Como deverá ser feita a revisão da vida útil do ativo intangível?

Perguntado por: Tatiana Francisca Esteves Pereira  |  Última atualização: 5. Juli 2024
Pontuação: 4.7/5 (2 avaliações)

A revisão da vida útil de um ativo intangível deve ser realizado pelo menos ao final de cada exercício. Além disso, para ativos intangível com vida útil indefinida deve-se realizar o teste de impairment. Outra possibilidade é um ativo intangível com vida útil indefinida se tornar um ativo com vida útil definida.

Qual a vida útil de um ativo intangível?

A entidade deve atribuir vida útil indefinida a um ativo intangível quando, com base na análise de todos os fatores relevantes, não existe um limite previsível para o período durante o qual o ativo deverá gerar fluxos de caixa líquidos positivos para a entidade.

Como deve ser reconhecida a revisão da depreciação?

A depreciação é reconhecida mesmo que o valor justo do ativo exceda o seu valor contábil, desde que o valor residual do ativo não exceda o seu valor contábil. A reparação e a manutenção de um ativo não evitam a necessidade de depreciá-lo.

Como é feito o reconhecimento do ativo intangível em fase de desenvolvimento?

Um ativo intangível resultante de desenvolvimento (ou da fase de desenvolvimento de projeto interno) deve ser reconhecido somente se a entidade puder demonstrar todos os aspectos a seguir enumerados: (a) viabilidade técnica para concluir o ativo intangível de forma que ele seja disponibilizado para uso ou venda; (b) ...

Como deve ser mensurado o ativo intangível após o reconhecimento?

Quando o item cumpre os critérios de reconhecimento, o ativo intangível deve ser contabilizado no balanço patrimonial. Nas situações em que essa comprovação não ocorrer, a sua escrituração deve ser realizada como despesa.

Ativo Intangível | CPC 04 - Revisão COMPLETA em 20 min

17 questões relacionadas encontradas

Como avaliar um ativo intangível?

Custo por aquisição em uma combinação de negócios: o ativo intangível é avaliado pela metodologia do valor justo, considerando-se a data de aquisição. De tal modo, esse custo apresenta as expectativas de mercado, no momento da compra, com relação à probabilidade de geração de benefícios econômicos para a empresa.

Como é feita a mensuração subsequente de intangíveis?

Mensuração subsequente de ativo intangível

Um ativo intangível normalmente é amortizado durante a sua vida útil, então, para definir a amortização, a entidade precisa avaliar se a vida útil do ativo intangível é definida ou indefinida.

Como deve ocorrer o reconhecimento do ativo intangível inicialmente?

24. Um ativo intangível deve ser reconhecido inicialmente ao custo. 25. Normalmente, o preço que a entidade paga para adquirir separadamente um ativo intangível reflete sua expectativa sobre a probabilidade de os benefícios econômicos futuros esperados, incorporados no ativo, serem gerados a seu favor.

Como deve ser mensurado um ativo intangível no seu momento inicial?

Um ativo intangível deve ser reconhecido inicialmente ao custo. Após a avaliação inicial, o ativo intangível deverá ser mensurado ao custo, menos a eventual amortização acumulada e a perda por irrecuperabilidade ou reavaliação, quando aplicável.

Quando posso registrar o goodwill no ativo intangível?

Quando posso registrar o goodwill no ativo intangível? Quando uma companhia adquire outra e paga um preço muito superior ao valor dos seus bens tangíveis, o goodwill é considerado criado e é registrado como um ativo à parte.

É permitida a reavaliação de ativos?

A aplicação da reavaliação de ativos imobilizados para fins contábeis está proibida no Brasil pela legislação atual desde o início do processo de convergência para as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS).

O que diz a NBC TG 27?

Essa Norma determina como a entidade deve revisar o valor contábil de seus ativos, como determinar o seu valor recuperável e quando reconhecer ou reverter perda por redução ao valor recuperável.

Como contabilizar reavaliação de ativos?

