Como funciona a soma de atestados?

Perguntado por: Rebeca Íris Guerreiro Anjos  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (5 avaliações)

Somatória de atestados médicos conta para afastamento previdenciário. O empregado que ficar incapacitado de trabalhar por um período superior a 15 dias consecutivos, mediante atestado médico, será encaminhado ao INSS para avaliação médico-pericial, a fim de receber benefício previdenciário.

Quantos meses a empresa pode somar os atestados?

A empresa não pode somar os atestados de CID diferentes. Assim, para que possa afastar o empregado para a Previdência Social, o empregador pode somar os atestados médicos ainda que intercalados, desde que apresentados dentro do prazo de 60 dias e sejam da mesma doença.

Como calcular folha de pagamento com atestado médico?

Como calcular o afastamento com divisor conforme dias do mês?
  1. Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.1 - Na guia GERAL, clique na subguia CÁLCULO; ...
  2. Acesse o menu ARQUIVO, submenu SINDICATOS, clique na opção EMPREGADOS; ...
  3. Realize o cálculo da folha mensal do empregado que está afastado;

O que pode ser descontado com atestado médico?

Segundo a Lei nº 605/49, o atestado médico é um documento que garante que o trabalhador não tenha desconto no salário pelos dias de trabalho que faltou por razão de doença ou acidente.

O que acontece se eu for trabalhar de atestado?

De acordo com a legislação quando os colaboradores faltam ao trabalho por questões de saúde e têm um atestado como comprovante não podem ter nenhum desconto salarial e nem seu descanso semanal remunerado afetado.

Como fica a soma de atestados médicos?

18 questões relacionadas encontradas

Quantos dias de intervalo entre um atestado e outro?

Conforme os dispositivos legais supracitados, no caso de atestados intercalados ou sucessivos, deverá ser somados os períodos até completar os quinze dias, onde o segurado passará ter direito ao auxílio doença, a partir ao 16º dia do afastamento.

Quantos atestados uma grávida pode apresentar por mês?

A legislação trabalhista brasileira estipula, como forma de proteção à maternidade, que a empregada pode comparecer em até 6 consultas, no mínimo, durante a gravidez. Geralmente, o que as empresas têm aceitado, é de um atestado por mês para consulta médica.

Quantos atestado por mês?

Existe um limite de atestados por mês? A verdade é que não existe um número máximo. O que há é um limite de 15 dias consecutivos de faltas justificadas.

Quantos atestados médicos da justa causa?

Como não há um limite de atestados médicos, pode-se afirmar que o excesso de atestados médicos apresentados por um único funcionário não caracteriza motivo para dispensa por justa causa.

Pode dar atestado de 30 dias?

Todo servidor que se afastar por 30 dias ou mais deverá obrigatoriamente passar pelo Exame Médico de Retorno ao Trabalho na DGRH / DSO ao término de seu afastamento.

Quantos atestado de acompanhamento a empresa tem que aceitar?

473. O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário: (…) X – até 2 (dois) dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira; (Inclusão dada pela Lei 13.257/2016).

O que dá justa causa para gestante?

Destaca-se que essa medida de demissão por justa causa só deve ser tomada quando a empregada grávida comete falta grave, capaz de quebrar a confiança da empresa com ela. Nesse caso, desde que comprovada a falta grave, a empresa não precisará cumprir o período de “estabilidade gestante”, podendo demiti-la imediatamente.

O que fazer para pegar atestado nos últimos dias de Gravidea?

Ela é solicitada mediante apresentação do atestado médico, que comprove a situação de saúde atual. Em caso de necessidade do afastamento por mais de 15 dias, é necessário solicitar o auxílio-doença junto ao INSS.

Como funciona afastamento de gestante pelo INSS?

A lei determina o afastamento da colaboradora gestante do trabalho presencial, durante a emergência de saúde pública, sem prejuízo de sua remuneração. Segundo a norma, a gestante fica à disposição para exercer suas atividades profissionais em seu domicílio, à distância.

Quando um atestado Sobrepoe o outro?

Resposta: A legislação não prevê a questão do empregado possuir dois atestados para o mesmo período.

Pode entregar dois atestados seguidos?

Assim, com base na argumentação anterior, é perfeitamente admitida a hipótese de atestados intercalados ou sucessivos, até porque há previsão legal, e está contida no art. 75 §§ 4º, 5º do Decreto-Lei 3.048/99 e na Instrução Normativa nº 45 de 06 de agosto de 2010, do INSS.

Qual a nova lei para atestado médico?

Nova lei dispensa atestado médico de trabalhador com suspeita de Covid-19 por sete dias. A lei que dispõe sobre o repouso semanal remunerado teve uma alteração significativa publicada em 26/03/2021, por meio da Lei n° 14.128/21 referente ao estado de pandemia vivenciado globalmente.

Quantos dias antes do parto posso me afastar?

A licença começa a contar a partir do momento em que a mulher se afasta do trabalho. Esse afastamento pode ocorrer até 28 dias antes do parto ou a partir do nascimento do bebê. Em caso de adoção, guarda com intenção de adoção ou aborto, a licença começa a contar a partir da data do ocorrido.

Quando a empresa pode demitir uma gestante?

Conforme determinado por Lei, a grávida possui direito à estabilidade, desde o momento da confirmação da gravidez, até cinco meses após o parto. Esse é o período que deverá ser pago à funcionária a título de indenização.

Estou grávida e não estou conseguindo trabalhar o que devo fazer?

Não existe motivo e indicação para uma mulher deixar de trabalhar assim que descobre a gravidez, a não ser que exista algum risco e recomendação medica para que se afaste da atividade exercida. Assim também como se o ambiente de trabalho oferece algum risco à saúde da mãe e do bebê.

O que ocasiona uma justa causa?

Lesar a empresa, divulgar informações confidenciais do trabalho e cometer ações contra a segurança nacional são algumas das situações que podem levar à demissão por justa causa do trabalho. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê algumas situações em que o profissional pode ser demitido dessa forma.

Qual atestado pode ser recusado pela empresa?

A empresa pode recusar o atestado médico pode acreditar que o funcionário não apresenta problemas de saúde e que por consequência o trabalhador está mentindo. Contudo, só é possível a empresa se recusar o atestado caso seja comprovado a farsa através de uma junta médica.

Quantos atestados de filho a empresa pode aceitar?

Talvez, por isso, o artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) garante que “o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário por um dia por ano para acompanhar filho de até seis anos em consulta médica.”

Quem paga o atestado de 30 dias?

No dia 17 de Junho de 2015 a Medida Provisória 664/2015 revogada pela Lei 13.135/2015 e então dia 18 de Junho de 2015 voltou a valer a regra antiga de que os quinze primeiros dias serão pagos pelo empregador e não mais trinta dias.

Quantos dias posso pegar de atestado em um mês?

➡ Não há limite de atestados médicos apresentados mensalmente ou anualmente (exceto nas hipóteses legais elencadas abaixo), porém o período máximo custeado pela empresa é de até 15 dias, sendo que a partir do 16° dia o pagamento será realizado pela Previdência Social diretamente ao empregado.

Artigo anterior
Qual é a atual relação do Irã quanto ao TNP?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre tautomeria e isomeria de função?