Como é feita a composição do SINAPI?

Perguntado por: Clara Lourenço Faria  |  Última atualização: 17. Oktober 2024
Pontuação: 4.8/5 (59 avaliações)

A tabela SINAPI é desenvolvida com base em diversas composições de custos, que representam os diferentes itens envolvidos no processo de construção civil. Cada composição de custo é elaborada com base em uma técnica específica de cálculo, que leva em consideração diversos fatores relacionados ao item em questão.

Como fazer uma composição SINAPI?

Tudo o que você precisa é multiplicar o índice de consumo dos insumos pelo seu custo unitário para encontrar o custo total de cada um. Dessa forma, depois de somar o custo total de cada insumo, você poderá obter todo a composição de custos unitários.

Como funciona a tabela SINAPI?

O SINAPI conta com dados e índices gerais, atualizados mensalmente pela Caixa Econômica Federal e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a elaboração de orçamentos de engenharia. Independente do tipo de edificação e da sua complexidade, ela começa muito antes da obra iniciar.

Como fazer uma composição de custos?

Como fazer uma boa composição de custos?
  1. Conheça o serviço. É importante conhecer e identificar o nome do serviço, bem como sua unidade de execução. ...
  2. Identifique os insumos. ...
  3. Levante os custos dos insumos. ...
  4. Calcule o consumo dos insumos. ...
  5. Encontre os Índices. ...
  6. Encontre o preço unitário do serviço.

Como são calculados os valores apresentados nas tabelas SINAPI?

A multiplicação dos coeficientes apresentados nas composições pelos preços de insumos obtidos na coleta do IBGE resulta nos preços referenciais do SINAPI. Os insumos do SINAPI compõem o Banco Nacional de Insumos, cujos relatórios de preços são divulgados mensalmente no site da CAIXA para todas as capitais Brasileiras.

APRENDA A UTILIZAR A SINAPI!

24 questões relacionadas encontradas

O que é uma composição representativa SINAPI?

O SINAPI, base de dados que baliza a contratação das obras públicas federais brasileiras desde 2003, representa importante referência técnica na aplicação dos recursos públicos da União, especialmente nas áreas de habitação, saneamento básico e infraestrutura urbana.

Como fazer um orçamento no SINAPI?

Passo a passo para fazer orçamento com o SINAPI
  1. Abra o catálogo de composições. Abra o catálogo de composições e busque pela composição que pretende utilizar. ...
  2. Copie o código da composição. ...
  3. Cole a composição em sua planilha orçamentária.

Quais são os 4 tipos de custos?

Quatro tipos de custos na contabilidade
  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

O que é a composição de valores?

Como o nome sugere, a composição por preços unitários disponibiliza informações por unidade de cada serviço a ser realizado. Ela esclarece tanto a quantidade de materiais como de mão de obra necessária para realizar de forma eficiente determinado objetivo.

O que é a composição de custo?

As composições de custos principais são aquelas que representam os serviços essenciais de uma determinada obra e contém o percentual de BDI aplicado e os custos relativos aos transportes dos materiais.

Qual o BDI utilizado no SINAPI?

Tabela de referência utilizada: SINAPI Março/2021, incluso BDI de 29,90% (serviços) e de 14,02% (insumos).

Quantos itens tem a tabela SINAPI?

Atualmente, a Caixa disponibiliza uma lista de 11 projetos de referência que são divididos em três categorias: Projetos de Edificação, Projetos de Saneamento e Projetos de Pavimentação. Todos os documentos referentes aos orçamentos de referência estão nos links relacionados na área homônima na página do SINAPI.

Qual a diferença entre a tabela SINAPI e Cub?

O CUB se baseia apenas em critérios de tamanho, padrão de acabamento e tipo de empreendimento (Guerra et al., 2009), enquanto o SINAPI, apesar de mais detalhado, considera os valores obtidos nas capitais de cada estado brasileiro. Além disso, o SINAPI não considera algumas questões como a qualidade dos materiais.

Quem faz a SINAPI?

O SINAPI - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil foi implantado em 1969 pelo BNH - Banco Nacional da Habitação.

Como fazer composição de serviço?

A composição de um serviço é dada pelo conjunto de equipamentos, mão de obra, itens de incidência, materiais e itens de transporte necessários para a sua execução. Para montar a composição de um serviço, precisamos informar quais são os insumos necessários para sua execução, bem como suas quantidades.

O que é planilha de composição de custos?

A planilha de custos e formação de preços é um instrumento para precificação, servindo para chegar ao custo estimado da contratação. Ela tem enorme importância no planejamento da licitação, e quando devidamente formalizada, é por onde a Administração efetua as pesquisas de mercado externas.

O que é insumo e composição?

Uma composição sempre é composta de Insumos e/ou outras composições (chamada de auxiliares). Insumos podem ser de vários tipos: Materiais, Mão de Obra, Ferramentas, Taxas, etc. Não confunda serviço com mão de obra, parece ser a mesma coisa, mas não é. Mão de obra é parte de um serviço.

Como formar preços?

A fórmula é dada por:

Preço de Venda = (Custo do Produto + Lucro Objetivo) / (1- impostos – taxa de vendas). Exemplo: Um produto cujo custo inicial seja de R$ 100, a tributação seja de 24%, a venda em um e-commerce seja comissionada em 16%, e o lucro nominal desejado para o produto seja de R$ 40.

O que deve constar na planilha analítica de custos?

Os módulos que compõem uma Planilha Analítica são os seguintes: • Módulo 1: Composição da Remuneração; • Módulo 2: Encargos e benefícios; • Módulo 3: Provisão para rescisão; • Módulo 4: Custo de reposição do profissional ausente; • Módulo 5: Insumos diversos; • Módulo 6: Custos indiretos, lucro e tributos.

Quais são os 3 tipos de gastos?

Os gastos são todas as saídas de dinheiro da empresa. Podemos dividir os gastos em custos, despesas, investimentos e movimentos não operacionais.

Quais são os 3 elementos de custos?

Os custos são classificados em três elementos distintos, matéria-prima, mão- de-obra direta e custos indiretos. Matéria-prima é o primeiro elemento do custo, pois sem ele não há como produzir.

Como classificar custos e despesas?

De forma resumida, pode-se definir os custos como aqueles relacionados às atividades-fim do negócio, como a matéria-prima. As despesas, por sua vez, referem-se aos gastos que não possuem relação direta com o produto final, como as despesas administrativas.

Como abrir a tabela SINAPI?

O SINAPI pode ser acessado gratuitamente por meio do site da caixa econômica e apesar de ser comumente conhecido como uma “Tabela”, os preços do SINAPI são apenas referências. Sendo assim, cabe ao orçamentista analisar e ajustar os preços do sistema durante a confecção de um orçamento.

O que é o SINAPI e quais são seus objetivos?

O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) é a ferramenta pela qual a Administração Pública Federal (ou demais Administrações que estejam manuseando verba federal) define os valores dos insumos e serviços necessários às obras e serviços de engenharia.

Como baixar a tabela do SINAPI?

Acesse a página do SINAPI no site da Caixa, clique no estado brasileiro desejado e baixe gratuitamente os 2 últimos arquivos do mês vigente (Desonerado e Não Desonerado). Os arquivos são compostos pelos seguintes documentos: Relatório Família de Insumos. Catálogo de Composições Analíticas.

Artigo anterior
O que significa ter muito corrimento branco?
Artigo seguinte
Estou sentindo meu coração bater mais forte?