Como deve ser uma aula com características lúdicas?

Perguntado por: Gabriel Vieira  |  Última atualização: 23. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (67 avaliações)

37) afirma que “uma aula com características lúdicas, não precisa ter jogos ou brinquedos. O que traz ludicidade para a sala de aula é muito mais uma "atitude" lúdica do educador e dos educandos”.

Como o professor deve trabalhar o lúdico em sala de aula?

Ao configurar o lúdico em atividades na sala de aula, o professor deve considerar as metas que ele quer que os alunos alcançar através da atividade (Bernardo, 2009). É necessário criar um contexto para o uso da atividade lúdica que motiva e mantém as crianças interessadas.

Quais as principais características do lúdico?

O lúdico como um recurso didático, está além de ser apenas jogos e brincadeiras, de propor divertimento, suas características são bem mais acentuadas como: desenvolver habilidades motoras e intelectuais, fixar conteúdos de forma prazerosa e envolvente, permitindo assim ao educando construir sua aprendizagem.

Como trabalhar o lúdico na sala de aula?

Veja a seguir algumas sugestões para o uso de ludicidade na educação:
  1. Jogos educacionais. Jogos são uma ótima maneira de envolver os alunos e tornar o processo de aprendizagem mais divertido. ...
  2. Dinâmicas em grupo. ...
  3. Experiências práticas. ...
  4. Histórias. ...
  5. Música e dança.

Como podem ser as atividades lúdicas?

As atividades lúdicas envolvem o uso da coordenação motora fina (pintar, escrever, desenhar, amarrar etc.) e/ou grossa (pular, correr, abaixar etc.), importantes para o desenvolvimento das cadeias musculares necessárias a cada ação.

ORAÇÃO E REVELAÇÕES DO DIA | 17 DE ABRIL | Pastora Ana Paula Gomes

25 questões relacionadas encontradas

O que seria uma aula lúdica?

278) a atividade lúdica é a ação expressada por meio de brincadeiras e jogos. O ato de brincar pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço, ou de objetos isto proporciona que a criança crie, recrie, invente e use sua imaginação, tornando o espaço escolar atrativo.

O que é ensinar de forma lúdica?

Pode-se definir lúdico como jogo, brincadeira, divertimento e prazer. É através de brincadeiras que a criança aprende e aprimora os conhecimentos de forma significativa e começa a se descobrir através da interação com outras crianças.

Como preparar uma aula lúdica?

Como dar uma aula divertida? 6 dicas
  1. Conecte o conteúdo com as experiências de vida dos alunos. ...
  2. Use músicas e filmes como recursos educacionais. ...
  3. Saiba incorporar memes no processo de aprendizagem. ...
  4. Use plataformas dinâmicas para se comunicar com a turma. ...
  5. Dê protagonismo aos alunos. ...
  6. Aposte na gamificação.

Qual a melhor forma de introduzir o lúdico na escola?

Formas de inserção das atividades lúdicas no dia a dia escolar
  • Leitura como forma de atividade lúdica. O desenvolvimento do hábito da leitura deve ser estimulado logo nos primeiros anos. ...
  • Acrescente os fantoches à leitura. ...
  • Jogos de tabuleiro são uma alternativa de atividades lúdicas em grupo.

O que são atividades lúdico-pedagógicas?

Atividades lúdicas são brincadeiras que envolvem jogos ou interações com outras crianças e adultos. Seu objetivo é ensinar e divertir quem as pratica. No caso das crianças, tais atividades também têm o papel importante de auxiliar no desenvolvimento em diversos aspectos.

Quais são os principais objetivos do lúdico para a aprendizagem?

Nesse sentido o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.

O que Paulo Freire fala sobre o lúdico?

O educador, diante do lúdico tem o papel de colaborar, orientar no processo-aprendizagem, lançando mão do jogo como recurso didático, associando o lúdico aos objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos, não se esquecendo de que a brincadeira é sempre educativa.

O que a Bncc fala sobre o lúdico?

A BNCC afirma que o ato de brincar durante a infância promove a interação da criança com o seu cotidiano, proporcionando aprendizagens e potenciais para o seu desenvolvimento (BRASIL, 2018). Ao brincar diariamente, a criança amplia e diversifica seu acesso à cultura e conhecimentos (BRASIL, 2018).

