Como é chamada a violência praticada pelos pais com os filhos?

Perguntado por: Leticia Andreia Andrade Soares  |  Última atualização: 11. Mai 2024
Pontuação: 4.5/5 (35 avaliações)

Violência intrafamiliar: orientações para prática em serviço / Secretaria de Políticas de Saúde.

O que é um abuso intrafamiliar?

Violência intrafamiliar / violência doméstica – acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.

O que caracteriza violência contra criança?

Atos de discriminação, depreciação ou desrespeito em relação à criança ou ao adolescente mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, agressão verbal e xingamento, ridicularização, indiferença, exploração ou intimidação sistemática (bullying);

O que é a violência intrafamiliar infantil?

A violência intrafamiliar é definida como:

Toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psico- lógica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família.

O que é a violência doméstica contra as crianças?

A violência doméstica contra a criança é definida por Azevedo e Guerra (2005) como o ato ou a omissão praticado por pais, parentes e/ou responsáveis contra crianças, que implica em transgressão do poder/dever de proteção do adulto e em coisificação da infância, isto é, em uma negação do direito que elas têm de serem ...

3 Dicas Para a Relação com os Filhos | Momentos Cury

39 questões relacionadas encontradas

O que pode ser considerado violência doméstica?

De acordo com o art. 5º da Lei Maria da Penha, violência doméstica e familiar contra a mulher é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.

Quais são os tipos de violência doméstica contra crianças e adolescentes?

Violência doméstica

É qualquer forma de abuso físico, psicológico, sexual, negligência ou abandono cometido contra uma criança ou adolescente por uma pessoa de seu ambiente familiar.

Quem pratica violência infantil?

Familiares e conhecidos são responsáveis por 68% dos casos de violência sexual contra crianças de 0 a 9 anos no Brasil. Entre as vítimas de 10 a 19 anos, o crime é cometido por pessoas próximas em 58,4% dos casos.

O que causa a violência intrafamiliar?

Ocorre quando uma pessoa, que está em relação de poder em relação a outra, causa ou tenta causar dano não acidental, por meio do uso da força física ou de algum tipo de arma que pode provocar ou não lesões externas, internas ou ambas.

O que pode ser considerado violência psicológica?

Por exemplo, podem caracterizar violência psicológica atos de humilhação, desvalorização moral ou deboche público, assim como atitudes que abalam a auto-estima da vítima e podem desencadear diversos tipos de doenças, tais como depressão, distúrbios de cunho nervoso, transtornos psicológicos, entre outras.

Quais são os tipos de abuso infantil?

Abuso sexual infantil é o termo utilizado para nomear qualquer ato sexual que envolva crianças ou adolescentes, incluindo desde carícias e toques íntimos, masturbação, exibicionismo e voyeurismo, penetração vaginal, anal ou oral, entre outras práticas que podem ou não envolver contato físico.

Quais são as consequências da violência contra a criança?

2 - Os problemas de saúde mental e social relacionados com a violência em crianças e adolescentes podem gerar consequências como ansiedade, transtornos depressivos, alucinações, baixo desempenho na escola e nas tarefas de casa, alterações de memória, comportamento agressivo, violento e até tentativas de suicídio.

Quais são os indicadores Quando uma criança está sofrendo uma violência psicológica?

Agressividade (reprodução das agressões). Irritabilidade ou apatia. Desinteresse por coisas das quais gostava antes. Retração, mutismo.

Quais são os 3 tipos de abuso?

Se você acha que pode estar sofrendo abuso, confira nosso artigo "Estou sendo abusado".
  • Abuso social. É quando uma pessoa no relacionamento impede a outra de ver familiares ou amigos, ou mesmo tendo um emprego. ...
  • Abuso emocional. Às vezes, isso também é chamado de "abuso verbal". ...
  • Abuso financeiro. ...
  • Abuso sexual. ...
  • Negligência.

O que é um abuso emocional?

Abuso emocional, ou psicológico, são séries de agressões e ataques pessoais que afetam diretamente a autoimagem e autoestima de uma pessoa. Esses atos podem partir de pessoas próximas à vítima, como pais, parentes, parceiros românticos, líderes religiosos, colegas de trabalho ou amigos.

O que significa abuso de vulnerável?

"Também é considerado estupro de vulnerável se a vítima for possuidora de algum tipo de enfermidade ou deficiência mental e, por isso, não tenha o necessário discernimento para a prática do ato, ou que não possa oferecer resistência e mesmo assim houver o ato libidinoso ou a conjunção carnal", aponta Giovanna Zanata ...

Como a violência psicológica se manifesta no ambiente familiar?

Isolamento social: é comum a violência psicológica acontecer em paralelo com o isolamento da vítima de amigos e familiares para que ela não consiga identificar o que está errado na relação. Além disso, o agressor sente necessidade de controlar a vítima; Insultos: esta é a forma mais evidente de agressão psicológica.

Como provar o crime de violência psicológica?

Além do acompanhamento, é possível solicitar a psicóloga que te acompanha um laudo que conte um pouco de todo o sofrimento emocional que você vem passando, por conta das violências sofridas, e esse laudo pode ser usado como prova.

Como saber se fui abusada quando era criança?

A psicóloga acrescenta: “A criança sente o corpo profanado, invadido, e pode apresentar diversos sintomas, tais como: angústia de que algo se quebrou dentro do seu corpo, sentimento de culpa, perturbações do sono, dores abdominais, enurese (perda do controle da bexiga durante o sono), encoprese (um tipo de ...

É crime gritar com a criança?

Vale lembrar que no Brasil ambas as práticas são proibidas desde 2014, quando foi promulgada a Lei Menino Bernardo, também conhecida como Lei da Palmada, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente e estabeleceu o direito de as crianças e os adolescentes serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou ...

O que é considerado maus-tratos para o Conselho Tutelar?

Consiste em qualquer tipo de agressão ao físico da criança ou adolescente com ou sem o uso de objetos. A violência física, além de danos físicos temporais, pode prejudicar o desenvolvimento orgânico e cerebral dos jovens, bem como ser letal.

Como denunciar uma mãe por maus-tratos?

Os canais de contato são o Disque 125, da Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca); os telefones da unidade de cada região e o Disque 100, telefone do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que encaminha o caso para o conselho tutelar mais próximo.

Qual o tipo de violência infantil mais comum no Brasil?

Embora a negligência seja o tipo mais comum de maus-tratos em crianças, outros autores indicam o abuso físico como mais frequente 14.

Qual a pena para Maus-tratos infantil?

Atualmente, o Código Penal prevê as seguintes penas: detenção de 2 meses a 1 ano ou multa nos casos de maus-tratos sem agravantes, reclusão de 1 a 4 anos quando houver lesão corporal grave, reclusão de 4 a 12 anos em caso de morte.

Como provar Maus-tratos infantil?

DISQUE 100 - DISQUE DIREITOS HUMANOS

Número da Secretaria de Direitos Humanos recebe denúncias de forma rápida e anônima e encaminha o assunto aos órgãos competentes no município de origem da criança ou do adolescente. Disque 100 de qualquer parte do Brasil.

Artigo anterior
O que fazer quando não está bem emocionalmente?
Artigo seguinte
Como calcular kg por hectare?