Como é definido o currículo real?

Perguntado por: Benjamim Sérgio Paiva de Macedo  |  Última atualização: 19. Oktober 2024
Pontuação: 4.3/5 (53 avaliações)

O currículo real é a transposição pragmática do currículo formal, é a interpretação que professores e alunos constroem juntos, no exercício cotidiano, sejam conceituais, materiais ou na interação entre professor e alunos.

Qual é a definição de currículo real?

O Currículo Real é o currículo que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores.

Como se define um currículo?

Currículo, ou curriculum vitae, muitas vezes abreviado como CV, é um documento que resume as informações profissionais e acadêmicas de uma pessoa. O currículo serve para convencer recrutadores de que você é a pessoa certa para um emprego específico.

Quem define o currículo formal?

Currículo formal – refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional. É o currículo legal expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.

Qual é a diferença entre currículo prescrito e currículo real?

O currículo formal (também conhecido como currículo prescrito), é o currículo em sua forma mais idealizada. Este currículo é pensado fora das especificidades de uma sala de aula, quer dizer, vem antes do contato efetivo entre professores (as) e estudantes.

Currículo Formal, Currículo real, Currículo oculto | Pedagogia para Concurso

39 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do currículo real?

No segundo tipo, o “currículo real”, esse conjunto de conhecimentos prescritos pelas instituições de educação, ganha efetividade no dia a dia da sala de aula, nas relações que se estabelecem entre professores(as) e estudantes, nas particularidades de suas vivências e de suas maneiras de pensar.

Quais são os 3 tipos de currículos?

Quais são os modelos de currículos mais usados?
  1. 1 – Currículo Cronológico. É o formato mais comum. ...
  2. 2 – Currículo Funcional. O foco deste modelo está nas funções desempenhadas e nas qualificações profissionais dos candidatos. ...
  3. 3 – Currículo Misto.

O que é currículo formal e currículo real?

No Brasil, por exemplo, o currículo formal é predefinido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Por fim, o currículo real é a aplicação do currículo formal ao dia a dia da sala de aula.

Quais são os tipos de currículos?

Os modelos de currículo se dividem em três tipos principais: cronológico, funcional e combinado. Cada tipo de currículo conta com características próprias e deve ser direcionado para áreas onde uma informação é mais importante do que outra.

Quais os dois tipos de currículo?

Existem duas espécies de currículo principais: o lattes e o vitae. No lattes, a pessoa conta toda a trajetória profissional, quase sempre voltada para o histórico acadêmico. Já o vitae é um resumo que contém apenas as informações essenciais.

Qual é a estrutura de um currículo?

Em ambos os tipos de currículo cronológico, as seções seguem esta ordem, considerando apenas as seções mais comuns:
  • Dados Pessoais.
  • Resumo Profissional.
  • Experiência.
  • Educação/Formação.
  • Habilidades.
  • Idiomas.
  • Outras seções a seu critério.

O que é currículo de acordo com a BNCC?

A BNCC apresenta os conhecimentos fundamentais que se espera que o estudante aprenda em cada ano da Educação Básica. Já o currículo se configura como o percurso que cada instituição educacional estabelecerá para desenvolver as competências e habilidades propostas pela BNCC.

Qual a diferença entre currículo e currículo?

Se você já se questionou sobre as palavras Currículo ou “Curriculum”, qual o certo? Saiba que ambas as palavras existem e estão corretas. A única diferença entre elas, na língua portuguesa, é que a primeira é a versão aportuguesada da palavra em latim, curriculum.

São exemplos de currículo oculto?

Explicando melhor: o currículo oculto é tudo aquilo que um curso apresenta ao estudante e que não está escrito mas é observável. Por exemplo: o compromisso dos docentes com horários, a disciplina, a relação com pacientes, estudantes e colegas e, principalmente, a honestidade de propósitos.

O que é e qual é a função do currículo?

Além de descrever a jornada profissional de uma pessoa, o currículo pode ser ser utilizado como uma apresentação profissional onde demonstra seus conhecimentos, habilidades e experiências vividas até aquele comento. Porém um currículo também pode ser usado para: Ser utilizado em processo seletivo interno a empresa.

Quais são as principais teorias do currículo?

17) as teorias do currículo se caracterizam pelos conceitos que enfatizam. São elas: Teorias Tradicionais: (enfatizam) ensino - aprendizagem-avaliação – metodologia- didática-organização – planejamento- eficiência- objetivos.

Qual o tipo de currículo mais usado?

Currículo cronológico Apesar de ser o mais tradicional desta lista, o CV cronológico não deixa de figurar entre os modelos de currículo atuais. Isso porque ele é focado na experiência de trabalho e ressalta alguns dos dados mais procurados por especialistas em recrutamento profissional.

Qual o conceito de currículo e onde ele está presente?

Um currículo é um programa de estudos ou um programa de formação, mas considerado em sua globalidade, em sua coerência didática e em sua continuidade temporal, isto é, de acordo com a organização seqüencial das situações e das atividades de aprendizagem às quais dá lugar.

Qual é o conceito de currículo oculto?

CURRÍCULO OCULTO - É o conteúdo implícito, geralmente inconsciente que acompanha as atividades escolares.

O que é currículo não formal?

O currículo oculto representa uma dimensão implícita no processo educacional não mensurável e informal, que fazem parte do cotidiano escolar transmitindo experiências que reforçam o aprendizado sociocultural, na inter-relação professor aluno e o saber.

Como fazer um currículo formal?

A estrutura de um bom currículo
  1. Comece com suas informações pessoais. ...
  2. Escreva o seu objetivo profissional. ...
  3. Coloque sua formação acadêmica. ...
  4. Formação complementar ou cursos extracurriculares. ...
  5. Liste experiências profissionais. ...
  6. Adicione outras informações relevantes. ...
  7. Formate o seu currículo. ...
  8. Elimine o excesso de informação.

Quais os tipos de currículo e seus conceitos?

Existem tipos de manifestações de currículo escolar, também chamadas de níveis de currículo escolar, a fim de distinguir conteúdo, formas de trabalho, organização e seleção pedagógica de cada um deles. São eles: currículo real (em ação), currículo oculto (implícito) e currículo formal (prescrito).

Quais os 5 elementos para formar um currículo?

Estas são: informações pessoais, resumo, experiência profissional, formação acadêmica e habilidades. Certifique-se de abreviar as informações pessoais, escrevendo apenas o essencial e elabore um breve resumo com um máximo de duas linhas explicando resumidamente suas motivações para a candidatura e qualidades-chave.

Qual é o modelo de currículo mais forte e comunicativo?

Currículo Cronológico-Funcional ou Misto

É o modelo mais forte e comunicativo. É o mais adequado para quem teve uma sólida carreira e bastante experiência.

Artigo anterior
Qual o benefício do Protovit?
Artigo seguinte
Quais os sintomas do câncer de mama em estágio avançado?