Como é aplicada a vacina tríplice viral?

Perguntado por: Marco Bernardo Jesus Marques  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (12 avaliações)

Via de aplicação: Subcutânea. Cuidados antes, durante e após a vacinação: Pessoas que usaram medicamentos imunossupressores devem ser vacinadas pelo menos um mês após a suspensão do uso do medicamento, de acordo com critério médico.

Onde é aplicada a vacina tríplice viral?

Esta vacina é indicada no Brasil para crianças a partir dos 12 meses de idade, que devem recebê-la em dose única. A via de aplicação é subcutânea, na região do deltoide.

Como é feita a vacina tríplice viral?

A tríplice viral é uma vacina atenuada, que contém vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola e da caxumba, aminoácidos, albumina humana, sulfato de neomicina, sorbitol, gelatina e traços de proteína do ovo de galinha usado no processo de fabricação da vacina.

Quando o bebê toma a tríplice viral?

Segundo a recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a primeira dose é dada aos 12 meses – na forma de tríplice viral – e a segunda, aos 15 meses de idade – na forma de tetra viral.

Qual o intervalo da vacina tríplice viral?

Esquema de aplicação:

A vacina tríplice viral aplicada a partir de 12 meses e segunda dose aos 15 meses de idade. O PNI, aos 15 meses, aplica a Tetraviral (SCR+Varicela). Indica-se que adultos de 20 a 29 anos recebam duas doses com intervalo de 30 dias, e que adultos de 30 a 59 anos recebam uma dose.

Vacina Tríplice Viral (SCR) (Atualização 2020/2021) - Profª Juliana Mello

44 questões relacionadas encontradas

Qual é o esquema da vacina tríplice viral recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações?

O esquema básico se constitui de 03 (três) doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 180 dias da primeira para a terceira dose.

Qual é a vacina que deixa marca no braço?

A BCG quase sempre deixa uma cicatriz característica, com até 1 cm de diâmetro, no local em que foi aplicada – como rotina, no braço direito. Essa reação é esperada!

Quais vacinas O bebê toma com 6 meses?

6 meses
  • Vacina da Hepatite B: é recomendada a administração da terceira dose desta vacina;
  • Vacina Hib: terceira dose da vacina que protege contra a infecção pela bactéria Haemophilus influenzae;
  • Vacina VIP: 3ª dose da vacina contra a paralisia infantil;
  • Vacina tríplice bacteriana: terceira dose da vacina.

Quando o bebê toma vacina sarampo?

Sarampo: dose zero da vacina está disponível para bebês de seis a 11 meses. A Secretaria de Saúde alerta a população sobre a importância de levar as crianças com idade entre seis a 11 meses para tomarem a chamada “dose zero” da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo.

Como identificar se o bebê está com sarampo?

Após o período de incubação, o paciente pode desenvolver febre, tosse, conjuntivite não purulenta (olho vermelho), fotofobia (incapacidade de olhar para luz) e coriza (nariz escorrendo). Depois de dois a três dias, nota-se pequenas lesões na mucosa bucal, também conhecida como manchas de Koplik.

O quê tríplice viral?

A vacina tríplice viral, também conhecida como “triviral” é uma vacina subcutânea que atua na prevenção do sarampo, caxumba e rubéola.

Quem não pode tomar vacina tríplice viral?

Quem não deve tomar

A vacina tríplice viral está contraindicada nas seguintes situações: Mulheres grávidas; Pessoas com doenças que afetem o sistema imunológico, como HIV ou câncer, por exemplo; Pessoas com histórico de alergia à Neomicina ou a algum dos componentes da fórmula.

Onde tomar vacina contra rubéola?

Onde tomar as vacinas contra a Rubéola? As vacinas tríplice-viral e tetra-viral estão disponíveis na rede particular de laboratórios. Além disso, elas também estão disponíveis nas mais de 36 mil salas de vacinação do país de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Qual reação da vacina de sarampo?

Efeitos e eventos adversos: As reações locais acometem menos de 0,1% dos vacinados e incluem: ardência, vermelhidão, dor e formação de nódulo. Febre alta (maior que 39,5⁰C), que surge de cinco a 12 dias após a vacinação, com um a cinco dias de duração, pode ocorrer em 5% a 15% dos vacinados.

