Como deve ser o ensino da Matemática na educação infantil?

Perguntado por: Érica Lourenço de Santos  |  Última atualização: 3. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (47 avaliações)

Os conteúdos matemáticos devem ser trabalhos na educação infantil de modo onde a criança construa seus conceitos matemáticos de forma livre, por meio de brincadeiras, atividades lúdicas, onde a criança participe ativamente, assim despertando a sua curiosidade, a partir do seu modo de interpretar o mundo passando a ...

Como deve ser ensinada a matemática na Educação Infantil?

Estimular a criança a: contar em conjunto com a turma quantos colegas vieram para a aula; fazer atividades com objetos e jogos, solicitando que eles contem quantos itens têm; e jogar a bola falando um número são algumas formas de trabalhar a contagem e proporcionar a vivência da matemática na Educação Infantil.

Quais são os principais conhecimentos matemáticos a serem trabalhados na Educação Infantil?

É possível organizar as atividades matemáticas na Educação Infantil em torno de três blocos de conteúdos: Espaço e Forma; Número e Sistema de Numeração; Grandezas e Medidas.

O que diz a BNCC sobre a matemática na Educação Infantil?

A matemática, pelo viés da BNCC, não é só um manancial de números, operações e formas geométricas: é, também, um jogo, uma linguagem, uma forma de ver e modelar realidades, uma estrutura de pensamento, um exercício criativo e um campo de desenvolvimento de múltiplas habilidades.

Qual deve ser a visão e a finalidade do ensino da matemática na Educação Infantil e no ensino fundamental anos iniciais?

Iniciada nessa etapa da vida escolar, o ensino da matemática precisaria ser proposto de forma a criança aprender a organizar e consolidar seu pensamento matemático. Com isso elas aprenderiam a comunicar seus pensamentos de forma clara e coerente, bem como a analisar e avaliar a estratégia de comunicação dos outros.

Como aprender a fazer contas | Matemática para crianças | Problemas de SUBTRAÇÃO simples | Números

38 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do ensino da matemática na educação infantil?

Trabalha com a matemática na educação infantil é importante pois, a criança transmitir algo que realmente possa usar fora da escola. O objetivo de trabalha a matemática na educação infantil é de que seja aplicada as habilidades e sua capacidade de resolver problemas.

O que são noções matemáticas na educação infantil?

As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais etc.) são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados.

Qual a metodologia de trabalhar os números na Educação Infantil?

As atividades devem ser adaptadas a cada idade e a cada fase do desenvolvimento. O professor pode, por exemplo, usar o próprio corpo como ponto de partida e ensinar as crianças a contarem os dedos. Também é possível ensinar, usando o corpo, a noção de em cima e embaixo, frente e atrás, entre outros.

Como trabalhar os números na Educação Infantil de forma lúdica?

Neste artigo, apresentaremos 10 ideias especiais de brincadeiras para ajudar as crianças a aprenderem números e cores de forma divertida.
  1. Caça aos números coloridos. ...
  2. Bingo das cores e números. ...
  3. Pintura por números. ...
  4. Dominó numérico e colorido. ...
  5. Jogo da memória numérico-cromático. ...
  6. Torre de copos numéricos.

Quais os conteúdos fundamentais para o Ensino de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental?

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, além das unidades Números, Geometria e Grandezas e Medidas, aparecem duas novas: Álgebra e Probabilidade e Estatística. Antes, os conteúdos relacionados a essas unidades só apareciam nos anos finais do segmento.

Qual deve ser a visão e a finalidade do ensino da matemática na Educação Infantil?

O objetivo de trabalhar a matemática com as crianças na educação infantil é de que seja ampliada as suas habilidades, aumentar sua capacidade de resolver problemas, desenvolvendo sua argumentação por meio de questionamentos sobre resultados, construindo assim a própria autonomia da criança.

Qual objetivo de trabalhar os números de 1 a 5 na Educação Infantil?

Objetivos de aprendizagem

Refletir sobre a escrita e a leitura de números relacionando-os à quantidade. Ordenar os números através da seriação, a partir de conhecimentos do Sistema Numérico Decimal.

Qual a importância de se trabalhar a matemática de forma lúdica?

As atividades lúdicas não levam à memorização mais fácil do assunto abordado, mas induzem o aluno a raciocinar, a refletir. A aprendizagem acontece no aluno e não para o aluno. Quando ele interage, ele participa trazendo consigo tudo que ele vê, vive e ouve.

