Como deve ser uma rampa para cadeirante?

Perguntado por: Iris Loureiro de Domingues  |  Última atualização: 27. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (25 avaliações)

A largura de 1,50m permite que duas cadeiras de rodas se cruzem ou andem lado a lado, sendo esta a medida mínima recomendável. A largura de 1,20m é admissível, mas apenas quando 1,50m for impraticável. Sendo assim, o que determinará a largura ideal de uma rampa é o fluxo de pessoas que a utiliza.

Qual o padrão de rampa para cadeirante?

7.2 AS RAMPAS DEVEM ATENDER ÀS SEGUINTES EXIGÊNCIAS

a) Largura mínima de 1.50m, sendo admissível 1.20m. b) Em edificações construídas antes de 2004, ter largura mínima admissível de 90cm com segmentos de, no máximo, 4,00m (projeção horizontal). c) Inclinação máxima de 8,33%.

Quais são as normas para construir uma rampa de acessibilidade?

Normas de acessibilidade para rampa

Dessa maneira, é importante que o projeto contenha a existência de rampas, respeitando as normas de acessibilidade. Segundo a NBR 9050, a inclinação máxima de uma rampa para novas construções é de 6,33%. Ou seja, a rampa subirá 6,33 cm a cada 1 metro de comprimento.

Qual é a inclinação de uma rampa para cadeirante?

De acordo com a NBR 9050:2015, uma rampa para cadeiras de rodas para um prédio comercial ou público deve ter uma inclinação de pelo menos 5% (em piso, longitudinais).

Qual inclinação máxima para uma rampa acessível conforme a NBR 9050?

Toda e qualquer rampa de acessibilidade ter, no máximo, inclinação de 8,33%; Em reformas, quando não é possível atender ao padrão citado acima, é permitida a inclinação de até 12,5%;

Cálculo de rampa, fácil e rápido! Passo a passo de como calcular sua rampa!

31 questões relacionadas encontradas

Quais os principais requisitos das rampas de acesso segundo a NBR 9050?

Os patamares no início e no término das rampas devem ter dimensão longitudinal mínima de 1,20 m. Entre os segmentos de rampa devem ser previstos patamares intermediários com dimensão longitudinal mínima de 1,20 m. Os patamares situados em mudanças de direção devem ter dimensões iguais à largura da rampa.

Qual a rampa mínima pela norma 9050?

Outro aspecto importante sobre as rampas é que a largura deve se adequar ao fluxo esperado de pessoas. No mínimo, a norma de acessibilidade exige 1,50 m, mas esse valor pode ser reduzido para 1,20 m ou até 0,90 m em caso de reformas nas quais os valores mínimos são inviáveis construtivamente.

Como calcular rampa 9050?

A NBR 9050 também recomenda que, ao fazer o cálculo de rampa, o arquiteto defina uma área de descanso a cada 50m de rampa, fora da área de circulação, caso o piso tenha até 3% de inclinação ou a cada 30m para pisos de 3% a 5% de inclinação. O cálculo de rampa também deve definir a largura de acordo com as normas ABNT.

Qual é a largura de uma rampa para cadeirante?

A largura padrão deve ser no mínimo de 1,20m, mas segundo a ABNT NBR 9050 – Acessibilidade, no item 6.6.2,7, explica que na construção de rampas em edificações existentes, quando a largura de 1,20m for impraticável, as rampas podem ser executadas com largura mínima de 0,90cm.

Como calcular inclinação de rampa NBR 9050?

Fonte: NBR 9050. Ou seja, a inclinação máxima estabelecida na NBR 9050 para rampas é de 8,33% para os pedestres. Além disso, quando a inclinação variar entre 6,25% e 8,33%, recomenda-se fazer o uso de áreas de descanso a cada 50 metros percorridos.

É obrigatório rampa de acessibilidade?

Isto é, com base na ABNT, a lei decreta que os projetos públicos precisam garantir “o rebaixamento de calçadas com rampa acessível ou elevação da via para travessia de pedestre em nível”.

Quando a rampa precisa de patamar?

Se tiver 8,33% de inclinação, a rampa deverá ser executada em dois segmentos com um patamar para descanso. Já a tabela 7 da NBR 9050 traz a possibilidade de se adotar rampas com inclinações maiores, mas com grandes restrições quanto à altura a ser vencida.

