Como é diagnosticada a fobia social?

Perguntado por: Luana Jesus Ferreira  |  Última atualização: 8. Mai 2024
Pontuação: 4.5/5 (55 avaliações)

Diagnóstico do transtorno de ansiedade social Quase sempre ocorre na mesma situação ou situações. Envolve o medo de as outras pessoas terem uma impressão negativa. Faz com que a pessoa evite a situação ou a suporte com muito desconforto. É desproporcional ao perigo verdadeiro.

Como é feito o diagnóstico de fobia social?

Diagnóstico de fobia social

O diagnóstico deve ser feito por profissional especializado em saúde mental. É importante que o paciente consiga relatar, com o máximo de clareza possível, os sintomas físicos observados, as circunstâncias em que são mais frequentes e a intensidade dos sintomas.

Como saber se você tem fobia social?

Sintomas comportamentais da fobia social:
  1. Medo de interagir com pessoas desconhecidas, autoridades ou de destaque.
  2. Medo de demonstrar nervosismo e ansiedade.
  3. Medo de demonstrar sintomas físicos (como rubor e voz trêmula)
  4. Receio em passar por constrangimentos.

Como uma pessoa com fobia social se sente?

Os sintomas incluem medo excessivo de situações em que a pessoa possa ser julgada, preocupação com constrangimento ou humilhação, ou receio de estar ofendendo alguém. O desconforto causado pela fobia social também pode gerar sintomas físicos, como rubor, tremores, taquicardia, sudorese e tensão muscular, entre outros.

Como inicia a fobia social?

Em alguns casos, podem estar relacionadas à herança genética. Alguns estudos apontam que, na maioria das vezes, a fobia social está associada à educação dada pelos pais, ou por algum trauma psicológico, como, por exemplo, bullying ou rejeição.

Quais os critérios diagnósticos para classificar a Fobia Social? (TAS) PARTE 1

40 questões relacionadas encontradas

O que pode ser confundido com fobia social?

Fobia e timidez: uma linha tênue

Infelizmente, muitos casos de fobia social ainda são confundidos com timidez, o que pode atrapalhar bastante um diagnóstico mais preciso dessa condição. É imprescindível ter em mente que há sim uma linha bastante tênue entre uma condição de timidez extrema e um quadro de fobia.

Qual o remédio mais usado para fobia social?

Os medicamentos antidepressivos e ansiolíticos são os mais empregados no tratamento da fobia social. Dentre eles, os antidepressivos do tipo inibidores de recaptação de serotonina (ISRS) apresentam bons resultados no quadro. Isso porque aumentam a disponibilidade de serotonina no cérebro.

É normal ter fobia social?

Embora um pouco de ansiedade em situações sociais seja normal, as pessoas com transtorno de ansiedade social têm tanta ansiedade que chegam a evitar situações sociais ou as suportam com angústia. Aproximadamente 13% das pessoas apresentam transtorno de ansiedade social em algum momento da vida.

Como curar a fobia social sozinho?

Por exemplo, tente iniciar conversas com pessoas de confiança, participe de atividades em grupo ou pratique a exposição através de vídeos ou simulações virtuais. Além disso, técnicas de relaxamento, como respiração profunda e mindfulness, podem ajudar a reduzir a ansiedade em momentos de desconforto social.

Qual é o Cid de fobia social?

F40.1 Fobias sociais

As fobias sociais podem se manifestar por rubor, tremor das mãos, náuseas ou desejo urgente de urinar, sendo que o paciente por vezes está convencido que uma ou outra destas manifestações secundárias constitui seu problema primário. Os sintomas podem evoluir para um ataque de pânico.

Quando a fobia social é grave?

Quadros de fobia social grave podem fazer com que a pessoa passe dias a fio antecipando as situações que terá de enfrentar. Além disso, esse medo acaba por afetar o desenvolvimento e desempenho nas atividades do dia a dia, as relações sociais, seja com amigos, colegas de trabalho ou familiares.

Quem trata fobia social?

Um trabalho conjunto, psiquiatra e psicólogo, seria o ideal .

Qual médico trata ansiedade social?

