Como é apropriado o crédito de ICMS sobre ativo imobilizado e quando é aplicável?

Perguntado por: Eva Clara Teixeira Sousa Martins  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (47 avaliações)

Regras para o crédito do Ativo Imobilizado
Uma empresa pode pleitear o direito a crédito do valor do ICMS apenas quando os bens que compõem ao ativo imobilizado estejam diretamente relacionados ao seu processo de produção ou comercialização de mercadorias ou até mesmo as prestações de serviços tributadas pelo ICMS.

Como posso usar o crédito de ICMS?

O crédito do ICMS advém do direito de abater das respectivas saídas o imposto pago na aquisição de produtos e mercadorias e serviços. O montante do crédito corresponde ao valor a ser abatido do respectivo débito do imposto. Caso o crédito seja maior que o débito, denomina-se "crédito acumulado".

Quando a empresa pode se creditar do ICMS?

O crédito acumulado de ICMS nasce quando a empresa tem direito a creditar o ICMS do documento fiscal de aquisição, mas na venda ela não terá débitos. A empresa pode ter essa situação por exemplo quando compra matérias-primas, toma créditos, mas exporta a mercadoria.

Quais situações é vedado o crédito do ICMS?

É vedado o crédito do ICMS se o bem for destinado à industrialização e/ou comercialização de mercadorias beneficiadas com a isenção de ICMS ou mercadorias não tributadas pelo imposto, exceto quando houver autorização expressa para a manutenção dos créditos nessas situações.

Como funciona o crédito CIAP?

CIAP: Transferência de créditos de Ativos

Neste caso, o crédito a ser transferido será calculado observando o valor do imposto destacado na nota fiscal de aquisição do bem dividido por 48 e multiplicado pelo número de parcelas remanescentes no período de apropriação.

"Mudança no ICMS vai aumentar substancialmente arrecadação dos estados"

15 questões relacionadas encontradas

Como é feito o cálculo do CIAP?

Não tenha medo, já ensinei você a calcular o crédito do Ciap seguindo as etapas:
  1. 1º Somar os créditos que compõe o Ciap.
  2. 2º Dividir em 48 vezes.
  3. 3º Somar de maneira correta o valor contábil e a base de cálculo mensal.
  4. 4º Encontrar o percentual do mês.
  5. 5º Multiplicar a parcela pelo percentual encontrado.

Quem tem direito a crédito CIAP?

O CIAP foi criado para regulamentar o dispositivo da Lei que possibilita a todos os contribuintes de ICMS a apropriação do crédito nas aquisições que forem destinadas ao ativo permanente.

É permitido o crédito de ICMS integralmente no mês da aquisição?

Uma empresa pode pleitear o direito a crédito do valor do ICMS apenas quando os bens que compõem ao ativo imobilizado estejam diretamente relacionados ao seu processo de produção ou comercialização de mercadorias ou até mesmo as prestações de serviços tributadas pelo ICMS.

O que é aproveitamento de crédito de ICMS?

O sistema de crédito ou de não cumulatividade do ICMS permite que haja compensação do imposto, isto é, garante ao sujeito passivo ou àquele que recebe as mercadorias ou produtos o direito de se creditar do imposto que foi anteriormente cobrado em operações envolvendo a entrada de mercadorias.

O que está incluso no das?

No regime estão inclusos os tributos de IRPJ, CPP, PIS/PASEP, COFINS, IPI, CSLL, ICMS e ISS. O diferencial é que o seu cálculo e pagamento são unificados. Já a tributação aplicada nestes casos vai variar conforme a atividade econômica que a empresa exerce no mercado.

Como saber se uma empresa gera crédito de ICMS?

As empresas optantes pelo Simples Nacional não conseguem se creditar do ICMS proveniente de suas compras. Porém, elas podem conceder crédito de uma parte do percentual do Simples Nacional pertinente ao ICMS quando elas estiverem vendendo para uma empresa do lucro presumido ou real.

Quando posso tomar crédito de ICMS de empresa do Simples Nacional?

Este direito ocorre desde que: As mercadorias vendidas sejam destinadas à comercialização ou industrialização subsequente; A empresa tenha a receita bruta dos últimos 12 meses valor superiores à 240 mil; As mercadorias vendidas não estejam sujeitas à substituição tributária de ICMS.

