Como é feita a atenção farmacêutica?

Perguntado por: Cristiano Gustavo Borges  |  Última atualização: 11. September 2024
Pontuação: 4.2/5 (17 avaliações)

∎ETAPAS DO ATENDIMENTO FARMACÊUTICO: a) Escuta do paciente; b) Identificação de necessidades; c) Análise da situação; d) Tomada de decisões; e) Definição de condutas; f) Documentação dos procedimentos; g) Avaliação dos resultados.

O que é a Atenção Farmacêutica?

É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida.

Como deve ser a Atenção Farmacêutica em farmácias e drogarias?

Art. 63 - A atenção farmacêutica deve ter como ob- jetivos a prevenção, detecção e resolução de proble- mas relacionados a medicamentos, promover o uso racional dos medicamentos, a fim de melhorar a saúde e qualidade de vida dos usuários.

Como funciona o atendimento farmacêutico?

O farmacêutico cadastra os dados do paciente em um tipo de prontuário e, se necessário, marca um retorno. Durante a consulta, ele pode fazer medidas como a de pressão, temperatura e glicose. Caso considere necessário, pode encaminhar o paciente para outro profissional de saúde.

Quais são os componentes envolvidos na prática da Atenção Farmacêutica?

Os denominados macrocomponentes da prática da Atenção Farmacêutica são: educação em saúde, incluindo promoção do uso racional de medicamentos; orientação farmacêutica; dispensação; atendimento farmacêutico; acompanhamento/seguimento farmacoterapêutico; registro sistemático das atividades, mensuração e avaliação dos ...

ATENÇÃO FARMACÊUTICA: COMO REVISAR A FARMACOTERAPIA?

37 questões relacionadas encontradas

Quais são as atividades da Atenção Farmacêutica?

Art. 63 - A atenção farmacêutica deve ter como ob- jetivos a prevenção, detecção e resolução de proble- mas relacionados a medicamentos, promover o uso racional dos medicamentos, a fim de melhorar a saúde e qualidade de vida dos usuários.

Qual o papel do farmacêutico na Atenção Farmacêutica?

Segundo ela, as atividades desenvolvidas pelo farmacêutico visam otimizar a adesão ao tratamento prescrito pelos médicos, bem como orientar e esclarecer aos paciente sobre sua farmacoterapia, detectando possíveis reações adversas e estreitando a comunicação com pacientes e demais profissionais da saúde.

O que é atenção e assistência farmacêutica?

é a provisão responsável da farmacoterapia, de maneira a alcançar resultados que melhorem a qualidade de vida do paciente”. A atenção farmacêutica consiste em um conjunto de práticas realizadas pelo farmacêutico, visando à orientação do paciente quanto ao uso correto de medicamentos.

Quais são as etapas do ciclo da assistência farmacêutica?

Para a efetiva implementação da Assistência Farmacêutica é fundamental ter como princípio básico norteador o CICLO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, que é um sistema constituído pelas etapas de seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação, com suas interfaces nas ações da atenção a saúde.

Como o farmacêutico deve exercer suas atividades?

Art. 9º - O trabalho do farmacêutico deve ser exercido com autonomia técnica e sem a inadequada interferência de terceiros, tampouco com objetivo meramente de lucro, finalidade política, religiosa ou outra forma de exploração em desfavor da sociedade.

Qual é o papel do atendente de farmácia no processo da Atenção Farmacêutica?

O atendente de farmácia é o profissional que, sob orientação do farmacêutico, cuida da dispensação de medicamentos, correlatos e perfumaria. Com um amplo campo para atuação deve procurar se qualificar e atualizar constantemente.

Como surgiu a Atenção Farmacêutica?

A atenção farmacêutica surgiu, nos Estados Unidos, com a expressão pharmaceutical care, em meados da década de 80, como uma nova filosofia de prática profissional, provocando um profundo repensar da classe farmacêutica.

Qual a importância da consulta farmacêutica?