Quem tomou vacina de sarampo pode pegar a doença?

Um estudo descobriu que pessoas que receberam a vacina do sarampo há mais de 15 anos estão vulneráveis à doença. Isso principalmente a quem não tomou a dose atual.

Quais as vacinas aplicadas no primeiro ano de vida?

A vacina é indicada em duas doses.
  • 3 meses. Meningocócica - Primeira dose. ...
  • 4 meses. Pentavalente – 2ª dose. ...
  • 5 meses. Meningocócica – 2ª dose.
  • 6 meses. Pentavalente – 3ª dose. ...
  • 9 meses. Febre amarela – Dose inicial. ...
  • 12 meses. Tetra Viral – 1ª dose. ...
  • 15 meses. Poliomielite – 1º reforço. ...
  • 18 meses. Hepatite A - Reforço.

Quantas picadas são a vacina de 6 meses?

Essa vacina do posto protege contra 5 tipos de doenças: difteria, tétano, coqueluche celular, haemophilus tipo b e a Hepatite B em uma picada. Para ter a mesma proteção da hexavalente, é necessário mais uma vacina, a de Poliomielite. No total são 2 picadas e 6 doenças. 3 doses com 2, 4 e 6 meses de idade.

Tem vacina de 7 meses para bebê?

Vacina rotavírus pentavalente: três doses, idealmente aos 2, 4 e 6 meses de idade. Para ambas as vacinas, a primeira dose pode ser feita a partir de 6 semanas de vida e no máximo até 3 meses e 15 dias, e a última dose até 7 meses e 29 dias. O intervalo mínimo entre as doses é de 30 dias.

Pode atrasar a vacina de 6 meses?

Apesar de ser extremamente contraindicado atrasar uma dose vacinal, a médica orienta os pais a procurarem o quanto antes o serviço de saúde para colocar a vacinação de seus filhos em dia. “Quando uma dose é atrasada, significa que a criança fica vulnerável até tomar a dose que precisa.

Porque a vacina da BCG deixa marca no braço?

Por que a Vacina BCG deixa marca? A pequena cicatriz que se forma no braço direito é uma reação natural do corpo à bactéria Mycobacterium bovis. Esse é o microrganismo que causa a tuberculose e que está presente de forma controlada na vacina para gerar a imunização.

Quem não tem marca da vacina BCG?

O PNI (Programa Nacional de Imunizações) passou a seguir o posicionamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) de não revacinar as crianças que não desenvolveram cicatriz vacinal, independente do tempo transcorrido após a vacinação. A OMS afirma que a ausência da cicatriz não é indicativo de falta de proteção.

O que acontece quando não tem a marca da BCG?

Se não aparecer significa que não tem problema. Não vai interferir na imunidade ou proteção do seu bebê contra a tuberculose. Afinal, a vacina foi aplicada, existe o registro da vacina, o qual comprova a sua aplicação e, está tudo bem! O que aconteceu de diferente, foi que não houve inflamação por conta da aplicação.

Quais são as vacinas virais do calendário vacinal conforme o PNI?

15 meses VOP (vacina oral poliomielite) (5) 1º reforço Poliomielite (paralisia infantil) Vacina hepatite A (11) Dose única Hepatite A DTP (tríplice bacteriana). (12) 1º reforço Difteria, tétano e coqueluche SCRV (tetra viral) (13) Dose única Sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

Quantas doses de dT?

O esquema básico corresponde a 3 doses com um intervalo de 60 dias entre as doses (mínimo de 30 dias). Após completar o esquema de 3 doses é necessário administrar uma dose de reforço a cada 10 anos (nunca reinicie o esquema). O volume correspondente a uma dose é de 0,5 ml.

Quantas doses de hepatite B tem que tomar?

Já contra hepatite B, a aplicação é em três doses - com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose, e seis meses entre a segunda e a terceira.

Artigo anterior
Em que camada da Terra se encontra o ar que respiramos?
Artigo seguinte
O que acontece se o intestino estourar?