O que diz a lei 10.098 sobre acessibilidade?

Lei nº 10.098

Ela estabelece diretrizes e normas para que edificações, transporte, comunicação e outros elementos sejam projetados e adaptados de forma a permitir o acesso e a utilização por todas as pessoas. Assegurando assim, a autonomia das pessoas com deficiência e oportunidade para todas.

Como projetar uma rampa de acessibilidade?

Acessibilidade: como projetar uma rampa
  1. As rampas devem ter inclinação entre 6,25 % e 8,33 %, é recomendado criar áreas de descanso nos patamares, a cada 50 m de percurso. ...
  2. Para rampas em curva, a inclinação máxima admissível é de 8,33 % e o raio mínimo de 3,00 m, medido no perímetro interno à curva.

Quais itens uma rampa acessível deve possuir?

Toda e qualquer rampa acessível deve contar com um corrimão que tenha duas alturas e seja instalado de ambos os lados. Além disso, o melhor corrimão é aquele que não tem arestas, mas precisa apresentar ergonomia e ter uma pegada que facilita o caminhar.

Como calcular inclinação da rampa?

sendo: i=inclinação ; h=desnível ; c=comprimento Se por exemplo descobrirmos que em 50 cm (tamanho da régua) temos 6 cm de desnível, quer dizer que temos uma inclinação de 12%, ou seja, acima do permitido pela NBR 9050/04 para ser acessível.

Quais são os diferentes tipos de rampas?

Veja os principais modelos de rampas de acessibilidade e suas vantagens:
  • Rampas de acessibilidade hidráulicas/eletromecânicas.
  • Rampas de acessibilidade estáticas.
  • Rampas de acessibilidade portáteis.

Vão mínimo de porta para cadeirante?

A porta deve ter no mínimo 80 cm de largura (inclusive de elevadores) para permitir entrada e saída de cadeirantes. É indicado utilizar portas com pelo menos 90 cm de largura.

Quantos metros de rampa para vencer 1 metro de altura?

Assim, qual seria a inclinação de uma rampa para vencer 1 m de altura de desnível de pisos? Isso mesmo! Seria 10%! Inclusive, na maioria dos manuais técnicos você encontrará como indicação de inclinações entre 8,33% a 12% para um desnível de 1 m de altura.

Qual o comprimento máximo de rampa para cadeirante?

As rampas não devem ter um comprimento excessivo sem descansos - um comprimento máximo de 9 metros - devido aos esforços necessários para subir sem ajuda em cadeira de rodas ou para transportar um peso.

O que a NBR 9050 estabelece?

Esta Norma visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção.

Quando a rampa não precisa de corrimão?

As autoridades de segurança exigem que escadas ou rampas com largura igual ou superior a 2,40 m tenham corrimão intermediário.

Qual a inclinação aceitável para uma rampa destinada a saída de emergência?

rampas de mais de 10% em ambos os sentidos, o sentido da saída for ascendente, deve ser dado um acréscimo de 25% na largura calculada conforme 4.3. g) ter os pisos com condições antiderrapantes, e que permaneçam antiderrapantes com o uso; h) atender à seção 4.5.1.2.

Quem fiscaliza as normas de acessibilidade?

ACESSIBILIDADE É UMA NORMATIVA FEDERAL E DEVE SER CUMPRIDA

Conforme o fiscal de obras da prefeitura de Ipumirim, Matheus Henrique Gonçalves, a competência do município é fiscalizar o cumprimento das adequações para a acessibilidade. “O TAC determina que o órgão público tem o compromisso de intensificar a fiscalização.

Quais os tipos de acessibilidade para deficientes?

Então, continue a leitura e conheça 7 exemplos de acessibilidade que vão além da rampa.
  • Audiodescrição. ...
  • Libras. ...
  • Legendas Closed Caption. ...
  • Audiolivros. ...
  • Leitor de tela e ampliador de texto. ...
  • Elevador. ...
  • Acessibilidade atitudinal.

Artigo anterior
Por que se ajoelhar na missa?
Artigo seguinte
Como calcular 35%?