Como é feita a conservação de alimentos por irradiação?
Perguntado por: Miriam Ramos Barros | Última atualização: 26. Januar 2025Pontuação: 4.9/5 (24 avaliações)
O processo de irradiação para conservação consiste em expor os alimentos, a granel ou empacotados, a ondas de energia e, dependendo do objetivo e normas estabelecidas, pode-se aplicar uma dose pequena, média ou alta, denominadas de radiação.
Qual o processo de conservação de alimentos por irradiação?
A irradiação elimina (ou inativa) larvas de insetos, parasitas, fungos e bactérias presentes nos alimentos, os quais poderiam transmitir doenças. Além disso, ela permite inibir ou retardar alguns processos fisiológicos, como o brotamento e o amadurecimento.
Como se faz a irradiação de alimentos?
O processo de radiação de alimentos é bastante simples. A esterilização e a descontaminação ocorrem por energia ionizante, geralmente através de raios gama. O produto é exposto a ação de ondas eletromagnéticas curtas, geradas geralmente por fontes de Cobalto-60.
Como o alimento é irradiado?
Normalmente o alimento é irradiado por raios gama e beta de elementos radioativos, principalmente o cobalto 60; além também de sofrer radiação ionizante proveniente de raios X e elétrons acelerados. O alimento costuma ficar exposto a essa fonte de radiação, mas sem ter contato direto com tal elemento.
Quais alimentos passam por irradiação?
Entre os principais alimentos irradiados estão carne de porco, raízes e especiarias, frutas e hortaliças, tubérculos, arroz e farinhas. As vantagens do processo são, basicamente: A eliminação de micro-organismos patogênicos, como bactérias potencialmente prejudiciais à saúde, a exemplo de Salmonella sp.
Conservação de Alimentos por Irradiação
O que é o processo de irradiação?
A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante. Enquanto a condução e a convecção ocorrem somente em meios materiais, a irradiação ocorre também no vácuo.
Quais são os tipos de irradiação?
- Infravermelho (Produzida em um ferro de passar)
- Ultravioleta (Produzida pelo sol)
- Micro-ondas (presente em um aparelho de micro-ondas doméstico)
- Luz visível (produzida em lâmpadas comuns, por exemplo)
- Ondas de rádio (produzida em aparelhos de som, por exemplo)
O que é um alimento tratado por radiação?
O uso da radiação na indústria de alimentos consiste em submeter o produto (embalado ou não) a uma dose de radiação oriunda de uma fonte radioativa ionizante, como os isótopos radioativos cobalto-60 (Co60) e césio-137 (Cs137), ou de um equipamento capaz de produzir tal energia.
Onde ocorre a irradiação?
A irradiação térmica é um dos principais processos de transferência de calor, esse processo ocorre por meio da emissão de ondas eletromagnéticas, uma vez que todos os corpos que se encontrem em temperaturas acima do zero absoluto emitem radiação térmica.
Porque nao comer um alimento irradiado?
Possivelmente alguma vez na vida você já comeu algum alimento irradiado. Diferentemente do que a maioria pensa, a irradiação não é um processo prejudicial ao ser humano e nem ao alimento. Ela é uma aliada do consumidor, pois com ela existe maior segurança do alimento.
Onde surgiu a irradiação de alimentos?
2.2.1 Histórico da Irradiação Alimentar
A ideia da utilização da radiação ionizante na conservação de alimentos surgiu após a descoberta dos Raios X por Roentgen e da radioatividade por Becquerel em, aproximadamente 1895.
Quais são as vantagens e desvantagens da irradiação de alimentos?
Os alimentos irradiados têm seu tempo de prateleira prolongado, já que essa técnica impede que haja prejuízos causados por processos naturais, como ama- durecimento e brotamento. Esse processo, também, tem o poder de minimizar microrganismos patogênicos (a salmonela, por exemplo), que ameaçam a saúde do consumidor.
Qual é a diferença entre radiação e irradiação?
Radiação = transmissão de energia através do espaço. Ex.: O Sol emite radiação. Irradiação = exposição à radiação.
Quais são os métodos de conservação de alimentos pelo calor?
- Esterilização. Este método utiliza temperaturas elevadas para o aquecimento dos alimentos durante poucos minutos ou até mesmo segundos. ...
- Pasteurização. ...
- Branqueamento.
Quais os principais meios de irradiação e contaminação?
Tipos de exposição
Contaminação externa ocorre em pele ou roupas, de onde pode cair ou ser retirada por atrito, contaminando outras pessoas e objetos. A contaminação interna é o material radioativo dentro do corpo, o qual pode entrar por ingestão, inalação ou através de lesões na pele.
São exemplos de irradiação?
Por irradiação: se tiramos a panela do fogo e aproximamos a mão de seu fundo, sentiremos um aumento de temperatura. Quando estamos na luz do sol também podemos perceber a irradiação de calor, pois sentimos o calor irradiado do Sol.
O que é irradiação de exemplo?
A radiação é a propagação de ondas eletromagnéticas ou partículas, emitidas por fontes naturais, como o Sol, ou artificiais, quando são emitidas por aparelhos construídos pelo homem, como os equipamentos de raios-X.
Quais são os alimentos que possuem radiação?
De qualquer forma, alguns alimentos emitem muito mais radiação que outros. A seguir são listados 10 alimentos natuaralmente radioativos: castanha do pará, feijão de lima, banana, cenoura, bata, sal com baixo teor de sódio, carne vermelha, cerveja, água e pasta de amendoim.
Qual é a diferença entre alimentos irradiados e alimentos radioativos?
O Sr Bert Popping explica que alimento radioativo é aquele que contem em sua composição elementos radioativos, que emitem pulsos de energia. Um alimento radioativo (alta energia) não é considerado seguro. Já um alimento irradiado é o que sofreu exposição à radiação, para, por exemplo, eliminar microrganismos.
Qual o destino correto do lixo radioativo?
Os resíduos radioativos, cuja atividade esteja superior às recomendadas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), devem ser acondicionados em depósitos de decaimento (até que suas atividades se encontrem dentro do limite permitido para sua eliminação - considere como de 10 meias vidas o tempo necessário para ...
Quais os efeitos da irradiação?
A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células.
Quem fiscaliza o uso de irradiação alimentar?
Para aferição do nível de radiação nas instalações e dependências em que se processe o tratamento de alimentos por irradiação é obrigatória a adoção de registro dosimétrico quantitativo, sem prejuízo de outras medidas de controle estabelecidas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Por que a banana é radioativa?
Uma banana é naturalmente radioativa. Pois ela contém os elementos Potássio (K) e Carbono (C) radioativos, o mesmo Carbono utilizado para estimar a idade de materiais antigos e fósseis. Além dela, existem diversos alimentos que são radioativos e são consumidos com frequência.
O que é senso moral e exemplos?
Quem é o pai dos filhos de TOPH?