Quando se deve pagar ICMS?

O ICMS é pago em praticamente todas as operações de venda e importação de produtos, prestação de serviços e transportes. A alíquota pode variar de acordo com as cobranças de cada estado, porém, a maioria atua com uma taxa de 17%. Ou seja, a cada R$ 100 que você paga em um produto, R$ 17 vão para o cofre do estado.

Como resgatar o ICMS?

Qualquer contribuinte pode pleitear a restituição do ICMS das contas de luz, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Para tanto, é preciso ter em mãos as 60 últimas contas de energia, que correspondem aos últimos 5 anos, e já ter calculado o valor de restituição.

Como recuperar o crédito de ICMS?

Ou seja, é possível recuperar todo o crédito de ICMS que tenha sido gerado nos últimos 5 anos.
...
O processo para recuperação consiste em:
  1. Identificação da existência de crédito de ICMS;
  2. Comprovação da existência de crédito;
  3. Recuperação aprovada ou reprovada pela Receita Federal.

Como utilizar crédito acumulado de ICMS SP?

Por Estabelecimento Comercial

Também poderá utilizar o crédito acumulado para aquisição de veículo automotor, destinado ao ativo imobilizado, para utilização direta em sua atividade comercial, pelo prazo mínimo de um ano, em estabelecimento de empresa localizado neste Estado.

Quais empresas têm direito a crédito de ICMS?

As pessoas jurídicas e aquelas a elas equiparadas pela legislação tributária, não optantes pelo Simples Nacional, terão direito a crédito correspondente ao ICMS incidente sobre as suas aquisições de mercadorias de ME ou EPP optante pelo Simples Nacional.

É uma obrigação acessória para os contribuintes que tomam crédito de ICMS sobre as aquisições de bens para o seu ativo imobilizado?

Como obrigação acessória o contribuinte precisa escriturar o Controle de Crédito de ICMS de Ativo Imobilizado – CIAP, conforme disposições do ajuste SINIEF nº 03/01, combinado com as respectivas legislações estaduais. A parte da parcela que não for compensada no mês deverá ser objeto de estorno.

Como fazer lançamento de crédito do ICMS de ativo imobilizado?

A contabilização do referido crédito a apropriar deve ser feito em conta do ativo (impostos a recuperar) e a crédito de imobilizado, já que o ICMS recuperável é considerado como redutor do custo de aquisição.

Em que momento ocorre o fato gerador passível de tributação via ICMS constante do Art 4º da Lei 87 1996?

§ 1º Na hipótese do inciso VII, quando o serviço for prestado mediante pagamento em ficha, cartão ou assemelhados, considera-se ocorrido o fato gerador do imposto quando do fornecimento desses instrumentos ao usuário.

Qual CFOP é usado para fazer o cálculo do CIAP?

Sendo assim, o cálculo ocorrerá da seguinte forma: [Base do ICMS (Notas fiscais e Reduções Z) - Valor do IPI ) + Exportações (Valor Contábil - Valor do IPI) da CFOP 5501, 5502, 6501, 6502 e iniciada por 7)] / (Valor Contábil - Valor do IPI).

Quais os Cfops dão direito ao crédito de ICMS?

Classificam-se neste código os lançamentos destinados ao registro de créditos de ICMS, recebidos por transferência de outras empresas.

O que é diferença de Alíquota?

A sigla Difal significa Diferencial de Alíquota do ICMS. Em uma operação interestadual destinada ao consumidor final (uma venda a um cliente de outro estado), ele representa a diferença entre a alíquota interna do estado destinatário e a alíquota interestadual do estado remetente.

O que faz parte do Ativo Permanente?

O que é ativo permanente? O ativo permanente se refere à soma dos ativos e dos investimentos de longo prazo de um negócio, destinados ao pleno funcionamento da empresa.

Como escriturar ativo imobilizado?

A escrituração referente à aquisição de bens de pequeno valor deverá levar em conta a classificação contábil e fiscal do item. II. Se o item for contabilizado no ativo imobilizado, deverá ser utilizado o CFOP 1551 (compra de bem para o ativo imobilizado).

Artigo anterior
O que é escala CMYK?
Artigo seguinte
Quais os principais museus de Paris?