Como é a prova da primeira fase da Unicamp?

Perguntado por: Mafalda Diana Cardoso de Pires  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (62 avaliações)

A prova da primeira fase foi composta de 72 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as áreas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Inglês. Nas questões, valorizou-se a contextualização e a leitura.

Como funciona a prova da Unicamp primeira fase?

A primeira fase é composta por uma prova objetiva com 90 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas cada. Já a segunda fase do processo seletivo da instituição é realizado em 3 dias. Cada dia de prova conta com 4 horas de duração.

Quantas questões tem que acertar na primeira fase da Unicamp?

Paulo - Unicamp: Candidato tem de acertar 50% para chegar à segunda fase - 27/11/97. São Paulo, quinta, 27 de novembro de 1997.

Como é a prova da Unicamp 2022?

As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de janeiro de 2022, com duração de cinco horas em cada dia. Os candidatos poderão deixar o local a partir das 15 horas. As provas são constituídas por questões dissertativas. Cada questão vale quatro pontos, com dois itens, valendo dois pontos cada.

Como é a prova da Unicamp 2021?

A Unicamp acontece em 2 fases, totalizando três dias de prova. A primeira fase, com questões objetivas, acontece em 07/11/2021. Já a segunda fase, com questões dissertativas e uma redação, acontece em 09 e 10/11/2021. Confira o calendário completo do vestibular 2022.

UNICAMP VESTIBULAR 2021 - DICAS E INFORMAÇÕES - PRIMEIRA FASE

45 questões relacionadas encontradas

Como é a prova da Unicamp?

Neste ano, a primeira fase da Unicamp será composta por 72 questões de múltipla escolha em vez de 90, assim como foi feito no Vestibular 2021. Diferentemente do Enem, da Fuvest e da Unesp, os testes do exame da Unicamp contêm quatro alternativas, ao invés de cinco.

Qual a nota máxima da Unicamp?

A Unicamp mantém critérios e separa as notas de corte por colunas, dividindo os inscritos gerais, alunos que vieram de escolas públicas e alunos que solicitaram cotas, se declarando pretos e pardos. A nota máxima possível no exame é 72 pontos.

Como vai ser a segunda fase da Unicamp 2022?

O último dia de provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2022 foi dedicado ao exame de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso dos candidatos. Eles também responderam a questões de matemática e perguntas interdisciplinares de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Quantas questões Unicamp 2022?

Dessa forma, a primeira fase será composta por 72 questões objetivas e terá quatro horas de duração. Já a segunda fase será composta por dois dias de prova, com cinco horas de duração cada. No primeiro dia, há uma redação, oito questões de Português e duas de Inglês.

O que mais cai na Unicamp 2022?

Veja abaixo os cinco temas mais abordados em cada disciplinas:
  • Língua Portuguesa. 1- Interpretação Textual: 52,53% ...
  • Matemática. 1- Funções: 13,21% ...
  • História. 1- Mundo Contemporâneo: 15,56% ...
  • Geografia. 1- Geopolítica: 11,49% ...
  • Biologia. 1- Reino Animal: 19,27% ...
  • Física. 1- Mecânica: 54,17% ...
  • Química. 1- Físico-Química: 44,04% ...
  • Inglês.

Quantos pontos precisa para passar na primeira fase da Unicamp?

É composta uma prova de 90 questões de conhecimentos gerais, referentes às áreas de conhecimento da base curricular do Ensino Médio, incluindo temas interdisciplinares. Cada questão dessa etapa vale 1 ponto, sendo assim, a primeira prova vale 90 pontos.

Quantas horas dura a prova da Unicamp?

Os candidatos terão cinco horas para realizar a avaliação. O horário de início do exame está marcado para as 13 horas, assim, os candidatos terão até as 18 horas para terminar a prova. O tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas.

Quais matérias caem na primeira fase da Unicamp?

