O que são procedimentos especiais de jurisdição voluntária e de jurisdição contenciosa?

Perguntado por: Davi Raúl Leal Vieira Pinto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (22 avaliações)

Segundo o CPC, há duas modalidades de procedimentos especiais, os de jurisdição contenciosa e os de jurisdição voluntária. Os de jurisdição contenciosa se referem à solução de litígios, enquanto os de jurisdição voluntária apenas à administração judicial de interesses privados não litigiosos.

O que é procedimento de jurisdição voluntária e de jurisdição contenciosa?

A jurisdição voluntária não apresenta conflito de interesses, não havendo uma coisa a ser julgada. Dessa forma, não existe uma sentença, mas sim um procedimento, ao contrário da jurisdição contenciosa, onde o juiz age a partir de um conflito de interesses, julgando um processo e determinando o que deve ser feito.

O que são procedimentos especiais de jurisdição voluntária?

Jurisdição voluntária - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Trata-se de uma atividade estatal de integração e fiscalização, isto é, busca-se do Poder judiciário a integração da vontade, para torná-la apta a produzir determinada situação jurídica.

O que é a jurisdição contenciosa?

Na jurisdição contenciosa, a sentença sempre favorece uma das partes em detrimento da outra, já que ela decide um conflito entre ambas. Pede-se ao juiz que dê uma decisão, solucionando um conflito de interesses, que lhe é posto, diretamente, para julgamento.

O que são os procedimentos especiais?

O procedimento especial refere-se ao disciplinamento da prática de atos processuais em algumas ações específicas, sem a necessária observância das regras do procedimento comum.

Jurisdição contenciosa e jurisdição voluntária

36 questões relacionadas encontradas

O que é procedimento especial no processo civil?

O procedimento especial tem como finalidade a simplificação e agilização dos trâmites processuais, por meio de expedientes específicos, com prazos adequados, eliminando assim atos desnecessários para a solução daquele conflito proposto.

Quais são as características dos procedimentos especiais?

As características que a doutrina tradicional via nos procedimentos especiais podem ser hoje, com algum distan- ciamento, claramente identificadas. Dentre elas, podemos destacar: 1) legalidade; 2) taxatividade; 3) excepcionalidade; 4) indisponibilidade; 5) inflexibilidade; 6) infungibilidade; 7) exclusividade.

O que é um contencioso?

Trata-se da área que lida com os conflitos já estabelecidos e que não puderam ou poderão ser resolvidos por métodos alternativos. No contencioso judicial, como o próprio nome diz, os litígios dependem da resolução de um magistrado ou até mesmo de um árbitro, caso as partes optem pela arbitragem.

O que é jurisdição contenciosa o que é jurisdição voluntária e no CPC 15 quais são essa ações?

Vimos que a jurisdição é função exercida pelo Estado, através do juiz, onde se solucionam causas que lhe são submetidas, mediante um processo. Havendo conflito de interesses entre duas partes, trata-se de jurisdição contenciosa. Não havendo, será caso de jurisdição voluntária.

O que é via contenciosa?

Um recurso, um processo ou um assunto contencioso está sujeito à análise e decisão de um tribunal como um litígio que existe entre as partes, em oposição a assuntos que aguardam um procedimento administrativo e aqueles que são de jurisdição voluntária.

O que é o procedimento de jurisdição voluntária e em que casos é possível Valer-se desse tipo de ação?

Segundo Cândido Dinamarco[13] a jurisdição voluntária é a atividade jurisdicional destinada a pacificar pessoas mediante a tutela a uma delas ou a ambas, em casos de conflitos postos diante do juiz sem confronto entre possíveis direitos de uma ou de outra.

Qual é a natureza jurisdicional da jurisdição voluntária?

Jurisdição Voluntária é a atividade de natureza jurisdicional exercida pelo Estado em processos cujas pretensões consistem na integração e aperfeiçoamento de negócios jurídicos que dependem do pronunciamento jurisdicional.