A contabilização da reavaliação deverá ser efetuada com base em laudo fundamentado que indique os critérios de avaliação e os elementos de comparação adotados. A reavaliação deve observar o Princípio da Continuidade, ou seja, considerar a efetiva possibilidade de recuperação dos Ativos em avaliação pelo seu uso.

Quais são os ativos intangíveis?

Os principais exemplos de ativos intangíveis são: marca, modelos, projetos, protótipos, licenças, know-how, franquias, direitos autorais, capital intelectual, patentes, softwares, desenvolvimento de tecnologias, carteira de clientes, equipe qualificada, entre outros.

Por que é importante saber avaliar os ativos intangíveis?

A avaliação de ativos intangíveis tem como finalidade a análise de bens que não existem fisicamente, como por exemplo, os direitos para a exploração de certos serviços mediante concessão, marcas, softwares, direitos autorais que foram adquiridos, patentes e fundos de comércio.

Quais são os exemplos de ativo intangível?

Outros exemplos de ativos intangíveis são softwares, patentes, fundos de comércio adquirido, conhecimento, franquias, modelos, projetos e protótipos.

Como a NBC TG 04 define ativo intangível?

Ativo intangível é um ativo não monetário identificável sem substância física. Ativo monetário é aquele representado por dinheiro ou por direitos a serem recebidos em uma quantia fixa ou determinável de dinheiro.

O que é amortização de ativos intangíveis?

A amortização acontece quando um ativo intangível da empresa passa a perder valor ao longo do tempo, ou seja, se desvaloriza. Sendo assim, o período de desvalorização é o tempo que levará para tal ativo perder seu valor como investimento, precisando ser substituído para não prejudicar os resultados da empresa.

Qual é a periodicidade requerida para a revisão da estimativa de vida útil definida de um ativo intangível?

Conforme indicado no item 10, este Pronunciamento Técnico requer que um ativo intangível, com vida útil indefinida, ou ainda não disponível para uso, e o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) sejam testados com relação à redução ao valor recuperável, pelo menos uma vez ao ano.

Quanto ao reconhecimento de um ativo intangível é correto afirmar que ocorrerá quando?

5. (FGV/Contador/SUDENE/2013) Quanto ao reconhecimento de um ativo intangível, é correto afirmar que ocorrerá quando a) for provável que os benefícios econômicos atribuíveis ao ativo forem gerados em favor da entidade ou daquela a quem se pretende vender.

O que diz o CPC 38?

O objetivo deste CPC é estabelecer princípios para reconhecer e mensurar ativos financeiros, passivos financeiros e alguns contratos de compra e venda de itens não financeiros.

Quanto ao reconhecimento do ativo intangível na fase de pesquisa os gastos devem ser reconhecidos como?

Durante a fase de pesquisa de um projeto interno, a entidade não está apta a demonstrar a existência de um ativo intangível que gerará prováveis benefícios econômicos futuros. Portanto, tais gastos são reconhecidos como despesa quando incorridos.

Como pode ser mensurado o custo de um ativo intangível gerado internamente?

O ativo intangível gerado internamente deve ser mensurado considerando sua fase de pesquisa e fase de desenvolvimento. Nos casos em que não for possível separar ambos os estágios, os custos a serem tratados devem ser aqueles incorridos do período de pesquisa.

O que é mensuração subsequente?

Mensuração subseqüente de ativo financeiro

(a) ativos financeiros mensurados ao valor justo por meio do resultado; (b) investimentos mantidos até o vencimento; (c) empréstimos e recebíveis; e (d) ativos financeiros disponíveis para venda.

O que é o goodwill de uma empresa?

O Goodwill é um ativo intangível, e o seu conceito referendado pela literatura contábil, é o montante de lucros futuros esperados acima da rentabilidade normal de uma empresa, mensurado pela diferença entre o valor da empresa e o seu patrimônio líquido avaliado a valores de mercado.

Artigo anterior
É possível pegar um meteoro na mão?
Artigo seguinte
Precisa pagar para jogar Red Dead Online?