Como é a festa do Marabaixo?

Perguntado por: Patrícia Isabel Maia Castro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (49 avaliações)

A festa do Marabaixo começa no domingo de Páscoa e dura meses. O ponto alto da festa, por exemplo, acontece no começo de novembro, com o Encontro dos Tambores, em Macapá. Durante quatro dias, as pessoas cantam e dançam o marabaixo.

Como ocorre os festejos do Marabaixo?

O Marabaixo é uma festa religiosa em louvor à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo, realizada através de missas que misturam danças, músicas, ladainhas. As danças e músicas são improvisadas, originalmente, e devem representar a realidade vivida, o dia-a-dia de uma comunidade.

Como é a dança do Marabaixo?

O Marabaixo acontece no ritmo de tambores ou das caixas, instrumentos de percussão construídos com madeira e pele de animais. As mulheres dançam de forma vigorosa, com suas saias de cores vivas, no ritmo forte e intenso dos batuques. Durante o ritual são servidas bebidas, sendo a mais típica a gengibirra.

Quais as características da cultura do Marabaixo?

O Marabaixo é uma manifestação cultural de origem africana típica de comunidades afrodescendentes do Amapá, que inclui dança de roda, canto e percussão ligados às festas do catolicismo popular em louvor aos santos padroeiros da comunidade.

Quais alimentos são servidos no festejo do Marabaixo?

Na festa deste domingo, serão servidos gratuitamente 300 litros de gengibirra (bebida feita com cachaça e gengibre), além do tradicional caldo de carne e legumes.

Percursos da Tradição - Dança do Marabaixo

39 questões relacionadas encontradas

O que são ladainhas no Marabaixo?

Dança e música, originada nas senzalas que abrigavam negros escravizados, é típica do Amapá e foi considerada cultural imaterial do Brasil pelo Iphan em 2018.

O que mais se destaca na cultura amapaense?

A cultura macapaense é muito representativa das tradições amazônicas. A principal manifestação cultural de Macapá, assim como do estado do Amapá, é o marabaixo.

Qual a importância do Marabaixo para a cultura amapaense?

O nome da manifestação cultural remonta às mortes de negros escravizados em navios negreiros que eram jogados na água. ... O Marabaixo constitui relevância para a construção e afirmação da identidade cultural brasileira e recebe, assim, o título de Patrimônio Cultural do Brasil.

Qual é o conceito do Marabaixo?

Marabaixo é uma manifestação cultural constituída principalmente por canto, música e dança. Vincula-se ao fazer religioso do catolicismo popular praticado predominantemente pelas comunidades negras do Amapá.

Quais são as tradições de Macapá?

Em Macapá a principal festa é a do padroeiro São José, seguindo-se o Círio de Nazaré. No Curiaú, comemoram a Festa do Divino e São Joaquim. No Igarapé do Lago, festejam o Divino e Nossa Senhora da Piedade. Em Mazagão Velho é comemorada a Festa de São Thiago.

Qual a forma de dançar o xote?

Dança de pares enlaçados que se movimentam sincronicamente, em geral em compasso binário. O "xote" (Schotinch) tem sua origem na mais famosa dança folclórica da Escócia que conquistou a Europa.

Como podemos classificar a dança hoje?

Classificação e gêneros
  • Quanto ao modo de dançar: dança solo (ex.: coreografia de solista no balé, sapateado, samba); dança em dupla (ex.: tango, salsa,kizomba, valsa, forró, etc.); ...
  • Quanto a origem: dança folclórica (ex.: catira, carimbó, reisado, etc.); ...
  • Quanto a finalidade: dança erótica (ex.: can can, striptease);

Qual o objetivo dos versos cantados no Marabaixo?

Fonte: Araújo (2016, p. 65). Os ladrões de marabaixo são cantigas populares orais de cunho religioso e/ou satírico que são cantadas e dançadas pelos sujeitos negros do Ciclo do Marabaixo. Os seus versos são chamados de ladrões, pois roubam um acontecimento do dia a dia e o levam para dentro do Ciclo (TARTAGLIA, 2019).