O acompanhamento clínico do farmacêutico já foi comprovado como sendo de extrema importância para a obtenção de desfechos positivos na saúde do paciente, como o uso de uma terapia mais segura, melhor adesão ao tratamento e melhoria na qualidade de vida 27,28.

Quais são os principais resultados da Atenção Farmacêutica?

Benefícios da atenção farmacêutica para a farmácia ou drogaria
  • Proximidade com o cliente;
  • Obtenção de informações sobre os clientes;
  • Diferencial competitivo em relação aos concorrentes;
  • Maior confiança do paciente em relação à farmácia e farmacêutico;
  • Fidelização de clientes;
  • Venda de produtos;

Quais são os benefícios da Atenção Farmacêutica para o paciente?

Com o auxílio da Atenção Farmacêutica, problemas como esse são atenuados, entre outras vantagens. Aumento da qualidade de saúde da população. O uso recomendado de medicamentos faz com que o processo de recuperação dos pacientes seja mais rápido, retirando do caminho obstáculos comuns sobre o uso de medicamentos.

Qual a importância e os benefícios de promover a Atenção Farmacêutica?

A Atenção Farmacêutica é uma prática que tem como principal finalidade melhorar a qualidade de vida do paciente que faz ou não uso de medicamentos. Além de otimizar o tratamento farmacológico e prevenir problemas relacionados ao uso de medicamentos.

Quais os três pilares da Assistência Farmacêutica?

De acordo com o blog da Inovafarma, os 3 pilares da gestão farmacêutica realmente eficaz são: pessoas, ferramentas, processos e gestão.

Qual a importância da Assistência Farmacêutica na atenção básica?

A Assistência Farmacêutica é um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva e tem como objetivo, assegurar o acesso da população aos medicamentos de qualidade contribuindo para o uso racional.

Qual é o objetivo principal do ciclo da Assistência Farmacêutica?

A Assistência Farmacêutica (AF) tem como objetivo principal o medicamento, seu uso racional e a gestão apropriada nos sistemas de saúde, visando ao bem-estar dos usuários dos serviços. Portanto, é essencial que esteja operacionalizada e reconhecida pelos gestores em saúde.

Qual o componente mais importante da Assistência Farmacêutica?

O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) está voltado para a aquisição de medicamentos e insumos no âmbito da atenção básica em saúde. Tem como base de organização a RENAME em vigor, e envolve tanto o anexo I (medicamentos do CBAF) como o IV (insumos).

Qual a importância da Atenção Farmacêutica no momento da dispensação?

Segundo esse autor, no momento da dispensação o farmacêutico ouve o usuário, esclarece suas dúvidas e complementa as informações fornecidas por outros profissionais de saúde sobre o uso e a guarda do medicamento, com o objetivo de evitar o aparecimento de problemas que possam comprometer a terapêutica.

Quem financia a Assistência Farmacêutica?

O Componente Básico da Assistência Farmacêutica está relacionado aos medicamentos e insumos da Assistência Farmacêutica no âmbito da Atenção Básica à Saúde. O financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica - CBAF é de responsabilidade da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Qual a importância do farmacêutico na promoção e prevenção da saúde?

O papel deste profissional, que exerce suas atividades de forma estratégica, é promover a saúde, seu restabelecimento e prevenção de doenças, fornecer suporte para a equipe multiprofissional, além de otimizar a terapia medicamentosa individualizada.

Quais são as legislações que regulamentam a assistência farmacêutica e a Atenção Farmacêutica?

CFF n° 160/1982 - Dispõe sobre o exercício da profissão farmacêutica. Lei nº 8.078/1990 - Código de Defesa do Consumidor. Lei nº 8.080/1990 - Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e dá outras providências.

Qual a diferença entre Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica?

Sua principal diferença está na relação diária com o paciente: os farmacêuticos hospitalares lidam diretamente com enfermeiros e médicos, na otimização e auxílio na aplicação da terapia medicamentosa dos pacientes, enquanto o farmacêutico clínico possui contato direto com o paciente.

Artigo anterior
Quais são as principais defesas características do liberalismo?
Artigo seguinte
O que são drogas lícitas resposta?