Por onde passa o ar que respiramos?

Perguntado por: Diogo Lopes  |  Última atualização: 30. Dezember 2021
Pontuação: 4.1/5 (65 avaliações)

Há uma bifurcação na traqueia, que leva o ar para os dois pulmões. Chegando no pulmão, o ar atinge os brônquios, que têm pequenas ramificações, chamadas bronquíolos, responsáveis por transportar o ar inspirado até os alvéolos pulmonares, onde são feitas as trocas gasosas.

Qual é o caminho percorrido pelo ar?

O ar penetra pelas fossas nasais, passa pela faringe, laringe e traqueia, brônquios, chegando aos pulmões onde segue pelos bronquíolos até chegar aos alvéolos, local onde ocorrem as trocas gasosas.

Qual é a constituição do sistema respiratório humano?

Ele é formado principalmente pelos pulmões e pelos órgãos: cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia e brônquios, responsáveis por fazer o transporte do oxigênio até as células.

Quais são as principais características do sistema respiratório?

O sistema respiratório é composto por um par de pulmões e por vários ductos por onde o ar circula, como as cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Ao inspirarmos o ar, ele entra pelas nossas narinas chegando até às cavidades nasais.

Quais os componentes do sistema respiratório e suas funções?

O sistema respiratório é o conjunto dos órgãos responsáveis pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e da eliminação do gás carbônico retirado das células. ... Os órgãos que compõem as vias respiratórias são: cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios.

O ar que respiramos

17 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais funções do sistema respiratório?

A principal função do sistema respiratório é realizar a respiração, que é o que permite transportar oxigênio para todas as células do corpo e eliminar o dióxido de carbono, que é o resultado do oxigênio utilizado pelas células.

Quais são as partes em que se divide o sistema respiratório?

O sistema respiratório pode ser dividido em duas partes, sendo uma condutora e a outra respiratória. Ainda contém um mecanismo de bombeamento para entrada e saída de ar. A parte respiratória compreende os bronquíolos respiratórios, alvéolos pulmonares, ductos e sacos alveolares.

Quais são as 4 funções do sistema respiratório?

As funções do sistema respiratório incluem a troca gasosa, o equilíbrio ácido- básico, a fonação, a defesa e o metabolismo pulmonares e o manejo dos mate- riais bioativos. A troca do dióxido de carbono pelo oxigênio ocorre nos pulmões.

Quais os principais mecanismos de defesa do sistema respiratório?

A estrutura das vias aéreas e sua segmentação progressiva, a filtração aero- dinâmica e o transporte mucociliar com- põem os principais mecanismos de defesa mecânicos. Já a interação entre o sistema macrofágico e as células imunes efetoras compõem, predominantemente, os meca- nismos de defesa pulmonar imunológicos.

Como é o funcionamento do sistema respiratório?

O sistema respiratório funciona garantindo a entrada e saída de ar do nosso corpo. O ar inicialmente entra pelas fossas nasais onde é umedecido, aquecido e filtrado. Ele então segue para a faringe, posteriormente para laringe e para a traqueia. A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões.

Quais os sistemas que fazem parte do organismo humano?

Sistemas do corpo humano
  • Sistema respiratório. O sistema respiratório é um dos principais sistemas do corpo humano. ...
  • Sistema circulatório. O sistema circulatório é responsável por realizar o transporte do sangue. ...
  • Sistema nervoso. ...
  • Sistema digestório. ...
  • Sistema sensorial. ...
  • Sistema endócrino. ...
  • Sistema Urinário. ...
  • Sistema reprodutor.

Onde ocorre a Hematose no ser humano?

Hematose é a troca de gás carbônico por gás oxigênio nos alvéolos pulmonares. A hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sangüíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.

Qual é a estrutura comum do sistema respiratório e digestivo?

A faringe é um órgão que fique logo acima da laringe e faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório. ... A função da faringe é de receber e fazer a passagem do ar inalado e dos alimentos ingeridos até os outros órgãos dos sistemas respiratório e digestório, respectivamente.

Qual é o caminho percorrido pelo ar na expiração?

O caminho percorrido pelo ar

Ao entrar pelas cavidades nasais, o ar percorre a faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos até chegar aos alvéolos pulmonares, nos pulmões. ... O oxigênio passa dos alvéolos para o sangue que circula nos capilares sanguíneos e o gás carbônico, passa do sangue para os alvéolos.

Onde os órgãos de acordo com o caminho que o ar faz ao entrar no corpo humano?

Cavidades nasais: o ar entra no nosso corpo por meio das narinas (aberturas no nosso nariz) e segue para as cavidades nasais. Os pelos e o muco presentes nessas cavidades ajudam a filtrar o ar, retirando impurezas, como poeira e micro-organismos. O muco ajuda também a umedecer o ar que inspiramos.

Qual é a saída de ar dos pulmões?

Para garantir a respiração, o corpo realiza dois movimentos respiratórios: a inspiração, que é a entrada de ar nos pulmões, e a expiração, que é a eliminação de gás carbônico.

Quais são os mecanismos de defesa pulmonar?

O pulmão está protegido contra infecções bacterianas por uma variedade de mecanismos , que incluem a filtração de partículas nas narinas prevenção de aspiração de secreções infectadas pelo reflexo epiglótico , a expulsão de materiais aspirados pelo reflexo tussígeno , expulsão dos organismos pelo muco e células ...

Quais são as vias aéreas superiores e inferiores?

A Anatomia das Vias Aéreas é dividida em duas porções: via aérea superior, que se situa fora da cavidade torácica e é constituída pela cavidade nasal, faringe e laringe; e via aérea inferior, que consiste na traqueia, brônquios, brionquíolos e alvéolos.

Quais os mecanismos utilizados pelo corpo que contribuem para que o ar inspirado chegue aos pulmões com estas características?

O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar. Na inspiração, o músculo do diafragma desce e os músculos intercostais contraem-se.

Qual é a função da traqueia?

Esse órgão estende-se desde a região da sexta vértebra cervical até a quinta torácica. A traqueia é formada por uma série de cartilagens em formato de C, as quais mantêm o formato de tubo dessa estrutura. A função desse órgão no sistema respiratório é garantir a passagem de ar para que ele atinja os pulmões.

Qual é a função dos alvéolos pulmonares?

Função no aparelho respiratório

Os alvéolos pulmonares são responsáveis pelas trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo. Essas estruturas redondas e pequenas ficam em uma região do pulmão de grande vascularização, ou seja, por onde passa muito sangue. Quando inspirado, o oxigênio se espalha pelo sangue.

Quais são as funções do nariz?

A cavidade nasal e os seios paranasais têm várias funções: Ajudar a filtrar o ar que respiramos. Aquecer e umidificar o ar que chegará aos pulmões. Dar ressonância à voz.

Qual é a sequência correta das estruturas do sistema respiratório?

O sistema respiratório humano é composto pelos seguintes órgãos: cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Esses três últimos formam o órgão conhecido como pulmão.

Quais órgãos estão relacionados a respiração e a digestão?

→ Faringe. A faringe é uma estrutura comum entre os sistemas digestório e respiratório, sendo uma área de transição. Esse órgão abre-se na traqueia e também no esôfago, e o alimento segue por esse último órgão.

Quais são as divisões da faringe?

A faringe está localizada na região posterior do nariz, da boca e da laringe, sendo possível distinguir três porções dela: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.

Artigo anterior
Quanto custa criar um cachorro?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora a indução do parto?