Tem vírgula antes de as quais?
Perguntado por: Vicente Pacheco Morais | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (12 avaliações)
Saiba que apenas em (20) a palavra QUE é pronome relativo, pois pode ser substituída por OS QUAIS. Antes de pronome relativo, a vírgula será proibida se a oração introduzida por ele for RESTRITIVA; será obrigatória se a oração introduzida por ele for NÃO-RESTRITIVA ou EXPLICATIVA.
Pode colocar vírgula antes do não?
Vejamos: no que diz respeito à primeira frase sugerida, não poderá ser usada vírgula antes do marcador de negação não, pois, neste caso, apesar da inversão verificada, a negação continua a ter «escopo sobre o predicado» «comprou frutas» (Maria Helena Mira Mateus, Gramática da Língua Portuguesa, 2003, p. 771).
Tem vírgula antes de entre outras?
Ele acrescenta que alguns órgãos da imprensa colocam vírgula antes de “etc.” e outros não. “E ambos acertam. Então tanto faz.” Existe, porém, um caso em que a vírgula é obrigatória: “Se você repetir 'etc., etc., etc.
Tem vírgula antes de inclusive?
Expressões como “por exemplo”, “ou seja”, “isto é”, “além disso”, “ou melhor”, “inclusive” e “aliás” devem ser utilizadas entre vírgulas.
Quando a vírgula não pode ser usada?
Quando a conjunção coordenativa aditiva e liga orações coordenadas com o mesmo sujeito, a vírgula não pode ser usada. Exemplo: Bruna acordou e foi tomar café da manhã. Quando a conjunção coordenativa aditiva e liga orações coordenadas com sujeitos diferentes, a vírgula (antes do e) deve ser usada obrigatoriamente.
Vírgula antes de E
Como usar o termo inclusive?
Inclusive não deve ser usado com o significado de até, além disso, ainda, até mesmo. Deve-se usar apenas no sentido de inclusão de algo e como antônimo de exclusive. Além disso, dezenas de pontes caíram ou foram danificadas no estado, impedindo inclusive o transporte de estudantes às escolas.
Onde se usa vírgula?
- Use vírgula nas enumerações. ...
- Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ...
- Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
- Use vírgula para separar o aposto. ...
- Para separar o vocativo.
Qual a forma correta !? Ou ?!?
será "?!" ou "!?" Quando há exclamação e interrogação ao mesmo tempo, é mais usual escrever o ponto de exclamação antes do de interrogação (!?).
Como usar a expressão entre outros?
É usado com hífen quando anteposto a um substantivo que designa um cargo, uma profissão, um estado que se refere ao passado de alguém. Como por exemplo: Ex-presidente, ex-aluno, ex-proprietário de imóveis, entre outros. Em outros casos, grafa-se sem o hífen.
Como usar o entre outras?
O uso de tal termo se restringe a palavras que regem a preposição “de”, tais como sair, ressurgir, surgir, tirar, retirar, entre outras. Perceba os exemplos: Dentre os escombros o garoto foi retirado.
Tem vírgula depois do sim?
Depois do advérbios “sim” e “não”
A vírgula é usada após esses advérbios quando eles iniciam uma oração que atue como resposta. Exemplo: Sim, estamos satisfeitos com os resultados. Truque: Depois de sim ou não iniciais em respostas, coloque sempre vírgula.
Deve ser isolado por vírgula?
A vírgula também é obrigatória quando o adjunto adverbial (de modo, tempo, lugar, meio ou instrumento), em forma de oração ou isolado, estiver fora da posição padrão, ou seja, não aparecer no final da oração.
Como substituir a palavra entre outros?
1 entre outras coisas, entre outras coisas mais, e assim por diante, no meio de outros, e outros, e outras coisas, e outras coisas mais, e o mais, e o resto, e o restante, et al., etc., et cetera, etcétera, et cetera e tal, dentre outros.
Como substituir entre outras coisas?
1 entre outros, etc., e assim por diante, e o mais, e o restante, e outras coisas, e outras coisas mais, e outros, entre outras coisas mais, dentre outros, no meio de outros, e o resto, et al., et cetera, etcétera, et cetera e tal.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Qual é o correto heim ou hein?
Há duas formas corretas de escrita dessa interjeição: hem, com m final e sem a vogal i, ou hein, com n final e com a vogal i.
Quando se usa o ponto de exclamação?
Os pontos de exclamação indicam diferentes tons exclamativos. O ponto de exclamação é um sinal usado para indicar entonação exclamativa, podendo variar entre tons de surpresa, alegria, raiva, dor, entre outros. Também é usado em interjeições ou em algumas orações imperativas.
Qual a forma correta de se falar?
- Pense antes de falar. ...
- Estude a norma culta portuguesa. ...
- Leia livros de diversos gêneros. ...
- Pratique o discurso na frente do espelho. ...
- Faça exercícios vocais. ...
- Treine a escrita em situações cotidianas. ...
- Ouça com atenção. ...
- Concentre-se enquanto você fala.
Quando se usa a vírgula?
- 1- Separar elementos com a mesma função sintática. Substantivos do sujeito composto: ...
- 2- Separar orações intercaladas. ...
- 3- Separar orações adjetivas explicativas. ...
- 4 - Separar expressões explicativas. ...
- 5 - Separar conjunções. ...
- 6 - Isolar o vocativo. ...
- 7 - Isolar o aposto. ...
- 8 - Isolar datas.
Como se escreve a palavra inclusive?
A escrita correta dessa palavra é Inclusive.
Como usar a palavra está ou estar?
Para começar, a diferença entre os dois é que o verbo estar encontra-se na forma nominal infinitiva, ou seja, não possui as flexões de modo e tempo. Já o verbo está é flexionado na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.
Quando se utiliza no qual?
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
Qual a diferença entre outros ou dentre outros?
A diferença está na preposição adequada ao contexto oracional. Se for a preposição em, use entre; se for de, use dentre!
Como por exemplo sinônimo?
1 por exemplo, como, tal como, a título de exemplo, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia, exemplificando, exemplificativamente.
Como por exemplo ou como por exemplo?
Por exemplo: É a forma correta. Exemplo: O Natal, por exemplo, é um dos melhores feriados do ano. Como por exemplo: É redundante, pois a palavra "como" já dá a intenção de exemplo.
Qual o valor investido no futebol feminino e no masculino pela CBF?
Tem ômega 3 no ovo?