Como diagnosticar a fluorose?
Perguntado por: Inês Helena Amorim de Lima | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (35 avaliações)
O diagnóstico da fluorose dental requer uma inspeção adequada após limpeza e secagem de todos os dentes, sob iluminação apropriada. A aparência clínica da fluorose leve inclui a presença de estriações brancas, difusas, opacas e bilaterais que correm ao longo do esmalte.
São sinais clínicos da fluorose?
A fluorose dental se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas e opacas nos dentes. As manchas aparecem em forma de linhas finas, manchas grandes ou ainda podem alterar toda a cor do dente, dependendo do grau e intensidade do problema.
Como saber se é fluorose ou cárie?
A diferença entre estas duas manchas se dá pela área do dente em que são localizadas: as manchas brancas de cárie são encontradas, em sua maioria, na região do dente próxima ao contorno gengival (região onde ocorre o maior acúmulo de placa bacteriana), na região de sulcos oclusais e entre os dentes.
Qual a idade que se dá à fluorose?
A fluorose dentária origina-se da exposição do germe dentário, durante o seu processo de formação, a altas concentrações do íon flúor. Como consequência, têm-se defeitos de mineralização do esmalte, com severidade diretamente associada à quantidade ingerida.
Como é feita a microabrasão?
A técnica de microabrasão do esmalte divulgada por Croll & Cavanaugh3, foi descrita como um procedimento pelo qual uma pequena camada superficial do esmalte, que apresenta alguma forma de alteração - cor, estrutura ou desmineralização -, é removida por meio da ação conjunta de um agente erosivo (ácido) e um agente ...
FLUOROSE DENTAL: como identificar, prevenir e tratar?
Como remover a fluorose?
O tratamento de microabrasão de esmalte com ácido clorídrico 6% associado com carbeto de silício e, posteriormente, com clareamento em consultório odontológico utilizando-se peróxido de hidrogênio 35% é um método seguro e eficiente para a remoção de manchas de fluorose e a obtenção de uma cor uniforme do dente14.
Como tirar a fluorose do dente?
Fluorose dentária - tratamento
Um dos tratamentos de eleição é a microabrasão, um método muito pouco invasivo, pois produz um desgaste mínimo da superfície dos dentes, permitindo tirar apenas a parte superficial afetada.
Como surge a fluorose?
A fluorose surge ainda na infância, afetando os dentes de leite e a dentição definitiva. Ela surge devido ao consumo excessivo de flúor contido na água, em alimentos e industrializados ou com a ingestão prolongada de medicamentos que contêm flúor em sua composição.
Qual o período de maior risco para fluorose dental?
Nesse sentido, pesquisaram-se crianças que residiam no mesmo local desde o nascimento até os 6 anos de idade, que é o período de risco para a fluorose dentária.
Qual o período de maior risco de fluorose dental?
O período de maior risco para a ocorrência de fluorose é até os 6 anos de idade, quando estão se formando as coroas dos dentes anteriores, pois se sabe que o maior problema da fluorose é quanto à estética.
Como saber se é cárie ou sujeira?
- Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
- Presença de furinhos em um ou mais dentes;
- Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
- Sensibilidade ao tocar num dente;
- Gengiva inchada e dolorida.
Como diferenciar cárie de mancha?
Cárie X manchamento
Ela começa como um manchamento e evolui para cavitação pela ação de ácidos oriundos da placa bacteriana", explica Max. Já o manchamento é um processo que ocorre na estrutura dentária, normalmente em sua superfície, por conta de diversos motivos.
Como é a mancha da cárie?
3 – manchas brancas: o que podem ser? Manchas brancas também incomodam esteticamente, mas o problema pode não ser somente estético, pois a mancha branca indica um processo inicial da cárie. 4 – cavidades nos dentes: os famosos buraquinhos, esse sem dúvida é o sinal mais evidente de uma cárie.
Quais são as características clínicas da fluorose dentária segundo a classificação de Dean?
