Como diferenciar pronome apassivador de indice de indeterminação do sujeito?

Perguntado por: Diego Tomé Oliveira Cardoso  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.3/5 (54 avaliações)

Uma regra básica destaca a diferença entre os dois:
  1. Partícula Apassivadora: pronome apassivador + verbo transitivo direto ou direto e indireto. Exemplo: Pouparam-se os investimentos.
  2. Índice de Indeterminação do Sujeito: pronome “se” + verbo intransitivo, transitivo direto ou ainda verbo de ligação.

Como saber se o se é partícula Apassivadora?

A Partícula Apassivadora é a forma de utilizar o pronome “se” com o verbo na voz passiva, ou seja, recebendo a ação em vez de praticá-la. Obrigatoriamente ela existe mediante a seguinte construção: Partícula Apassivadora = pronome apassivador "se" + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto.

Como saber se o se é índice de indeterminação do sujeito?

Maneiras práticas para reconhecer o Índice de Indeterminação do Sujeito:
  1. Quando o “se” for Índice de Indeterminação do Sujeito, o verbo ficará sempre na 3ª pessoa do singular;
  2. A partícula “se” só recebe essa classificação se os verbos forem intransitivos, transitivos indiretos e de ligação;

O que é pronome Apassivador exemplos?

O pronome apassivador segue um VTD (verbo transitivo direto) que esteja na 3ª (terceira) pessoa. Exemplos: Vendem-se casas. Os livros que se extraviaram, foram restaurados.

Qual a função da partícula Apassivadora?

f) Partícula apassivadora: acompanha verbo transitivo direto e serve para indicar que a frase está na voz passiva sintética.

PARTÍCULA APASSIVADORA x ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO: COMO IDENTIFICAR CADA UM? Profa. Pamba

36 questões relacionadas encontradas

Em que casos a palavra se funciona como partícula Apassivadora do sujeito?

A partícula apassivadora é a palavra “se”, quando usada para indicar um verbo na voz passiva. Isso quer dizer que a ação será incidida sobre a própria pessoa, objeto ou situação que é o sujeito da construção frasal.

Qual das frases abaixo que se é uma partícula Apassivadora?

Na letra C “Emprestou-se o dinheiro ao professor” - o “se” também é partícula apassivadora, pois indica que a frase está na voz passiva “o dinheiro foi emprestado ao professor”.

O que é um pronome Apassivador?

PRONOME APASSIVADOR ou PARTÍCULA APASSIVADORA:

Apresenta-se na formação da voz passiva sintética, com verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos; com verbos transitivos indiretos, intransitivos ou de ligação, não há possibilidade de caracterizar a partícula apassivadora.

Quando o se não é partícula Apassivadora?

A palavra "se", quando empregada junto a verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto, não exerce qualquer função sintática na oração. A sua forma está sendo empregada tão somente para marcar uma voz verbal.

Quando o se é verbo?

Quando pronome apassivador, o "se" acompanha verbos transitivos diretos (VTD) e transitivos diretos e indiretos (VTDI) na formação da voz passiva sintética. Nesse caso, o verbo deve concordar com o sujeito da oração. Exemplos: Construiu-se um posto de saúde.

Quais as duas formas de indeterminação do sujeito?

A língua portuguesa indetermina o sujeito de duas maneiras:
  • Empregando o verbo na 3. ª pessoa singular ou plural, sendo este último caso o mais comum, sem referência a pessoas determinadas: ...
  • Empregando o pronome se junto ao verbo, de modo que a oração passe a equivaler a outra que tem por sujeito alguém, a gente:

Quando o se é conjunção?

Conjunção condicional “se”

Essa palavra será conjunção, caso expresse uma condição.

Como classificar o se?

A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

O que é partícula de realce?

Como partícula de realce, normalmente “que” aparece depois de advérbios, expressões ou conjunções. Ex1: Quase que eu caí. Ex2: Desde de ontem que Maria esperava notícias. Ex3: Enquanto que eles conversavam, Maurício terminava a tarefa.

Quando é que o sujeito é oculto?

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração.

Quando o se é parte integrante do verbo?

Partícula “se” como parte ingrante do verbo (PIV)

O pronome “se” será classificado como parte integrante do verbo quando esse for pronominal, ou seja, for, necessariamente, acompanhado de um pronome oblíquo átono.. Pronome como parte integrante do verbo (PIV) constrói a voz ativa.

Em qual alternativa o pronome se não exerce a função de partícula Apassivadora?

e) Relatam-se muitos segredos. j) Precisa-se de empregados. f) Verificaram-se muitos equívocos. Resposta: As alternativas em que o pronome se exercem a função de partícula apassivadora são: a), b), h), i), e), f).

O que é um pronome adjetivo?

O pronome é a palavra que se usa no lugar do substantivo ou refere-se a ele no discurso. O pronome adjetivo, por exemplo, tem como função acompanhar, determinar e modificar os substantivos, isto é, eles atuam como se fossem adjetivos. ...

O que é um pronome recíproco?

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". ... Outros pronomes oblíquos átonos – me, te, nos, vos - também podem ser reflexivos. Ex.: Carlos machucou-se, ao pular o muro.

O que é o se?

A partícula “se” assume várias funções na Língua Portuguesa: ... b) Partícula apassivadora: quando se liga a verbos transitivos diretos com a intenção de apassivá-los. Ex: Contaram-se histórias estranhas. c) Índice de indeterminação do sujeito: quando se liga a verbos preposicionados com o papel de indeterminar o sujeito.

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. ... Assim, concluímos que na oração acima o verbo oferecer é um verbo transitivo direto e indireto. Leia Objeto Direto e Indireto.

O que é um verbo intransitivo exemplos?

Isso significa que um mesmo verbo pode ser, em um contexto, intransitivo e, em outra situação, transitivo. Veja um exemplo em que isso ocorre: Meu irmão namora muito. Nesse caso, o verbo “namorar” é intransitivo, pois não admite complemento verbal, já que a ação se refere ao sujeito da frase.

Quais são os verbos de ligação?

Existem vários tipos de verbos de ligação: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, tornar-se, virar (no sentido de "tornar-se"), andar (não no sentido de "caminhar" e sim no sentido de "por", "encontrar-se"; por exemplo, "João anda meio triste ultimamente"), ficar, encontrar-se, viver, etc. ...

Em que casos a palavra se funciona como índice de indeterminação do sujeito dê exemplos?

O pronome “se”, entre outras funções, serve para indeterminar o sujeito. ª pessoa do singular) que seja intransitivo, transitivo indireto ou de ligação, acompanhado do pronome "se": ... Levantou-se mais cedo do que os outros dias.

Qual é a função do se em não sei se ela vem?

Separa o período: Não sei / se ela vem. Período composto por subordinação. ... Logo, a segunda oração é uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

Artigo anterior
O que é inveja?
Artigo seguinte
Caprichamos o que é?