Qual a melhor forma de ensinar a matemática?

Aqui vão algumas dicas que te ajudarão na hora de buscar conhecimentos em matemática:
  1. Faça resumos e fichamentos. ...
  2. Estabeleça uma rotina de estudo. ...
  3. Pratique e faça muitos exercícios. ...
  4. Não tenha vergonha de admitir seus pontos fracos. ...
  5. Vídeo aulas. ...
  6. Cursinhos. ...
  7. Apostilas. ...
  8. Professor particular.

Como ensinar matemática de forma divertida?

Uma boa maneira de trabalhar a matemática de forma divertida é usando a interdisciplinaridade. Por exemplo, você pode fazer uma aula com questões de diferentes matérias para incentivar os alunos a interligá-las e aprender ainda mais. Também é possível realizar dinâmicas em grupo para facilitar essa tarefa.

O que a BNCC propõe para o ensino da matemática na educação infantil e ensino fundamental?

A Matemática que a Proposta da BNCC desenha em seu documento é aquela onde as ideias, as estruturas e os conceitos são desenvolvidos como ferramentas necessárias para organizar e compreender os fenômenos dos mundos mental, social e natural.

Qual e o objetivo de trabalhar números e quantidades na Educação Infantil?

Promover a internalização do conceito de número e estabelecer sua relação com as respectivas quantidades. Identificar os numerais; • Ter noções de quantidade e relação dos numerais; • Realizar a contagem oral.

Como trabalhar a contagem na Educação Infantil?

Contar e agrupar permitem controlar e representar quantidades. Dessa forma, propor à turma fazer coleções de diferentes objetos (figurinhas, pedrinhas, contas, folhas, entre outros) permitirá a contagem por meio de agrupamentos menores, o que também estará mais próximo do seu cotidiano e será mais significativo.

Como trabalhar os numerais na Educação Infantil de acordo com a Bncc?

  1. Resolvendo problemas de contagem das crianças. ...
  2. Problemas de contagem no jogo de boliche. ...
  3. Brincadeiras e contagem com uma parlenda. ...
  4. Utilizando e explorando dados nos jogos de percurso. ...
  5. Registrando, conhecendo e contando com dados. ...
  6. Escolha dos jogos preferidos. ...
  7. A proposta de um livro de receitas.

Qual a metodologia mais usada na educação infantil?

Método construtivista: um pioneiro entre as maiores metodologias de ensino na educação infantil. Uma das mais respeitadas metodologias de ensino na educação infantil, o método construtivista se fundamenta nas ideias do psicólogo Jean Piaget, proporcionando uma educação mais completa e “fora da caixa”.

Quais as metodologias usadas na educação infantil?

Confira a seguir!
  1. Metodologia tradicional. Dentre os métodos de ensino para educação infantil , o tradicional é o que muitas instituições adotam. ...
  2. Metodologia Montessoriana. A educação Montessoriana surgiu na Itália, sendo criada pela médica Maria Montessori. ...
  3. Pedagogia Waldorf. ...
  4. Método construtivista. ...
  5. Outras metodologias.

Quais são os fatores que estimulam a construção do número em crianças?

Essas relações são: classificação, inclusão, seriação, correspondência e conservação. Deste modo, entende-se que essas relações serão adquiridas por etapas, e é necessário que a criança vá internalizando-as para se chegar à construção do conceito de número.

O que e ludicidade na Matemática?

O lúdico na educação Matemática vem sendo apresentado como instrumento metodológico privilegiado de ensino, indicado para proporcionar ao aluno o desenvolvimento psíquico, o raciocínio lógico e a capacidade de aprender, levando-o a analisar, interpretar, estabelecer regras, conviver e interagir com seus pares, bem como ...

Qual o papel do professor que ensina Matemática?

O professor que ensina Matemática pode organizar atividades inclusivas e oferecer recursos didáticos pedagógicos para todos os estudantes, visto que favorecem não somente o estudante com deficiência, mas todos.

Quais são os principais conhecimentos matemáticos a serem trabalhados na educação infantil?

É possível organizar as atividades matemáticas na Educação Infantil em torno de três blocos de conteúdos: Espaço e Forma; Número e Sistema de Numeração; Grandezas e Medidas.

Artigo anterior
Porque a raiva não tem cura?
Artigo seguinte
O que é procedimento comum ordinário e sumário?