Como é composta a dentina?
Perguntado por: Melissa Ariana Vieira | Última atualização: 19. November 2024Pontuação: 5/5 (40 avaliações)
Dentina é um tecido conjuntivo, avascular e mineralizado que forma o corpo do dente estando entre o esmalte e a cavidade pulpar. É constituído por 70% de matéria inorgânica, 20% de matéria orgânica e 10% de água.
Qual a composição da dentina?
A dentina é constituída por: Materia inorganica (70%), materia organica (20%), Água (10%). Esta composição varia com a idade do dente, devido a sua fosfolorização progressiva, mesmo já estando totalmente formado. A porção inorganica consiste de sais minerais sob a forma de cristais de hidroxiapatita.
Quem forma a dentina?
Dentina propriamente dita:
Secretada por odontoblastos maduros. Não apresentará céls, apenas os prolongamentos dos odontoblastos e fluído dentinário dentro dos túbulos dentinários, o qual terá trajeto sinuoso.
Como é formada a dentina primária?
Dentina primária: se forma até que ocorra o fechamento do ápice radicular. Ela é constituída por dentina do manto e dentina circumpulpar.
Quais são as células que formam a dentina?
Tanto a dentina quanto a polpa são formados a partir da diferenciação das células ectomesenquimais da papila dentária. Os odontoblastos secretam matriz orgânica da dentina, que é formada por fibrilas colágenas do tipo 1 e substância fundamental, que posteriormente se mineraliza.
ENTENDA A ESTRUTURA DA DENTINA | RESUMOS DE ODONTO
Qual a primeira dentina a ser formada?
A dentina do manto (verde) é a primeira dentina a ser produzida pelos odontoblastos e está mais próxima do esmalte. Na região da dentina (vermelho) encontramos a dentina primária e a dentina secundária. Nem sempre é possível distinguir dentina primária de secundária.
Qual a composição do esmalte dental e da dentina?
O mineral integrante primário da estrutura do esmalte é a hidroxiapatita (forma cristalizada do fosfato de cálcio). Ao contrário da dentina e do tecido ósseo, o esmalte não contém colágeno em sua composição. As proteínas que integram a estrutura do tecido são a enamelina e a amelogenina.
Quais os 3 tipos de dentina?
Primária: depositada durante a formação do dente, até fechamento do ápice. Secundária: depositada lentamente ao decorrer da vida. Terciária: formada em resposta a um estímulo.
Como é formada a dentina secundária?
É formada em volta da polpa (canal) do dente. Determinados medicamentos utilizados no preparo da cavidade de uma restauração estimulam a produção da dentina secundária para assim proteger a polpa e evitar a realização de tratamento de canal em alguns casos.
Quais são os tipos de dentina?
cronologia de formação da dentina, em a) primária, b) secundária e c) terciária; 2. natureza do estímulo ou agressão, estrutura e organização, em a) fisiológica, b) reacional/de irritação/ou secundária patológica, c) reparadora e d) displásica; 3.
Quem produz dentina Terciaria?
A formação da dentina terciária ocorre por estímulos patológicos, produzida: Por odontoblastos ... A dentina esclerosada é associada ao envelhecimento, deposição ... Proteção natural da polpa.
Onde fica a dentina do dente?
A dentina se encontra debaixo do esmalte do dente e do cemento que se forma ao longo das raízes dos dentes. Feito de material e tecido celular vivo, a dentina forma a maior parte da estrutura de um dente. A dentina é um tecido semelhante ao osso que contém túbulos microscópicos.
O que é tecido Dentinário?
Os túbulos dentinários são canais microscópicos que irradiam por baixo da superfície do esmalte até o interior do dente, chamado de polpa. Recebem esse nome porque atravessam da dentina. A dentina é o principal componente estrutural e a camada intermediária do dente, que sustenta o esmalte quebradiço no exterior.
Quais as propriedades da dentina?
A dentina, graças à sua resiliência, protege o esmalte que pela sua dureza e alto grau de mineralização, é extremamente friável.
Como se forma a dentina Terciaria?
A dentina terciária é um tipo de dentina que é formada em resposta a fatores externos. Também é conhecida como dentina de natureza patológica, pois é formada a partir de estímulos nocivos como traumas e ação de ácidos produzidos por bactérias com a finalidade de proteção pulpar.
Quem forma o esmalte?
O desenvolvimento do esmalte é regulado por células epiteliais, ameloblastos, que expressam um importante conjunto de genes que codificam a produção de proteínas essenciais para a formação desse tecido dentário6.
Quais as camadas da dentina cariada?
A lesão cariosa subdivide a dentina em duas camadas que são substancialmente diferentes do ponto de vista morfológico, bioquímico, bacteriológico e fisiológico: uma porção externa (infectada), que se apresenta irreversivelmente desnaturada, não passível de remineralização e que deve ser removida durante o procedimento ...
O que é a dentina terciária?
A dentina terciária é formada em condições de reparo após estímulos agressivos ao tecido pulpar e pode ser do tipo reacional ou reparativa.
O que é dentina primária?
É a dentina que é formada num primeiro momento do dente, enquanto ele ainda está se desenvolvendo. Dentina primária que se desenvolve quando a coroa dentária está sendo formada. É um processo fisiológico, normal.
O que é a dentina esclerosada?
A dentina é a camada do dente que fica sobre a polpa, que nada mais é do que a raiz do dente. Em casos de cáries crônicas, a dentina – num processo natural de proteção da polpa – se enrijecesse e fica escura, o que se chama de esclerose.
Porque o esmalte não se regenera?
Por não conter células vivas, o esmalte dentário não pode reparar danos causados por cárie ou desgaste, de acordo com MouthHealthy.org, o site do consumidor da ADA. A erosão dentária, freqüentemente causada por alimentos e bebidas ácidas, é permanente.
O que são as Periquimácias?
As periquimácias representam a parte superficial das linhas de Retzius, estas correspondem a leves depressões lineares no sentido horizontal, causando leves ondulações na superfícies externa do esmalte.
O que é o complexo dentina polpa?
A proteção do complexo dentinopulpar é a base para que o elemento dentário exerça suas funções na plenitude. Sua finalidade é promover o restabelecimento da polpa dentária, estimular o desenvolvimento de um tecido calcificado e proteger o tecido pulpar de irritações adicionais posteriores.
Quais os minerais da dentina?
A matéria inorgânica é composta por sais minerais, fosfato, carbonatos, sulfatos, ferro, zinco, flúor e cobre.
O que é tecido pulpar?
O tecido pulpar é composto de um material gelatinoso, de consistência viscosa, denominado de matriz extracelular. Compondo essa matriz existem os proteoglicanos e glicoproteínas, entrelaçados a feixes de fibras colágenas.
Quem é o maior filósofo brasileiro?
Quais hortaliças gostam de solo ácido?