Como diferenciar os tipos de trombose?

Perguntado por: Bruna Mélanie Magalhães  |  Última atualização: 12. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (55 avaliações)

As tromboses arteriais são aquelas que ocorrem na circulação arterial, que transporta o sangue oxigenado nos pulmões para os tecidos. Já as tromboses venosas comprometem a parte da circulação (veias) que transporta o sangue que já deixou o oxigênio nos tecidos, de volta para os pulmões para um novo ciclo de oxigenação.

Qual é o tipo de trombose mais perigoso?

Uma trombose superficial, uma tromboflebite, tem um risco pequeno de levar a uma embolia pulmonar. Agora, uma trombose venosa profunda, esse risco vai aumentando e quanto mais proximal ao coração essa trombose, maior o risco.

Como saber se é trombose ou não?

Como identificar os sintomas ?
  1. inchaço em uma das pernas, que costuma aumentar ao longo do tempo;
  2. dor repentina em uma das pernas, que fica mais intensa gradualmente;
  3. vermelhidão na perna afetada;
  4. sensação de calor ao tocar na perna inchada;
  5. dilatação das veias, tornando-as mais visíveis sob a pele;

Quais os sitomas de trombose?

Inchaço na região em que se formou o coágulo; Vermelhidão e calor no local afetado; Dor ou sensação de peso; Rigidez da musculatura.

Quais são os sintomas da trombose venosa profunda?

Sintomas de trombose venosa profunda

Nessas pessoas, o aparecimento de dor torácica ou falta de ar devido a uma embolia pulmonar pode ser o primeiro indício da presença de um coágulo sanguíneo. Em outras, se uma veia profunda da perna for afetada, a panturrilha incha e pode ficar dolorida, sensível ao toque e quente.

TROMBOSE - O que é, tipos, causas e sintomas | Biologia com Samuel Cunha

37 questões relacionadas encontradas

Qual o primeiro sinal de trombose?

Dores nas pernas persistentes podem ser um alerta vermelho para a trombose. Em caso de câimbras, dores que pioram ao contrair a musculatura, descoloração da pele ou coloração azulada ou esbranquiçada, procure ajuda médica.

Como saber se a trombose é arterial ou venosa?

As tromboses arteriais são aquelas que ocorrem na circulação arterial, que transporta o sangue oxigenado nos pulmões para os tecidos. Já as tromboses venosas comprometem a parte da circulação (veias) que transporta o sangue que já deixou o oxigênio nos tecidos, de volta para os pulmões para um novo ciclo de oxigenação.

Como diagnosticar trombose em casa?

Vermelhidão ao longo da perna (que aparece de repente ou inchaço que está piorando) Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando) Aumento da temperatura (calor) da perna que está doendo. Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio.

Qual a perna que da trombose?

Ela ocorre em 90% dos membros inferiores com maior frequência para a perna esquerda e os 10% restante afeta os membros superiores, pelves, cavidade abdominal, torácica, cabeça e pescoço. É causada por um coágulo de sangue que se desenvolve em uma artéria.

Quais os tipos de trombose na perna?

Tipos de trombose
  • A trombose venosa profunda (TVP) é o tipo mais frequente e, geralmente, atinge uma ou mais veias localizadas em regiões como as coxas e as panturrilhas. ...
  • A trombose arterial – menos comum que a venosa – se forma em artérias como a aorta.

O que fazer se suspeitar de trombose?

É importante buscar um médico porque, se não tratada, a trombose venosa profunda pode acarretar complicações sérias. Existe o risco de um fragmento do coágulo na perna se desprender e acabar indo para o pulmão, configurando uma embolia pulmonar — que é potencialmente fatal.

Como se inicia uma trombose na perna?

Trombose Venosa Profunda (TVP): ocorre quando o sangue coagula no interior de uma veia profunda do corpo, sendo os membros inferiores o local de ocorrência mais comum. Tromboflebite: ocorre quando o sangue coagula no interior de uma veia superficial, geralmente no braço ou na perna.

Quanto tempo a trombose se manifesta?

Esse tempo pode ser de 3 até 24 meses.

Qual é a cura da trombose?

Após o diagnóstico, as medidas iniciais para o tratamento são a adoção imediata do repouso absoluto e da anticoagulação. Em casos mais graves, a retirada dos trombos pode ser necessária através das técnicas de trombectomia mecânica ou pela fibrinólise química.

Qual o nome do exame de sangue para detectar trombose?

A trombose também é diagnosticada por exames laboratoriais e o principal é o teste de Dímero-D. Os Dímeros-D são resultado da deterioração de coágulos de fibrina que se formam pela ação de três enzimas: a trombina, o fator XIII ativado e a plasmina. Positivo para ocorrência de quadros tromboembólico.

Quem teve trombose a perna volta ao normal?

O tempo de melhora do retorno venoso dependem do nível e extensão da trombose, e também da recanalização deste trombo ou formação de circulação colateral, pois nem sempre há a recanalização do trombo. Esse tempo é variável, normalmente de 1 a 3 meses.

Quanto tempo dura uma trombose na perna?

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

Quando desconfiar de trombose na perna?

Quando desconfiar de trombose? Cerca de metade das pessoas com trombose não apresentam sintomas, mas pode haver casos de dor, inchaço e vermelhidão na área de formação do coágulo.

Quem está com trombose pode andar?

Diferente do que muitos pensam, o paciente com trombose não deverá ficar apenas deitado com as pernas elevadas. Desde que a dor esteja controlada, estes deverão se movimentar, pois esta ação será importante para ajudar no retorno do sangue para o coração.

Onde dói a trombose na perna?

Trombose venosa profunda: sintomas frequentes

vermelhidão ou aumento da temperatura na perna afetada; sensação de calor ou queimação na região; dor ao caminhar ou ao movimentar o membro acometido pela TVP. Em alguns casos, a dor aumenta ao levantar o pé em direção ao joelho.

Como saber se está com trombose na perna?

O exame que detecta trombose na perna é o ecodoppler venoso de membros inferiores. Através do resultado do exame é possível detectar se existe um coágulo em alguma das veias da perna, sejam elas superficiais ou profundas.

Qual o melhor exame para detectar trombose?

"O diagnóstico da trombose depende da história do indivíduo, na qual seus fatores de risco são evidenciados, da avaliação clínica e dos resultados de exames diagnósticos. O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.

Qual trombose é mais perigosa venosa ou arterial?

Apesar disso, a trombose arterial é mais rara de acontecer, porém, é igualmente perigosa, já que pode resultar na gangrena de algum tecido e, por ser uma doença silenciosa, pode ser diagnosticada quando já tiver afetado profundamente algum órgão.

Qual a diferença entre trombose é coágulo?

Trombo é todo coágulo sanguíneo que se forma dentro do sistema circulatório, e embolia o desprendimento desse trombo na corrente sanguínea e consequente oclusão parcial ou total de uma veia ou artéria.

Qual a pior trombose venosa ou arterial?

Qual a diferença entre trombose arterial e trombose venosa? Na trombose arterial, o coágulo ou trombo se forma dentro de uma artéria e provoca condições graves de saúde, como AVC e infarto. No entanto, essa não é a forma mais frequente de trombose, embora seja considerada a mais grave.

Artigo anterior
Quanto danilo gentili ganha?
Artigo seguinte
Qual é o signo de Libra em chinês?