O psiquiatra é o médico que para tratar a ansiedade e seus sintomas. O clínico geral também pode ser uma figura-chave para a detecção do transtorno e o psicólogo colabora com o tratamento. Entenda como cada um contribui e saiba quem procurar primeiro.

Qual a diferença entre ansiedade e fobia social?

A ansiedade social, também conhecida como fobia social, é uma condição de saúde mental crônica em que as interações sociais causam um medo irracional. Esse medo pode afetar o trabalho, a escola e suas outras atividades do dia a dia, podendo até mesmo dificultar a criação e a manutenção de amigos.

Quem tem fobia social pode trabalhar?

Quem tem fobia social pode trabalhar? Apesar do sofrimento que acomete alguém que passa por fobia social, não estará inválido ao trabalho em home office ou atividades que exijam pouca exposição à interação com pessoas.

O que acontece se não tratar a fobia social?

A fobia social quando não tratada acaba comprometendo o desenvolvimento do indivíduo com o meio e prejudicando a saúde emocional. Claro que quanto mais rápido o indivíduo procura o tratamento, mais rápido será a descoberta de suas crenças e sentimentos diante da situação fóbica.

Como acalmar alguém com fobia social?

Escute. Sempre saiba escutar, compartilhando com ela os momentos bons e os maus. Isso irá criar um elo verdadeiro entre você e ela. Assim, a pessoa com transtorno social poderá desenvolver, com o tempo, a liberdade de expressar seus sentimentos e emoções, sem temer juízo moral e preconceito.

Quem tem fobia social consegue namorar?

Sim, é possível pois o relacionamento amoroso é mais uma interação social. Para que você possa entender melhor de onde surgiu e como lidar com isso, o ideal é buscar ajuda psicológica.

Quanto tempo dura uma fobia social?

Muitos indivíduos começam a apresentar os sintomas da fobia social na infância, tornando-se mais perceptível durante a adolescência. A ansiedade social é um transtorno crônico, que geralmente dura 6 meses ou mais.

Quem tem fobia social precisa tomar remédio?

O tratamento para fobia social é feito com psicoterapia, através de terapia cognitivo-comportamental e terapia de exposição, assim como uso de medicamentos que podem ser indicados pelo psiquiatra em alguns casos, como alprazolam, paroxetina ou propranolol, que ajudam a diminuir os sintomas de ansiedade.

Qual o melhor ansiolítico para fobia social?

Antidepressivos, como os ISRSs e benzodiazepínicos (medicamentos ansiolíticos), frequentemente podem ajudar no tratamento de pessoas com ansiedade social. A preferência é normalmente dada aos ISRSs porque, ao contrário dos benzodiazepínicos, eles não têm propensão a interferir com a terapia cognitivo-comportamental.

Qual é o melhor antidepressivo para fobia social?

A paroxetina é o medicamento mais estudado com metodologia duplo-cega, com melhores resultados e com boa tolerância. Atualmente, os indivíduos que têm sua vida prejudicada pela fobia social podem, com o tratamento eficaz, adquirir uma postura mais segura em situações sociais.

Qual a raiz da fobia social?

A Fobia Social desenvolve-se com base nas experiências e aprendizagens do passado, principalmente na infância e adolescência. Os acontecimentos negativos e/ou traumáticos na vida de uma criança, como conflitos familiares, experiências de humilhação ou bullying podem estar na origem deste transtorno.

Quais os graus de fobia social?

A escala de esquiva fóbica variou de 0 a 8 (0 = não evita, 2 = evita pouco, 4 = evita moderadamente, 6 = evita acentuadamente e 8 = evita sempre), e a escala de medo também variou de 0 a 8 (0 = sem medo, 2 = pouco medo, 4 = medo moderado, 6 = medo acentuado e 8 = medo extremo).

Qual é a diferença entre fobia social e timidez?

Enquanto a pessoa tímida normalmente é discreta, fala pouco, e tem comportamentos mais passivos no contexto social, as pessoas com fobia social se sentem muito ansiosas frente a atividades que se sintam observadas ou julgadas a ponto de deixarem de participar de situações desse tipo.

Artigo anterior
Qual é o lado que o sol nasce?
Artigo seguinte
Quais são as capacidades físicas do ciclismo?