Quais são os quatro princípios da governança corporativa que se aplicam a governança de obras públicas Assinale a alternativa correta?

Perguntado por: Sandro Barros Machado  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (59 avaliações)

49) Quais são os quatro princípios da governança coorporativa que se aplicam à governança de obras públicas? Assinale a alternativa correta. Resposta: Transparência, equidade, prestação de contas (accountability) e responsabilidade corporativa.

Qual a importância da governança das contratações para o avanço da gestão pública?

Portanto, a governança das contratações visa atender aos objetivos do processo licitatório, equivale dizer: incentivar à inovação tecnológica e o desenvolvimento socioeconômico, promover um ambiente íntegro e confiável, assegurar o alinhamento das contratações ao planejamento estratégico e às leis orçamentárias e ...

O que deve ser estabelecido na fase preliminar da licitação?

As etapas que compõem a fase preliminar de licitação – planejamento, programa de necessidades, estudos de viabilidade e anteprojeto - têm papel preponderante na decisão de licitar uma obra pública.

Quais são as fases do processo licitatório?

O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência: I - preparatória; II - de divulgação do edital de licitação; III - de apresentação de propostas e lances, quando for o caso; IV - de julgamento; V - de habilitação; VI - recursal; VII - de homologação.

O que é importante verificar na fase preliminar da obra pública Assinale a alternativa correta?

38) O que é importante verificar na fase preliminar da obra pública? Assinale a alternativa correta. Resposta: É imperativo, neste momento, que se identifique as necessidades, se estime os recursos e se escolha a melhor alternativa para a população local.

Governança: princípios da governança; fundamentos e governança pública I Clariana Ribeiro

15 questões relacionadas encontradas

O que é governança na administração pública?

O Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017, (doravante, Decreto) trata a governança pública como um “conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da ...

Quais são os princípios da governança pública?

Esses princípios são os pilares norteadores da governança: Transparência (disclosure), Equidade (fairness), Accountability e Compliance. A governança para o setor público adequa os princípios da governança corporativa à área pública.

Quais são os mecanismos de governança na área pública?

A Governança no TCU envolve a adoção de três importantes mecanismos: a liderança, a estratégia e controle. Estes mecanismos são compostos por um conjunto de práticas de governança que tem a finalidade de contribuir para que os objetivos da organização sejam alcançados.

Como mecanismos ao exercício da governança pública?

Um dos mecanismos para o exercício da governança pública é o controle, que compreende processos estruturados para mitigar os possíveis riscos que possam comprometer o alcance dos objetivos institucionais, garantindo a execução ordenada, ética, econômica, eficiente e eficaz das atividades da organização, com preservação ...

Quais são os mecanismos de governança corporativa?

2.3 Mecanismos externos de governança corporativa

Os seis mecanismos externos são os seguintes: sistema legal, mercado para o controle corporativo, auditoria externa, agências de rating, ativismo dos stakeholders e mídia (Aguilera et al., 2015).

Como mecanismos do exercício da governança pública podem ser citados?

2a Questão (Ref.: 202006761058) Como mecanismos ao exercício da governança pública, podem ser citados: Controle interno e externo fiscalização e estratégia. Liderança, liberdade de escolha e estratégia. Liderança, estratégia e controle. Fiscalização operacional, controle patrimonial e estratégia.

Quais são os princípios fundamentais da governança corporativa?

Confira a seguir:
  • "Transparência. Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. ...
  • Equidade. ...
  • Prestação de contas (accountability) ...
  • Responsabilidade corporativa.

Quais os objetivos da governança pública?

9), o objetivo da Governança Pública é criar salvaguardas que viabilizem o alcance de objetivos políticos. O Governo Central está preocupado com objetivos políticos (programas de governo) estabelecidos pelo Parlamento. Desse modo, o Ministro, além de ser o responsável, será cobrado pelo cumprimento desses objetivos.

Qual um princípio por trás da governança?

Existem quatro princípios básicos que norteiam a governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Estes valores estão alinhados com o interesse de preservar o valor da empresa a longo prazo por parte dos gestores.

O que quer dizer governança?

A raiz da palavra governança vem de uma vocá- bulo grego que significa direção1. Assim, logicamente, o significado fundamental da governança é dirigir a economia e a sociedade visando objetivos coletivos.

O que é sistema de governança?

É o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle.

O que é a nova governança pública?

Em primeiro lugar a nova governança pública é um valor centrado, onde o objetivo do governo é promover o bem comum maior e não unicamente melhorias de eficiência e eficácia, (Stoker, 2006).

Quais são os principais pilares da governança na gestão pública?

Quais são os principais pilares da governança na gestão pública?
  • Transparência. ...
  • Acesso à Informação. ...
  • Compliance. ...
  • Accountability.

Quais os componentes da governança?

Quais são os componentes da governança de TI?
  • Alinhamento Estratégico e compliance. O alinhamento estratégico e o compliance são a primeira fase do ciclo de vida da governança de TI. ...
  • Decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos. ...
  • Estrutura, processos, operação e gestão. ...
  • Mensuração de Desempenho.

Quais os componentes da boa governança?

Cada um desses componentes possui práticas a eles atreladas.
  • Pessoas e competências. ...
  • Princípios e comportamentos. ...
  • Liderança organizacional. ...
  • Sistema de Governança: ...
  • Relacionamento com partes interessadas. ...
  • Estratégia Organizacional. ...
  • Alinhamento Transorganizacional. ...
  • Gestão de Riscos e Controle Interno.

Quais são os quatro princípios?

Principialismo
  • O “Principialismo” ...
  • Assim, foram apresentados os chamados Quatro Princípios da Bioética: (respeito à) Autonomia; Não-Maleficência; Beneficência; e Justiça. ...
  • Os quatro princípios.

São características da governança corporativa?

Características da Governança Corporativa

São elas: Transparência: gestão clara para agentes internos e externos. Eficiência: decisões com a finalidade de possibilitar o crescimento sustentável da empresa. Estado de direito: que permite a validação das normas segundo as leis de um estado democrático.

O que é governança corporativa e quais são os seus principais mecanismos internos?

A Governança Corporativa é "o sistema pelo qual às sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas / Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal.

Quais são os mecanismos de controle interno?

Os controles internos são implementados pelo Conselho de Administração, pela diretoria ou por todos que tencionam garantir os seguintes objetivos: salvaguardar ativos, conformidade com leis e regulamentos, confiabilidade e transparência dos relatórios financeiros e eficiência e eficácia das operações.

O que é mecanismo interno?

Os mecanismos são considerados internos quando são gerados por meio de práticas que partem de dentro da companhia, como pacotes de incentivos e monitoramento, objetivando disciplinar os gestores através de mecanismos como estrutura de propriedade, independência do conselho de administração e remuneração executiva ( ...

Artigo anterior
Como morre uma pessoa com demência vascular?
Artigo seguinte
Quais atividades não podem ser terceirizadas por uma empresa?