Qual a postura que o professor deverá assumir mediante a uma atividade lúdica?

O professor não deve utilizar o lúdico para preencher o tempo livre após uma explicação ou avaliação e sim utilizá-lo como fim pedagógico." Isso porque o professor deve ter uma postura consciente e planejada ao utilizar atividades lúdicas em sala de aula, visando o desenvolvimento dos alunos e não apenas preencher o ...

Qual é o objetivo da atividade lúdica?

O LÚDICO E AS CRIANÇAS

14), por exemplo, comenta que o lúdico tem como objetivo a vivência prazerosa, é realizado sem motivo, é espontâneo. Brincar é a linguagem que as crianças usam para se manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro, por isso, o brinquedo tem papel fundamental no desenvolvimento infantil.

Qual a diferença entre o lúdico e brincar?

RESUMO: O brincar está diretamente ligado a criança e ao lúdico. E as teorias que embasam esta atividade simples, prazerosa e tão fundamental para o desenvolvimento infantil, mostra que faz parte do cotidiano humano como uma necessidade.

Qual é o primeiro objetivo relacionado a implementação do lúdico em sala de aula?

O lúdico pode trazer à aula um momento de felicidade, seja qual for a etapa de nossas vidas, acrescentando leveza à rotina escolar e fazendo com que o aluno registre melhor os ensinamentos que lhe chegam, de forma mais significativa.

O que pode ser trabalhado na escola para facilitar a inclusão da ludicidade?

A criança em processo de inclusão precisa se sentir num ambiente de acolhimento, segurara e de respeito, onde possa interagir e integrar-se com liberdade e segurança sobre, com respeito aos seus limites e com consciência de que suas atitudes refletem no bom andamento da proposta do grupo ou colegas.

Como avaliar as atividades escolares em sua perspectiva lúdica?

Como aplicar a avaliação infantil de forma lúdica
  1. Planeje. Inclua a observação dos alunos no planejamento pedagógico, através de atividades que estimulem a criatividade e a interação social. ...
  2. Converse com os alunos. ...
  3. Valorize o processo.

Como deve ser uma boa aula?

7 Dicas para dar aulas melhores
  1. Incite, não informe. Uma boa aula não termina em silêncio, ou com os alunos olhando para o relógio. ...
  2. Conheça o ambiente. ...
  3. No final das contas (e no começo também) ...
  4. Simplifique. ...
  5. Ponha emoção. ...
  6. A pedra no sapato. ...
  7. Pratique.

Como dar aula de forma criativa?

5 dicas para planejar aulas criativas
  1. 1 – Use as tecnologias em sala de aula. ...
  2. 2 – Trabalhe com um currículo criativo. ...
  3. 3 – Leve o debate para sala de sala. ...
  4. 4 – Faça experimentos com a turma. ...
  5. 5 – Inclua filmes nos planos de aula.

Como deixar a aula mais divertida?

Saiba como dar uma aula divertida com as dicas que trouxemos para você!
  1. Aula divertida conectando o conteúdo com as experiências reais. ...
  2. Aula divertida com recursos educacionais atrativos. ...
  3. Aula divertida com memes. ...
  4. Promova a comunicação com plataformas dinâmicas. ...
  5. Promova o protagonismo dos alunos. ...
  6. Aposte na gamificação.

Quais são as habilidades desenvolvidas através do lúdico?

O movimento lúdico, simultaneamente, torna-se fonte prazerosa de conhecimento, pois nele a criança constrói classificações, elabora sequências lógicas, desenvolve o psicomotor e a afetividade e amplia conceitos das várias áreas da ciência. As crianças formam estruturas mentais pelo uso de instrumentos e sinais.

Qual a importância das atividades lúdicas na escola?

Desenvolvimento social

Com os diferentes tipos de brincadeiras, jogos educativos e tarefas, o ensino lúdico induz a interação entre os pequeninos, os ajudando a compreender desde cedo em suas vidas a importância de respeitar o espaço do próximo, sua vez, o compartilhamento das coisas, dos sentimentos e a cooperação.

O que é atividade lúdica e exemplos?

Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer aquando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. As atividades lúdicas abrangem "os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar".

Artigo anterior
Quem é o chefe dos vilões de Boku no Hero?
Artigo seguinte
O que deve ter em um relatório social?