Como ocorre o episódio do Bobo Velho?

Passagem do Bobo Velho

Ao meio-dia, acontece a passagem do “Bobo Velho”. Trata-se de um espião enviado pelos Mouros para o acampamento dos Cristãos. No entanto, os Cristãos perceberam a presença do intruso e o expulsaram atirando-lhe paus, pedras e outros objetos que encontravam pelo chão.

Por que o Marabaixo ainda desperta o interesse de diversas gerações?

Os negros escravizados passaram a fazer promessas aos santos que consagravam, e quando a graça era alcançada se fazia um marabaixo. Sua herança é deixada de pai para filho, e está associada ao fazer religioso do catolicismo popular em louvor a diversos santos padroeiros”.

Como a religião faz parte do Ciclo do Marabaixo?

Portanto, quando se pensa na prática do Marabaixo, logo se associa a sua prática ao sincretismo religioso, que surgiu do encontro entre as religiões de matriz africana trazidas pelos negros escravizados e refugiados da África, com o catolicismo romano difundido durante colonização portuguesa.

Qual a origem do termo Marabaixo?

A origem do nome é incerta: alguns afirmam que vem do árabe marabut (louvar); outros afirmam que vem do fato dos escravos serem trazidos mar abaixo nos navios negreiros (ou seja, da África para o Brasil). ... O Marabaixo é a maior e mais autêntica expressão cultural do povo amapaense.

O que é Ciclo do Marabaixo?

O Ciclo do Marabaixo, uma das festividades mais tradicionais do Amapá, terá pelo 2º ano consecutivo as apresentações transmitidas pela internet. Em 2020, no período da celebração, o estado aprovou medidas mais restritivas em atenção ao crescimento dos casos do novo coronavírus e, neste ano, a cena se repete.

Quais são os símbolos do Marabaixo?

Santíssima Trindade no Ciclo do Marabaixo é representada por uma coroa que tem uma pomba em sua parte superior. Essa coroa estabelece a mediação da divindade com os participantes do festejo. A imagem da santa assume a função de mediar e comunicar a presença do transcendente durante a festividade.

Quando surgiu o Marabaixo no Amapá?

Com sua origem um tanto quanto definida, o Marabaixo apresenta-se com dança da cultura africana, oriunda pelos negros que aportaram no Estado do Amapá no século XVIII, para a construção da Fortaleza de São José.

Qual a maior manifestação cultural do Amapá?

O Marabaixo é a maior manifestação cultural do Amapá, sendo considerado um bem histórico e cultural. Sua origem vem da identidade negra, celebrando as raízes de um povo.

Qual a principal expressão da cultura popular no estado do Amapá?

Expressão cultural amapaense, o Marabaixo, é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. Composta por ritmo, dança, vestimentas, comida, bebida e estilo literário próprio, o Marabaixo é uma manifestação cultural praticada em especial pelas comunidades negras do Amapá.

Qual cultura do Amapá?

A cultura do Amapá tem suas origens na junção de manifestações culturais das populações indígena, africana e também dos colonizadores portugueses, cujos traços se apresentam fortemente nas danças, na gastronomia e nas festas típicas do estado.

Quais as principais manifestações culturais de Amapá?

Dentre as manifestações culturais, há grandes festas conhecidas por todo o Brasil, na qual podemos citar: Boi-Bumbá, Festa do Divino Espírito Santo, Círio de Nazaré e a Festa de São Thiago, onde são notáveis as participações das comunidades nestas festividades folclóricas.

Quais as influências da cultura amapaense?

Assim como em todo o Brasil, a cultura amapaense tem sua influência nas culturas indígenas, africanas e religiosas.

Artigo anterior
Vai ter vale alimentação em 2022?
Artigo seguinte
Qual foi o terceiro papa da Igreja Católica?