Como é a dor de veias?

Perguntado por: Catarina Nascimento de Rocha  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (44 avaliações)

“A dor nas pernas causada pelas varizes é considerada inespecífica. Muitas vezes, pode ser descrita como sensação de peso ou cansaço excessivo nas pernas, queimação, dormência e câimbras”, afirma o angiologista Jayme Ramos. A intensidade desse sintoma deverá variar conforme a gravidade da doença.

É possível sentir dor nas veias?

Quando o sangue não consegue subir, ele se acumula nas veias das pernas e pés, causando dor. Leia mais. Dores nas pernas são queixas frequentes de quem trabalha muito tempo sentado ou fica muitas horas em pé. A má circulação venosa do sangue nos membros inferiores é uma das principais razões para queixas como essa.

O que é quando as veias doem?

As causas de uma inflamação das veias são, na sua maioria, varizes, mas também lesões (pancadas, picadas), alergias e outros focos de inflamação no corpo, como uma amigdalite. A inflamação das veias pode afectar não só as pernas, mas também os braços e - muito raramente - outras partes do corpo (peito, pescoço, pénis).

Como saber se a veia está inflamada?

Dor e aparecimento de um cordão endurecido e avermelhado no caminho da veia são os sintomas mais comuns. “A flebite se manifesta por um processo inflamatório localizado, um vergão, geralmente endurecido, avermelhado, doloroso e quente.

Como é a dor vascular?

A dor de origem vascular apresenta características específicas no seu aparecimento. Geralmente tem associadas alterações na cor e na temperatura da pele, alteração nos pulsos periféricos e a presença de edema.

Você e o Doutor: saiba como prevenir e tratar as varizes

36 questões relacionadas encontradas

Como é a dor vascular na perna?

Dores venosas na perna

Nesses casos, sentimos uma sensação de peso, cansaço, pernas inchadas, e às vezes até uma sensação de formigamento ou dormência devido ao inchaço.

Quando se deve procurar um Vascular?

Mas afinal, quando procurar um cirurgião vascular? Diante de sintomas como dor e inchaço nos membros, alterações na temperatura corporal, formigamento e dificuldade para caminhar, o profissional deve ser consultado. O primeiro passo é avaliar a origem dos sintomas e, a partir daí, alcançar um diagnóstico assertivo.

O que fazer para desinflamar veias?

Um bom remédio natural para varizes e vasinhos nas pernas é aplicar uma compressa morna feita com folhas de couve porque elas ajudam a reduzir a inflamação dos vasos, aliviando os sintomas das varizes.

Como tratar veia inflamada?

O tratamento das flebites superficiais não complicadas é feito com analgésicos, anti-inflamatórios, compressa morna no local, cremes específicos e uso de meias elásticas. Em casos selecionados, pode ser indicado uso de anticoagulantes e procedimentos cirúrgicos.

Como Desinflamar veias?

Evite permanecer sentado ou em pé por longos períodos. Faça exercícios com os pés para estimular a bomba venosa. Trate as suas varizes. Use meias de compressão médica todos os dias se as suas pernas já tiverem varizes.

O que fazer quando as veias doem?

O tratamento para flebite é feito através do uso de medicamentos antiinflamatórios, analgésicos como a aspirina para aliviar a dor, compressas mornas e úmidas nas zonas doloridas, repouso com pernas e braços elevados, e, em casos de tromboflebite o médico poderá receitar o uso de medicamentos anticoagulantes, para ...

É normal a veia do braço doer?

Alterações na circulação sanguínea do braço, provocada por uma obstrução no vaso sanguíneo ou uma trombose em veias ou artérias, por exemplo, pode provocar sensação de dor, formigamento, peso e inchaço do membro afetado.

O que fazer quando as veias das pernas estão doendo?

“Uma vez definido que a causa da dor é a veia varicosa, podem ser usados medicamentos venotônicos, meias de compressão e medidas como elevar os membros”, recomenda o especialista. Praticar exercícios físicos também é uma maneira eficiente de ajudar a diminuir a dor, especialmente nos pacientes obesos ou com sobrepeso.

Por que as veias da mão dói?

