Como diferenciar objeto direto e indireto de complemento nominal?

Perguntado por: Lara Ângela de Branco  |  Última atualização: 14. Dezember 2024
Pontuação: 4.8/5 (75 avaliações)

A grande diferença entre os dois é a presença ou não da preposição. Em resumo, define-se o objeto direto como o termo da oração que indica o sujeito que sofre a ação do verbo, completando o sentido sem a presença de preposição. Já o objeto indireto é o termo que indica o elemento para a qual a ação se destina.

Como saber se é um complemento nominal?

Como identificar o complemento nominal na oração? O complemento nominal costuma vir após o termo complementado por ele. Além disso, o complemento nominal vem acompanhado de uma preposição, que faz a ponte entre o termo complementado e o próprio complemento.

Qual a diferença entre o objeto direto e indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.

Qual pergunta fazer para saber se é objeto direto ou indireto?

A forma mais fácil de distinguir os complementos verbais é fazendo perguntas ao verbo: para o objeto direto - o quê? e quem? para o objeto indireto - de quê?, para quê?, a quem?, de quem?, para quem?, em quem?

Como identificar o objeto direto?

Para identificar um objeto direto, você precisa encontrar um verbo transitivo direto — justamente o verbo que não precisa de preposição para ter sentido completo, como veremos adiante. Matheus limpava as cadeiras — limpava o que? As cadeiras.

Objeto Indireto vs. Complemento Nominal [Prof. Noslen]

35 questões relacionadas encontradas

Como saber se é OD ou OI?

Um se liga diretamente ao verbo (cartas), cumprindo função sintática de objeto direto (OD). O outro é regido por preposição (aos pais), assumindo o papel de objeto indireto (OI).

O que é o objeto direto exemplos?

O objeto direto é um termo da oração que complementa um verbo transitivo direto sem preposição, recebendo diretamente a ação verbal. Por exemplo, na frase "Eu li o livro", "o livro" é o objeto direto, pois é quem recebe diretamente a ação de ler.

Quais são as características do complemento nominal?

São duas as principais características do complemento nominal: - sempre seguem um nome, em geral abstrato; - ligam-se ao nome por meio de preposição, sempre obrigatória. Os complementos nominais podem ser formados por substantivo, pronome, numeral ou oração subordinada completiva nominal.

Qual a diferença entre complemento nominal e adjunto adnominal exemplos?

quanto ao sentido da ação: o complemento nominal é passivo, recebendo a ação expressa do elemento a quem se liga. Já o adjunto adnominal é ativo, praticando a ação; quanto à ideia de posse: o complemento nominal nunca expressa posse, mas o adjunto adnominal frequentemente tem esse papel.

Qual a diferença de objeto direto e complemento verbal?

Complemento verbal é o termo da oração que completa ou integra o sentido de verbos transitivos. Esses termos com essa função podem ser: a) Objeto direto: É o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo direto, ou seja, é o complemento que está ligado ao verbo sem a presença de preposição.

Como identificar o objeto em uma frase?

Embora o objeto direto apareça na oração sem ser precedido por uma preposição, há algumas situações em que isso pode acontecer. O objeto direto pode vir precedido da preposição a quando o verbo expressa sentimentos e o objeto direto se refere: a um pronome oblíquo tônico: Ele ama a mim.

Como saber se é um verbo transitivo direto ou indireto?

Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.

Como identificar o núcleo do objeto direto?

Como “demandas” é a palavra que dá significado a entrega ela é chamada de núcleo do objeto direto. Nesse caso, em particular, temos um verbo bitransitivo. Quem entrega, entrega algo a alguém. Por isso “aos clientes” é o objeto indireto (e “clientes” é o núcleo).

Qual o conceito de complemento nominal?

Complemento nominal é um termo integrante da oração. Complemento nominal é um termo integrante da oração; tem a função de completar a significação dos nomes, isto é, dos substantivos, adjetivos e advérbios. Difere-se do adjunto adnominal, o qual caracteriza um substantivo em vez de completar o seu sentido.

Quando o que é objeto direto?

O objeto direto é sintaticamente classificado como complemento de um verbo transitivo direto. Pode ser preposicionado ou não. Objeto direto, do ponto de vista da sintaxe, é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto, sendo então classificado como complemento verbal.

Quais os tipos de objeto indireto?

O objeto indireto pode ser expresso por:
  • a) Substantivo ou palavra substantivada:
  • b) Pronome (substantivo):
  • c) Numeral:

O que é direto e indireto?

O discurso direto é a maneira de dizer de forma exata a fala de uma personagem. O discurso indireto é a reprodução da fala de uma personagem por meio do narrador. Assim, ele fala pela personagem.

Como classificar o complemento do verbo?

Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

Artigo anterior
Qual é a pressão que é considerada baixa?
Artigo seguinte
Pode usar calminex em pessoas?