desobriga a anexação” das peças à carta (petição inicial, decisão etc), por enquanto não implica em ciência do ato para fins de início da contagem do prazo processual.

Quais são os órgãos da Fazenda Pública?

  • Casa Civil da Presidência da República.
  • Ministério da Justiça.
  • Ministério da Fazenda.
  • Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
  • Ministério da Cultura.
  • Ministério do Trabalho.
  • Ministério do Desenvolvimento Social.
  • Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Qual o prazo para a Fazenda Pública recorrer?

No novo CPC, todos os recursos têm prazo de 15 dias, tanto para interposição quanto para a resposta (arts. 1.002 e 1.003, prazo em dobro para Fazenda Pública, Ministério Público e Defensoria Pública – arts. 180, 183 e 186), com exceção dos embargos de declaração (art. 1.023), que tem 5 dias.

Como citar a Fazenda Pública do Estado de São Paulo?

1) A citação/intimação da FAZENDA PÚBLICA ESTADUAL e das AUTARQUIAS/FUNDAÇÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO representadas pela Procuradoria Geral do Estado – PGE, listadas ao final deste Comunicado, deverão ocorrer por meio do Portal Eletrônico, tendo como pré-requisito o cadastro do CNPJ correto do ente público que figurar ...

Como citar o município?

CITAÇÃO DO MUNICIPIO em Modelos

XISTO DA SILVA , brasileiro, administrador, solteiro, portador da carteira de identidade nº X e CPF nº X, residente e domiciliado na Rua X, nº X, Bairro X, no Município X, Estado X, vem respeitosamente...

Quem é o representante judicial da Fazenda Pública?

[13] Na verdade, a Procuradoria Judicial e seus procuradores constituem um órgão da Fazenda Pública. Então, o advogado público quando atua perante os órgãos do Poder Judiciário é a Fazenda Pública presente em juízo. Em outras palavras, a Fazenda Pública se faz presente em juízo por seus procuradores.

O que é intimar a parte autora?

Juiz tem de intimar autor antes de determinar extinção de processo. Antes de determinar a extinção de processo por inércia do autor, o juiz deve intimá-lo. Não cumprir esse procedimento torna nula a extinção da ação.

O que acontece se não comparecer a uma intimação policial?

Toda intimação policial deve ser atendida, sob pena de responder por possível crime de desobediência (desacato à ordem legal de funcionário público), previsto no art. 330 do Código Penal. A pena varia de 15 dias a 6 meses de detenção, e multa.

O que diz o artigo 485?

485, Novo CPC, quando o autor abandonar a causa, o juiz não poderá decidir de ofício após o oferecimento da contestação. A partir do oferecimento da defesa, portanto, a extinção do processo sem resolução de mérito deverá ser requerida pelo réu.

Quantas vezes o oficial de justiça tenta entregar uma intimação?

Quando, por 2 (duas) vezes, o oficial de justiça houver procurado o citando em seu domicílio ou residência sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar qualquer pessoa da família ou, em sua falta, qualquer vizinho de que, no dia útil imediato, voltará a fim de efetuar a citação, na hora que designar.

Quanto tempo demora para uma pessoa receber uma intimação?

Conforme previsão na lei processual, os prazos constantes no mandado podem ser de 3, 5 ou 15 dias. Portanto, se atente a isso. Vale lembrar que se você se recusar a receber o mandado, o oficial de justiça tem poder para certificar no processo que você foi citado/intimado daquela decisão.

Como saber se ele já recebeu a intimação?

1 resposta. O melhor é ir ao até o Cartorio onde tramita o processo e questionar ao funcionário. Porém, como trata-se segredo de justiça será fornecida informação somente ao advogado cadastrado no processo ou a parte.

Quais os tipos de intimação judicial?

Meios de realização de intimação
  • Por correspondência: carta registrada com obrigatoriedade de assinatura do Aviso de Recebimento.
  • Eletrônica: como o próprio nome diz, é feita pelos meios eletrônicos. ...
  • Judicial: a ordem parte de um juiz.

O que é citação pessoal?

A citação pode ser pessoal ou real e ficta. É real ou pessoal quando é feita na pessoa do citando ou numa daquelas pessoas em que este pode ser citado. É ficta quando a citação não se faz diretamente numa dessas pessoas, mas de forma a presumir que o réu foi citado.

Quando o oficial não encontra a pessoa?

Art. 227. Quando, por três vezes, o oficial de justiça houver procurado o réu em seu domicílio ou residência, sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar a qualquer pessoa da família, ou em sua falta a qualquer vizinho, que, no dia imediato, voltará, a fim de efetuar a citação, na hora que designar.

Artigo anterior
Para que serve o sabão da costa?
Artigo seguinte
Quais as principais emergências psiquiátricas?