Como diagnosticar uma apendicite?
Perguntado por: Marcos Ângelo de Nogueira | Última atualização: 3. Juni 2025Pontuação: 4.2/5 (38 avaliações)
O diagnóstico da apendicite aguda é feito pelo médico através da observação do quadro clínico e do exame físico, e pode ser confirmado por exames de imagem (ultrassonografia abdominal e tomografia computadorizada de abdome) e laboratoriais (hemograma).
Qual o melhor exame para detectar apendicite?
A ultrassonografia e a ressonância magnética são exames de imagem que conseguem identificar bloqueio no lúmen apendicular, inflamação, outras causas de dor abdominal e apêndice estourado (que é considerado um caso gravíssimo).
O que pode ser confundido com apendicite?
A apendicite pode ser confundida com diversas outras doenças, como problemas alimentares, viroses, obstrução intestinal, pedra nos rins, gravidez ectópica, torção dos ovários, prisão de ventre e entre outras.
Como saber se a dor que sinto é apendicite?
- Dor na parte de baixo do abdômen, no lado direito, mais ou menos na altura do umbigo;
- Falta de apetite;
- Febre moderada e persistente entre 37,5ºC e 38ºC;
- Náuseas e vômitos;
- Barriga inchada e rígida;
- Perda de ânimo ou apatia;
Quando suspeitar de apendicite?
Sintomas da apendicite
A dor começa na parte superior do abdômen ou ao redor do umbigo e depois surgem náuseas e vômitos e então, após algumas horas, a náusea passa e a dor muda para a parte inferior direita do abdômen.
Veja como diagnosticar e tratar a inflamação do apêndice
Quem tem apendicite sente dor todos os dias?
A dor da apendicite tem início dentro de 24 horas do início da inflamação no apêndice, podendo piorar quando ocorre ruptura do apêndice, o que pode ocorrer dentro de 48 a 72 horas após o início dos sintomas. A dor da apendicite não desaparece até que seja feita a cirurgia para remoção do apêndice inflamado.
Como palpar apendicite?
A palpação do abdome deve iniciar-se de maneira superficial, com ambas as mãos, e deve ser seguida da palpação profunda. Você deve buscar por massas, órgãos aumentados, áreas de resistência (inflamação de vísceras) ou resistência generalizada (peritonite).
Quanto tempo pode durar uma crise de apendicite?
Quanto tempo dura a dor de apendicite? Como o processo inflamatório evolui rapidamente, a dor de apendicite tende a durar de 12 a 18 horas. Durante esse período, a dor aumenta de intensidade, sinalizando a urgência do atendimento médico8.
Qual Exame de sangue detecta apendicite inflamada?
No hemograma, a alteração mais comum é o nível de leucocitose moderado, até 18.000/mm³, com desvio à esquerda. Se a taxa de leucocitose estiver acima de 20.000/mm³, frequentemente associa-se esta à ruptura do apêndice. No início do quadro, o hemograma pode estar dentro dos padrões normais.
Quando a dor do lado direito da barriga é preocupante?
A dor do lado direito da barriga é muitas vezes causada pelo excesso de gases, mas também pode indicar apendicite, pedra na vesícula, infecção nos rins ou pancreatite, por exemplo.
Qual perna Doi na apendicite?
Depois, essa dor se torna mais intensa e contínua, podendo ser acompanhada de náuseas e vômitos. Qualquer movimento, como mexer as pernas ou o abdômen para tossir ou espirrar, costuma agravar a dor. A dor abdominal do lado direito é o sinal mais característico.
Como identificar apendicite na urina?
Se o apêndice estiver em contato com a bexiga, vai parecer uma infecção urinária e o paciente vai sentir ardência para urinar.
O que é bom para desinflamar o apêndice?
- Inserir alimentos ricos em fibras na alimentação;
- Beber bastante água;
- Comer calmamente e sem pressa;
- Evitar alimentos pesados e gordurosos;
- Comer de três em três horas;
Onde fica o apêndice feminino?
O apêndice cecal é uma pequena extensão tubular terminada em fundo cego, localizada na primeira porção do intestino grosso ou cólon. Tem um comprimento médio de cerca de 5 centímetros.
Quais são as fases da apendicite?
De acordo com CBC (2016) as fases evolutivas foram classificadas de 0 a IV, sendo que a fase 0 corresponde ao apêndice normal, I apêndice com hiperemia e edema, II apêndice com exsudato fibrinoso, III apêndice com necrose e abscesso e fase IV apendicite perfurada.
O que dá alterado no hemograma quando está com apendicite?
No abdômen agudo, o hemograma sofre alterações numéricas em horas, e na apendicite a leucocitose e neutrofilia com ou sem desvio a esquerda, contudo podem ser vistos leucocitoses que atingem até 14.000/mm3.
O que muda depois da retirada do apêndice?
Todo o paciente que é operado pode sofrer no pós-operatório com bridas. Basicamente, as alças do intestino podem colar e daí o paciente pode ter problemas alimentares, dor abdominal, prisão de ventre e até vômitos.
É tranquilo a cirurgia de apendicite?
Quanto ao grau de complexidade depende do momento em que o paciente é operado . Na fase inicial é mais tranquilo , porém , quando já existe contaminação local por secreção ou processo inflamatório mais intenso pode ser mais difícil .
Quantos dias fica no hospital depois de uma cirurgia de apendicite?
Em casos iniciais pode ser possível a alta hospitalar no mesmo dia da operação ou ficar internado no hospital de 12 a 24 horas e pode retornar ao trabalho e realizar todas as atividades, que não necessitem erguer muito peso, em 1 ou 2 semanas.
Como curar a apendicite sem cirurgia?
Nas apendicites agudas, o tratamento não operatório é realizado com antibióticos endovenosos por 24 a 48 horas e completados via oral por mais 8 a 10 dias. Uma meta-análise de 2017 afirma que o tratamento em crianças é seguro e efetivo como tratamento inicial em 97% dos pacientes.
Quantos dias para apendicite piorar?
A evolução da apendicite pode ocorrer em 72 horas, quando o problema já alcançou um estágio avançado e a infecção se tornou mais grave, podendo levar o indivíduo a uma perfuração ou formação de bloqueio. Para evitar que isso aconteça, é importante estar atento a alguns sinais que podem indicar apendicite.
Quantas horas dura a dor do apendicite?
Normalmente, tudo começa com um desconforto generalizado na barriga, que pode ser confundido com cólicas ou qualquer outro tipo de dor. No entanto, à medida que o tempo passa — e, normalmente, o problema se agrava em até 72 horas, ou seja, 3 dias —, a dor passa a ficar mais localizada no lado direito do abdome.
Pode tomar buscopan com apendicite?
Caso não haja sinais de gravidade, o tratamento é baseado em uma dieta leve e líquida e na ingestão de analgésicos (como os da família Buscopan) e antibióticos. Em 80% dos casos, o paciente melhora em até 72 horas.
Porque a cirurgia de apendicite deve ser feita com urgência?
A cirurgia para retirar o apêndice deve ser realizada nas primeiras 24 horas após o diagnóstico da doença, de forma a evitar complicações desta inflamação, como apendicite supurada ou infecção generalizada do abdômen, conhecida como peritonite.
Quem está com apendicite consegue evacuar?
Nessas situações, urinar e evacuar podem aumentar as dores da inflamação. Nos casos em que o apêndice é mais comprido, o indivíduo com a inflamação pode sentir dores do lado esquerdo do abdômen também. No entanto, são situações mais raras.
Como cuidar do pancreas?
Porque o Japão atacou a China?