Existem duas classificações para diagnosticar a gravidade da fluorose. O Índice de Dean define sua classificação de acordo com as seguintes :apresentações: 0- Normal; 0,5- Questionável; 1-Muito leve; 2-Leve; 3-Moderada e 4- Severa. ... Palavras-chave: fluorose, dentição permanente, tratamento da fluorose.
O que é a fluorose e como ela se apresenta clinicamente?
A fluorose é um problema que se forma nos dentes devido à ingestão excessiva ou prolongada de flúor. ... O problema tem como característica principal o surgimento de manchinhas assimétricas nos dentes, que podem variar de cor - desde de esbranquiçadas a amarronzadas dependendo do grau da complicação.
O que é o que é fluorose?
A fluorose dentária é uma patologia que afeta os dentes e que se desenvolve durante a sua formação, é desencadeada pela presença em excesso de fluoreto (ou flúor), e manifesta-se ao nível do esmalte dentário na forma de manchas e/ou defeitos anatómicos.
Quais os cuidados a serem tomados para evitar a fluorose?
- 1) Prefira produtos específicos para cada faixa etária. ...
- 2) Informe-se sobre os níveis de flúor da água. ...
- 3) Evite a ingestão de produtos fluoretados. ...
- 4) Esteja atento às medicações. ...
- 5) Uma alimentação equilibrada é fundamental.
Qual a doença que pode ser confundida com a fluorose?
Os distúrbios de desenvolvimento no esmalte apresentam-se como anomalias de estrutura, podendo afetar ambas as dentições. Dentre eles estão a amelogênese imperfeita, a hipoplasia de esmalte e a fluorose dental.
Porque a fluorose pode ser incluída como um dos principais problemas de saúde bucal?
A fluorose dental torna-se então um problema relevante em saúde pública, porque em suas formas moderada ou severa, provoca alterações funcionais e estéticas que interferem na formação da personalidade, na inserção no mercado de trabalho, exige tratamento odontológico de alta complexidade em casos mais graves, tem ...
O que torna os dentes porosos?
Ela pode ser definida como uma alteração no esmalte dentário que ocorre devido a ingestão de flúor em excesso, no processo de formação dos dentes. A fluorose caracteriza-se pelo aumento da porosidade na superfície dentária – em especial, no esmalte do dente – fazendo com ele tenha aspecto opaco.
Porque o excesso de flúor pode causar fluorose?
O consumo de flúor em excesso, que ocorre com frequência na água potável, pode causar a fluorose, que afeta os dentes e ossos. A maior parte do flúor no organismo se encontra armazenada nos ossos e nos dentes. O flúor é necessário para a formação de ossos e dentes saudáveis.
O que causa erosão nos dentes?
A erosão dentária ocorre quando o esmalte se desgasta ou reduz pela ação de ácidos. Há dois tipos de erosão dentária: 1. Erosão intrínseca — É causada por ácido gástrico ou regurgitação decorrente de problemas médicos ou psicológicos (por exemplo, refluxo ácido, anorexia, bulimia).
Pode fazer clareamento com fluorose?
Quem tem fluorose pode fazer clareamento? Sim. Dependendo da localização, tamanho e necessidade estética do paciente, é possível realizar o clareamento com acompanhamento rigoroso do dentista.
O que é fluorose e como podemos evitá lá?
Fluorose dentária são manchas, em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes por excesso de flúor, geralmente de forma simétrica. Geralmente acomete crianças de 0 a 12 anos em regiões onde a água é fluoretada ou possui nível de fluoreto natural maior que 4mg/L e em trabalhadores da industria de flúor.
Como é a mancha branca de cárie?
As lesões de mancha branca são ásperas e esbranquiçadas, fazendo com que o esmalte se apresente erodido. Quando diagnosticada em sua fase inicial, essa lesão é passível de remineralização2.
Como fazer renovação da CNH pela internet?
Quanto ganha um PF é um PRF?