Como é a dor do mieloma múltiplo?

Perguntado por: Ariana Salomé Pinheiro Freitas Martins  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (16 avaliações)

O que é o mieloma múltiplo e quais seus sintomas
“Em cerca de 90% dos pacientes diagnosticados, há presença de dor óssea”, alerta Gusmão. Esse incômodo geralmente dá as caras na coluna ou nas costelas, surge do nada e piora com o movimento.

Como aliviar a dor do mieloma múltiplo?

Seu médico especialista em dor pode indicar o uso de radioterapia e cirurgia para controlar a dor no mieloma. A radioterapia pode aliviar a dor, encolhendo os tumores que crescem em direção aos nervos e pressionando-os. Fraturas devido a ossos enfraquecidos são geralmente tratadas com cirurgia.

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com mieloma múltiplo?

O mieloma apresenta incidência elevada em negros e adultos de meia idade. A sua prevalência é maior a partir da quinta década de vida, principalmente entre 50 e 60 anos. A sobrevida dos pacientes pode variar de alguns meses até mais de uma década.

Como é a dor na medula óssea?

Se o mieloma enfraquecer os ossos da coluna vertebral, eles podem fraturar e pressionar os nervos espinhais. Essa condição denominada compressão da medula espinhal pode causar dor súbita intensa, dormência ou fraqueza muscular. É considerada uma emergência médica e um médico deve ser imediatamente contatado.

Como saber o estágio do mieloma múltiplo?

O mieloma múltiplo utiliza o Sistema de Estadiamento Internacional Revisado (RISS) que está baseado em quatro critérios:
  1. Quantidade de albumina no sangue.
  2. Quantidade de beta-2-microglobulina no sangue.
  3. Quantidade de LDL no sangue.
  4. Anormalidades específicas do gene (citogenética) do câncer.

Controle da dor no Mieloma Múltiplo

37 questões relacionadas encontradas

O que significa Beta 2 Microglobulina alto?

O aumento na dosagem de B2M reflete atividade de doença e carga tumoral. Se um indivíduo tem diagnóstico de mieloma múltiplo, leucemia ou linfoma, seu prognóstico é pior quando os níveis no sangue de B2M estão significativamente elevados.

Quando o mieloma múltiplo volta?

Após o tratamento e depois de algum tempo sob controle, as células tumorais voltam a ser produzidas. O mieloma múltiplo é o segundo tipo mais comum de tumores do sangue.

Quais os sintomas de problemas na medula óssea?

SINDROMES PROVOCADAS PELA DEFICIÊNCIA MEDULAR (síndromes mielodisplásticas) Sintomas: Os sintomas mais frequentes são os secundários à anemia como dor de cabeça, tontura, náusea, respiração irregular, manchas na pele, fadiga, palidez anormal. Podem apresentar ainda sangramento nasal e febre.

É possível sentir dor na medula?

Dores nas costas podem ser sintoma de câncer na medula, alertam médicos. Sintomas são ligados ao mieloma múltiplo, quatro vezes mais comum que a leucemia. Exame simples de sangue pode detectar a doença e atacá-la em sua fase inicial.

Quais os sintomas de problemas na medula?

Possíveis sintomas da lesão da medula espinhal incluem: Dor extrema ou pressão no pescoço, cabeça ou costas. Formigamento ou perda de sensibilidade na mão, dedos, pés ou dedos dos pés.
...
  • Espasticidade.
  • Obesidade.
  • Dor.
  • Infecção do trato urinário.
  • Úlceras por pressão.

É possível viver com mieloma múltiplo?

Mieloma múltiplo não tem cura

O fato de o mieloma múltiplo não ter cura significa, apenas, que esta é uma doença crônica, que precisa de cuidados por toda a vida. Saiba que é possível viver bem, com qualidade e até mesmo obter uma remissão completa da doença, já que são várias as opções de tratamento existentes.

Porque o mieloma múltiplo não tem cura?

O mieloma múltiplo se caracteriza pela proliferação dos plasmócitos. Essas células invadem a medula óssea, atrapalhando o bom funcionamento do sangue. Como resultado, o indivíduo desenvolve anemia e destruição óssea. A doença não tem cura, mas tem tratamentos que aumentam a sobrevida do paciente.