Caso houver dilatação importante e tortuosidade, associado à mudança de coloração da pele localizada (acastanhada), prurido (coceira) e dor (principalmente tipo queimação), que melhora com a elevação do membro em questão, pode sim estar relacionado à varizes / insuficiência venosa ("má circulação").

Qual pomada é boa para varizes?

Hirudoid diminui a inflamação, com o alívio da dor, redução do inchaço e da vermelhidão de áreas com varizes ou manchas roxas decorrentes de contusões (batidas, traumas) ou cirurgias ou em outras situações semelhantes.

O que piora varizes?

“Existem vários fatores que podem piorar as varizes. Os mais comuns são: sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool em excesso, obesidade, exercícios de alto impacto ou com grandes forças rotacionais e uso de hormônios”, informa o angiologista Jayme Ramos.

Qual o melhor antiinflamatório para varizes?

Alguns exemplos são:
  • Daflon 500;
  • Diosmin;
  • Venaflon;
  • Flavenos;
  • Perivasc;
  • Velunid;
  • Flavonid.

Qual remédio caseiro é bom para circulação do sangue?

Algumas opções de tratamento natural para amá circulação são:
  1. Beber mais líquidos. ...
  2. Usar pimenta caiena. ...
  3. Tomar um chá diurético. ...
  4. Aumentar o consumo de ômega 3. ...
  5. Comer mais vegetais verde-escuros. ...
  6. Comer mais frutas cítricas. ...
  7. Diminuir o consumo de sal. ...
  8. Fazer banho de imersão com sais de Epsom.

Que chá é bom para circulação do sangue?

3 chás para melhorar a circulação sanguínea
  1. Chá de carqueja. Um ótimo remédio caseiro para melhorar a circulação é o chá de carqueja. ...
  2. Chá de Meliloto. O Meliloto é indicado para o tratamento de diversas doenças venosas, porque ajuda a estimular a circulação linfática, diminuindo o inchaço. ...
  3. Chá de Castanha da Índia.

Quais os tipos de doenças vasculares?

Quais são as doenças vasculares mais comuns?
  • Aneurisma de Aorta Torácica. Acesse.
  • Aneurisma Abdominal. Acesse.
  • Aneurisma Periférico. Acesse.
  • Doença Carotídea. Acesse.
  • Doença Aterosclerótica Obstrutiva Periférica. Acesse.
  • Acesse.
  • Vasinhos e Varizes de Membros Inferiores. Acesse.
  • Úlcera Varicosa. Acesse.

O que o médico vascular cuida?

Esse profissional é o responsável por cuidar de problemas arteriais, venosos e linfáticos, ou seja, de todo o sistema circulatório, um dos mais importantes do corpo humano. Apesar disso, trata-se de uma especialidade pouco lembrada, quando se trata de medicina preventiva e acompanhamento médico.

Qual a diferença entre angiologista e vascular?

Constantin, o angiologista é o especialista responsável pela avaliação, diagnóstico e tratamento clínico das moléstias relacionadas aos sistemas venoso, linfático e arterial. “Já o cirurgião vascular está habilitado a realizar o tratamento cirúrgico das moléstias nestes territórios vasculares”, completa o médico.

Como saber se estou com problema de circulação nas pernas?

O primeiro sintoma da má circulação, e também o mais comum, são as dores nas pernas.
...
Quais os sintomas da má circulação?
  1. coceira nas pernas;
  2. manchas vermelhas;
  3. pés e tornozelos inchados;
  4. sensação de formigamento ou dormência;
  5. cor azulada nas regiões com má circulação;
  6. queda dos pelos das pernas.

Quais os sintomas de trombose das veias das pernas?

Sinais e sintomas de trombose
  • Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  • Vermelhidão e calor no local afetado;
  • Dor ou sensação de peso;
  • Rigidez da musculatura.

Quando devo me preocupar com dores nas pernas?

Fique atento aos seguintes sinais de alerta para dores nas pernas:
  • Dor muito forte na perna, surgindo de forma repentina.
  • Presença de vermelhidão e/ou inchaço.
  • Presença de febre e até mesmo falta de ar.
  • Dor repentina que faz você mancar.

Artigo anterior
Como o esporte pode diminuir a desigualdade social?
Artigo seguinte
Pode colocar antúrio no quarto?