A prova de primeira fase é composta por 90 questões objetivas que avaliam, de maneira preliminar, as disciplinas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Física, Química, Biologia e Inglês.

Pode levar celular no vestibular da Unicamp?

O que levar para a prova

Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca-texto, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova.

Quando é a segunda fase da Unicamp 2022?

Os 12.938 candidatos aprovados para a segunda fase concorrem a 2.540 vagas em 69 cursos de graduação. A segunda fase da Unicamp 2022 será realizada neste domingo (9) e na segunda-feira, 10 de fevereiro.

Quando sai resultado 2 fase Unicamp 2022?

As notas dos candidatos do Vestibular 2022 estarão disponíveis para consulta a partir desta sexta-feira, 11 de fevereiro. A segunda chamada do Vestibular Unicamp será divulgada no dia 21 de fevereiro, juntamente com a primeira chamada das modalidades Enem-Unicamp e Vagas Olímpicas 2022.

Como funciona nota segunda fase Unicamp?

Cada questão vale quatro pontos, com dois itens valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição: Primeiro dia – provas comuns a todos os candidatos. – prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);

Como passar na Unicamp pelo Enem?

A seleção Enem-Unicamp marca o retorno da utilização das notas do Enem para ingresso na universidade, já que a mudança do cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 impossibilitou que a instituição impossibilitou que a instituição tivesse acesso aos resultados em período que não atrapalhasse o ano letivo 2021 e, ...

Como calcular nota final da Unicamp?

Como calcular a nota da Unicamp 2021?
  1. NPF1 = (N – M) x 100 / DP + 500, onde. N = a nota da prova de conhecimentos gerais; ...
  2. NP = (N – M) x 100 / DP + 500, onde. ...
  3. NPO = 0,30 NFI + 0,20 NR + 0,50 NF2, onde. ...
  4. Continua após a publicidade.

Como Unicamp usa nota do Enem?

Enem Unicamp

Do total de vagas oferecidas anualmente pela Unicamp, 20% são reservadas para o processo seletivo Enem-Unicamp, que seleciona estudantes com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Somente a atual edição do Enem é aceita, ou seja, para entrar em 2021 é preciso fazer o Enem 2020.

Qual a prova que faz para entrar na Unicamp?

Para tentar uma vaga na universidade, é possível se inscrever em mais de um sistema de seleção, o Vestibular Unicamp, a modalidade Enem-Unicamp e a modalidade Vagas Olímpicas. Caso o candidato seja aprovado, no mesmo curso, em mais de uma modalidade, a vaga preenchida será a do Vestibular.

Qual é o vestibular da Unicamp?

Atualmente, existem três formas de ingresso na universidade: vestibular tradicional, vestibular indígena e o Enem-Unicamp. Para o próximo ano, o vestibular 2020 selecionará mais de três mil novos estudantes.

Quantas questões de cada matéria tem na Unicamp?

Serão 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 questões de Matemática, 8 questões de História e 8 questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 8 questões de Física, 8 questões de Química, 8 questões de Biologia e 8 questões de Inglês. Cada questão tem quatro alternativas.

O que cai na prova da Unicamp?

Que áreas ou conteúdos da Química podem cair em questões interdisciplinares, como as do vestibular da Unicamp? ... Para quem quer revisar de última hora é importante focar em questões que envolvem cálculos relacionados a estequiometria, soluções, processos de separação de misturas, funções orgânicas e equilíbrio químico.

O que mais cai na Unicamp 2021?

Temas que mais caem no Vestibular da Unicamp
  • 3- Termologia: 10,00%
  • 4- Ondulatória: 7,50%
  • 5- Óptica: 6,67%
  • 1- Físico-Química: 44,04%
  • 2- Química Geral: 36,70%
  • 3- Meio Ambiente: 9,17%
  • 4- Atomística: 4,59%
  • 5- Química Orgânica: 4,59%

Artigo anterior
Quanto custa para rebaixar um carro?
Artigo seguinte
Quais os riscos da cianose?