O que é jurisdição contenciosa novo CPC?

Jurisdição Contenciosa é quando há conflito entre as partes, ou seja, a parte busca no Judiciário (em juízo) a tutela jurisdicional do seu direito que foi violado (através de uma demanda, uma ação). ... Exemplo: uma ação de indenização (danos morais, danos materiais, danos estéticos etc.).

Quais são os tipos de jurisdição?

A jurisdição comum divide-se em civil e penal. incluso na civil as demandas de natureza comercial, previdenciária e administrativa. A Jurisdição Comum possui âmbito de atuação nas esferas federal, estadual e distrital. A Jurisdição Especial divide-se em trabalhista, militar e eleitoral.

O que é ser contencioso na Bíblia?

Que incita desconfianças; em que há dúvidas; duvidoso.

O que é contencioso de uma empresa?

Chamamos de contencioso todas as questões que possam se tornar objeto de contestação, disputas ou conflitos de interesses. Os advogados das mais diversas áreas atuam neste ramo. A versão mais moderna, e voltada para otimizar os resultados empresariais, é chamada de contencioso estratégico.

Qual a diferença entre consultivo e contencioso?

O grande problema do contencioso é o seu alto custo e a sua morosidade, com um Poder Judiciário exacerbado de processos é inevitável que demandas simples demorem anos. A Advocacia consultiva tem como objetivo principal evitar demandas judiciais.

Quais os tipos de procedimentos especiais?

Segundo o CPC, há duas modalidades de procedimentos especiais, os de jurisdição contenciosa e os de jurisdição voluntária. Os de jurisdição contenciosa se referem à solução de litígios, enquanto os de jurisdição voluntária apenas à administração judicial de interesses privados não litigiosos.

Quais são as características do procedimento comum?

2- Quais são as características do procedimento comum? Resposta: O procedimento comum é um rito exauriente que busca através dos fatos apresentados pelas partes acertar/reconhecer o direito da parte na sentença.

Quais são os procedimentos especiais processo penal?

394 do CPP, o procedimento se divide em comum e especial. ... Exemplos: o CPP prevê um procedimento especial para o Júri, razão pela qual, nesse caso específico, não se aplicam as regras do procedimento comum, conforme, aliás, ressalva contida no § 3° do artigo 394.

O que é procedimento comum e especial?

Procedimento especial: é aquele disciplinado pela lei. Ex: mandado de injunção, habeas data, ação civil pública. Procedimento comum: é aquele que não há procedimento especial previsto em lei para que seja solucionado o conflito.

Quais são os objetivos que inspiram os procedimentos especiais?

Pode objetivar proteger provas, bens, pessoas tendo em vista futuro ou incidental processo de conhecimento ou execução. Visa garantir a eficácia de outro processo sendo dotado de dupla instrumentalidade.

Quais são as espécies de procedimentos previstos no CPC 15?

No Código de Processo Civil de 2015 temos três deles: (a) execução contra a Fazenda Pública (art. 910); (b) execução de alimentos (art. 911); e (c) execução por quantia contra devedor insolvente (que continua regida pelos arts. 748 a 786-A do CPC/1973, por conta do que dispõe o art.

O que é jurisdição CPC?

Jurisdição - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Pode ser conceituado como o poder-função do Estado de solucionar litígios e aplicar a lei ao caso concreto, e também como a área territorial dentro da qual tal poder pode ser exercido.

Qual legitimação é essa que o art 18 do novo CPC?

(1) O art. 18 trata da substituição processual, fenômeno pelo a lei confere legitimidade para que alguém atue em juízo em nome próprio e no seu interesse, na defesa de pretensão alheia. Nesta hipótese, o substituto processual é parte no processo, pois defenderá a pretensão do titular do direito material, o substituído.

Artigo anterior
Quem são os apologistas?
Artigo seguinte
Quando devo desligar o roteador?