Quais as complicações do mieloma múltiplo?

As Complicações Ósseas do Mieloma Múltiplo: incluem dor óssea, fraturas patológicas, hipercalcemia de malignidade e compressões medulares. O mieloma múltiplo surge em células do sistema imunológico denominadas de plasmáticas.

Quais tipos de câncer da dor nas costas?

Uma dor nas costas pode estar associada ao câncer de pâncreas, geralmente na região lombar, mas ninguém imagina a relação. “Com uma dor assim, é muito comum a pessoa ir ao ortopedista, que pede exames da coluna, assim como em outros especialistas que pedem ultrassom de abdome quando há dor abdominal.

Qual doença na coluna que não tem cura?

Em 7 de maio é celebrado o Dia Mundial da Espondilite Anquilosante. A doença crônica que tem como principais sintomas: dor persistente na coluna, que melhora com exercício e piora com repouso, e rigidez matinal da coluna.

O que pode causar mieloma múltiplo?

A causa do mieloma múltiplo é desconhecida, mas a condição é decorrente de alterações genéticas que afetam o funcionamento das células da medula óssea.

O que causa inflamação na medula?

A mielite transversa, ou apenas mielite, é uma inflamação da medula espinhal que pode acontecer como consequência de infecções por vírus ou bactérias, ou ser consequência de doenças autoimunes.

O que ocorre se uma pessoa sofrer uma lesão na medula espinhal?

Se a medula espinhal for lesionada, os nervos que se encontram no local da lesão ou por baixo da mesma sofrem uma disfunção, causando perda de controle muscular e perda de sensação. Contudo, as crianças podem sofrer lesões da medula espinhal em que os nervos sofrem de disfunção apenas temporária e brevemente.

O que fazer para descomprimir a medula?

O procedimento mais comum, e um dos mais antigos, para a descompressão neurológica, da medula e raízes nervosas, se chama laminectomia. Nele é ressecado o arco ósseo posterior da vértebra, chamado de lâmina, que é a parede posterior do canal vertebral.

Quando a medula óssea não funciona?

A anemia aplásica é uma doença da medula óssea. Ocorre quando a medula óssea para de produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas em número suficiente para o corpo. Todas as células sanguíneas que a medula produz são normais mas não existem em quantidade suficiente.

Quais são os sintomas do câncer de sangue?

Eles podem incluir:
  • Febre inexplicável.
  • Sensação de fraqueza e fadiga persistente.
  • Perda de apetite.
  • Perda de peso inexplicável.
  • Sangramentos e hematomas que aparecem com facilidade e sangramentos nasais.
  • Dificuldade para respirar.
  • Petéquias, pequenos pontos vermelhos que aparecem na pele por causa de sangramentos.
  • Anemia.

Qual doença pode ser confundida com a leucemia?

As leucemias podem ser confundidas com infecções ou com anemias, o que dificulta no diagnóstico precoce. A diferença entre leucemia aguda mieloide ou linfoide exige a avaliação laboratorial mais detalhada dos blastos.

Como enfrentar o cansaço do mieloma?

A fadiga é um sintoma comum aos pacientes com mieloma múltiplo. Mas não se entregue! Procure fazer atividades, ainda que leves: caminhadas, alongamentos e exercícios para o fortalecimento ósseo e muscular, como pilates, são indicados e liberados!

O que é doença recidiva?

Esse evento é chamado de recidiva, e seu significado é basicamente “está acontecendo novamente”. Ou seja, a recidiva do câncer, ou recorrência, é quando o paciente trata o tumor e, algum tempo depois, a doença volta a se manifestar.

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com câncer no sangue?

De acordo com o médico, não é raro ver pacientes vivendo mais de uma década depois do diagnóstico, o que é animador, em especial se você considerar que essa enfermidade costuma dar as caras dos 60 anos de vida em diante.

Artigo anterior
Quando a prolactina causa infertilidade?
Artigo seguinte
O que colocar na proposta de intervenção?