Como é descontado o FGTS do trabalhador?

Perguntado por: Joaquim Pires de Martins  |  Última atualização: 20. August 2024
Pontuação: 5/5 (17 avaliações)

O empregador ou o tomador de serviços faz o depósito na conta vinculada ao FGTS do trabalhador. O depósito pode ser feito até o dia 7 de cada mês. O FGTS não é descontado do salário do trabalhador. Quem deve depositar é o empregador.

Quanto é descontado do FGTS por mês?

Qual o valor do depósito? O valor será o correspondente a 8% (oito por cento) do salário bruto pago ao trabalhador. Para os contratos de trabalho firmados nos termos da lei nº 11.180/05 (Contrato de Aprendizagem), o percentual é reduzido para 2%.

Como deve ser descontado o FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) NÃO pode ser descontado do salário dos empregados. Nesse caso, trata-se de uma OBRIGAÇÃO apenas do EMPREGADOR. Além do salário a que o empregado tem direito, o empregador deve depositar 8% do salário bruto em conta, no nome do trabalhador.

Quanto desconta o FGTS no salário?

Todas as informações e disposições sobre o FGTS estão abrangidos nos termos da Lei nº 8.036/1990. O valor da alíquota do benefício é de 8% da remuneração do empregado, como dispõe o artigo 15 da norma.

O que é descontado do funcionário FGTS ou INSS?

O FGTS é depositado mensalmente pelos empregadores em uma conta destinada aos fundos de cada funcionário. O INSS é descontado diretamente da fonte e segue uma tabela que vai de 7,5% a 14% de desconto sobre o salário do trabalhador. Já o IR é cobrado diretamente do contracheque pelo Receita Federal.

FGTS É DESCONTADO NO SALÁRIO DO TRABALHADOR? COMO FUNCONA ESSA SITUAÇÃO, SERÁ QUE DESCONTA EM FOLHA?

45 questões relacionadas encontradas

O que pode ser descontado do salário do trabalhador?

Os principais descontos no salário bruto para se chegar ao salário líquido são a contribuição social do INSS e o Imposto de Renda. Essas deduções são aplicadas para todos os trabalhadores, desde que se enquadrem nas faixas salariais para sua aplicação.

Como funciona o FGTS para o empregador?

O valor do FGTS 2024 é equivalente, em regra, a 8% do salário bruto do funcionário, quantia que a empresa deve depositar todo dia 7 de cada mês. Essa regra vale para a maioria dos trabalhadores, mas há algumas exceções.

Porque desconta FGTS do salário?

Com o FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves.

Porque o desconto do INSS é maior que o FGTS?

Por que o desconto do INSS é maior que o FGTS? Antes de tudo, é preciso entender que não há desconto feito do salário do trabalhador para o FGTS. O que há é um recolhimento de 8% equivalente ao salário. Já o desconto do INSS é feito de acordo com a faixa salarial do trabalhador.

É descontado FGTS das férias?

É importante que o contador esteja ciente de que não há desconto de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) sobre o valor das férias dos funcionários. O FGTS é calculado mensalmente com base no salário do trabalhador, e o valor acumulado é depositado em uma conta vinculada ao empregado.

Quanto tempo a empresa pode ficar sem pagar o FGTS?

Quanto tempo a empresa pode atrasar o depósito do FGTS? O depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deve ser realizado mensalmente pelos empregadores até o dia 7 do mês seguinte ao mês trabalhado. Portanto, não é permitido que a empresa atrase regularmente esse pagamento.

Como calcular FGTS e INSS na folha de pagamento?

O recolhimento obrigatório do FGTS, por parte do empregador e que não é descontado do salário do trabalhador, equivale a 8% do salário bruto do trabalhador. Já o desconto do INSS do salário bruto do trabalhador pode ser de 7,5%, 9%, 12% ou 14%, conforme a faixa de salário.

O que acontece se a empresa não depositar o FGTS?

Se a empresa não pagar o FGTS, o trabalhador não perde o direito ao pagamento da multa dos 40% em caso de demissão sem justa causa. Isso porque a empresa deverá fazer o depósito das parcelas em atraso, a multa de 40% sobre o valor total do FGTS e pagar ainda uma multa no valor equivalente ao salário do empregado.

O que acontece com os 20% do FGTS no acordo?

Na demissão sem justa causa a multa sobre o saldo do FGTS é de 40%, porém, na demissão por acordo trabalhista ela foi reduzida pela metade. Isto quer dizer que nesse caso, o empregador precisa depositar 20% sobre o saldo do FGTS. Além disso, o profissional adquire o direito de movimentar 80% desse valor.

Quem paga o INSS e FGTS e o empregado ou empregador?

Tanto o FGTS quanto o INSS são benefícios que se baseiam diretamente no salário bruto do trabalhador em regime CLT. Ou seja, não há necessidade de nenhuma ação por parte do empregado com relação a esses valores, as próprias empresas são responsáveis pelo pagamento e organização dos tributos sobre ele.

Qual a diferença do FGTS para o fundo de garantia?

Em linhas gerais, o FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, um benefício garantido a todo trabalhador brasileiro com carteira assinada, isto é, contratado sob o regime da CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, além de alguns outros casos, como os rurais, intermitentes, temporários e avulsos.

Quanto é descontado do salário de INSS e FGTS 2024?

O cálculo do INSS varia de acordo com a faixa salarial do trabalhador. Em 2024, as alíquotas progressivas, que vão de 7,5% a 14%, determinam o percentual a ser descontado. Para calcular, é necessário multiplicar o salário bruto pela alíquota correspondente e subtrair a parcela a deduzir.

Quando o funcionário pedir demissão tem direito ao FGTS?

Pedi demissão, posso sacar o FGTS? Não, ao pedir demissão, o trabalhador não pode sacar o FGTS. O saque é permitido apenas em demissões sem justa causa. Em outras situações, como aposentadoria, saque-aniversário ou compra de casa própria, o FGTS pode ser liberado.

Quem paga a multa de 40%?

O empregador deve depositar a multa rescisória na conta do FGTS do trabalhador em até 10 dias úteis após o fim do contrato de trabalho. O valor de 40% sobre o saldo para fins rescisórios deverá ser sacado junto com o saque-rescisão, caso o trabalhador opte por essa modalidade.

Como é feito o desconto na folha de pagamento?

O que é desconto em folha de pagamento? Os descontos em folha de pagamento são todos os valores deduzidos do salário bruto do colaborador CLT. Eles podem ser facultativos ou obrigatórios. No primeiro caso temos os descontos provenientes de benefícios, absenteísmo, entre outras razões.

O que a empresa não pode descontar do funcionário?

Segundo Constituição Federal, no Artigo 462, da Consolidação das Leis do Trabalho, "ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo".

Quem ganha $1.500 recebe quanto por dia?

Se você ganha R$1.500 por mês, seu salário por dia seria R$69,23. Este resultado é obtido multiplicando seu salário base pela quantidade de horas, semanas, e meses que você trabalha por ano, assumindo que você trabalha 40 horas por semana.

É obrigatório depositar o FGTS todo mês?

Guia Trabalhista

Os depósitos do FGTS devem ser efetuados mensalmente até o dia 7 (sete) do mês subseqüente ao de sua competência. Quando o dia 7 não for dia útil, o recolhimento deverá ser antecipado.

Artigo anterior
Quem julga o recurso ordinário trabalhista?
Artigo seguinte
Quais as consequências da publicidade infantil no meio social?