Como deve ser o ensino da Matemática na educação infantil?
Perguntado por: Érica Lourenço de Santos | Última atualização: 3. Mai 2025Pontuação: 4.6/5 (47 avaliações)
Os conteúdos matemáticos devem ser trabalhos na educação infantil de modo onde a criança construa seus conceitos matemáticos de forma livre, por meio de brincadeiras, atividades lúdicas, onde a criança participe ativamente, assim despertando a sua curiosidade, a partir do seu modo de interpretar o mundo passando a ...
Como deve ser ensinada a matemática na Educação Infantil?
Estimular a criança a: contar em conjunto com a turma quantos colegas vieram para a aula; fazer atividades com objetos e jogos, solicitando que eles contem quantos itens têm; e jogar a bola falando um número são algumas formas de trabalhar a contagem e proporcionar a vivência da matemática na Educação Infantil.
Quais são os principais conhecimentos matemáticos a serem trabalhados na Educação Infantil?
É possível organizar as atividades matemáticas na Educação Infantil em torno de três blocos de conteúdos: Espaço e Forma; Número e Sistema de Numeração; Grandezas e Medidas.
O que diz a BNCC sobre a matemática na Educação Infantil?
A matemática, pelo viés da BNCC, não é só um manancial de números, operações e formas geométricas: é, também, um jogo, uma linguagem, uma forma de ver e modelar realidades, uma estrutura de pensamento, um exercício criativo e um campo de desenvolvimento de múltiplas habilidades.
Qual deve ser a visão e a finalidade do ensino da matemática na Educação Infantil e no ensino fundamental anos iniciais?
Iniciada nessa etapa da vida escolar, o ensino da matemática precisaria ser proposto de forma a criança aprender a organizar e consolidar seu pensamento matemático. Com isso elas aprenderiam a comunicar seus pensamentos de forma clara e coerente, bem como a analisar e avaliar a estratégia de comunicação dos outros.
Como aprender a fazer contas | Matemática para crianças | Problemas de SUBTRAÇÃO simples | Números
Qual a importância do ensino da matemática na educação infantil?
Trabalha com a matemática na educação infantil é importante pois, a criança transmitir algo que realmente possa usar fora da escola. O objetivo de trabalha a matemática na educação infantil é de que seja aplicada as habilidades e sua capacidade de resolver problemas.
O que são noções matemáticas na educação infantil?
As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais etc.) são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados.
Qual a metodologia de trabalhar os números na Educação Infantil?
As atividades devem ser adaptadas a cada idade e a cada fase do desenvolvimento. O professor pode, por exemplo, usar o próprio corpo como ponto de partida e ensinar as crianças a contarem os dedos. Também é possível ensinar, usando o corpo, a noção de em cima e embaixo, frente e atrás, entre outros.
Como trabalhar os números na Educação Infantil de forma lúdica?
- Caça aos números coloridos. ...
- Bingo das cores e números. ...
- Pintura por números. ...
- Dominó numérico e colorido. ...
- Jogo da memória numérico-cromático. ...
- Torre de copos numéricos.
Quais os conteúdos fundamentais para o Ensino de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental?
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, além das unidades Números, Geometria e Grandezas e Medidas, aparecem duas novas: Álgebra e Probabilidade e Estatística. Antes, os conteúdos relacionados a essas unidades só apareciam nos anos finais do segmento.
Qual deve ser a visão e a finalidade do ensino da matemática na Educação Infantil?
O objetivo de trabalhar a matemática com as crianças na educação infantil é de que seja ampliada as suas habilidades, aumentar sua capacidade de resolver problemas, desenvolvendo sua argumentação por meio de questionamentos sobre resultados, construindo assim a própria autonomia da criança.
Qual objetivo de trabalhar os números de 1 a 5 na Educação Infantil?
Objetivos de aprendizagem
Refletir sobre a escrita e a leitura de números relacionando-os à quantidade. Ordenar os números através da seriação, a partir de conhecimentos do Sistema Numérico Decimal.
Qual a importância de se trabalhar a matemática de forma lúdica?
As atividades lúdicas não levam à memorização mais fácil do assunto abordado, mas induzem o aluno a raciocinar, a refletir. A aprendizagem acontece no aluno e não para o aluno. Quando ele interage, ele participa trazendo consigo tudo que ele vê, vive e ouve.
Qual a melhor forma de ensinar a matemática?
- Faça resumos e fichamentos. ...
- Estabeleça uma rotina de estudo. ...
- Pratique e faça muitos exercícios. ...
- Não tenha vergonha de admitir seus pontos fracos. ...
- Vídeo aulas. ...
- Cursinhos. ...
- Apostilas. ...
- Professor particular.
Como ensinar matemática de forma divertida?
Uma boa maneira de trabalhar a matemática de forma divertida é usando a interdisciplinaridade. Por exemplo, você pode fazer uma aula com questões de diferentes matérias para incentivar os alunos a interligá-las e aprender ainda mais. Também é possível realizar dinâmicas em grupo para facilitar essa tarefa.
O que a BNCC propõe para o ensino da matemática na educação infantil e ensino fundamental?
A Matemática que a Proposta da BNCC desenha em seu documento é aquela onde as ideias, as estruturas e os conceitos são desenvolvidos como ferramentas necessárias para organizar e compreender os fenômenos dos mundos mental, social e natural.
Qual e o objetivo de trabalhar números e quantidades na Educação Infantil?
Promover a internalização do conceito de número e estabelecer sua relação com as respectivas quantidades. Identificar os numerais; • Ter noções de quantidade e relação dos numerais; • Realizar a contagem oral.
Como trabalhar a contagem na Educação Infantil?
Contar e agrupar permitem controlar e representar quantidades. Dessa forma, propor à turma fazer coleções de diferentes objetos (figurinhas, pedrinhas, contas, folhas, entre outros) permitirá a contagem por meio de agrupamentos menores, o que também estará mais próximo do seu cotidiano e será mais significativo.
Como trabalhar os numerais na Educação Infantil de acordo com a Bncc?
- Resolvendo problemas de contagem das crianças. ...
- Problemas de contagem no jogo de boliche. ...
- Brincadeiras e contagem com uma parlenda. ...
- Utilizando e explorando dados nos jogos de percurso. ...
- Registrando, conhecendo e contando com dados. ...
- Escolha dos jogos preferidos. ...
- A proposta de um livro de receitas.
Qual a metodologia mais usada na educação infantil?
Método construtivista: um pioneiro entre as maiores metodologias de ensino na educação infantil. Uma das mais respeitadas metodologias de ensino na educação infantil, o método construtivista se fundamenta nas ideias do psicólogo Jean Piaget, proporcionando uma educação mais completa e “fora da caixa”.
Quais as metodologias usadas na educação infantil?
- Metodologia tradicional. Dentre os métodos de ensino para educação infantil , o tradicional é o que muitas instituições adotam. ...
- Metodologia Montessoriana. A educação Montessoriana surgiu na Itália, sendo criada pela médica Maria Montessori. ...
- Pedagogia Waldorf. ...
- Método construtivista. ...
- Outras metodologias.
Quais são os fatores que estimulam a construção do número em crianças?
Essas relações são: classificação, inclusão, seriação, correspondência e conservação. Deste modo, entende-se que essas relações serão adquiridas por etapas, e é necessário que a criança vá internalizando-as para se chegar à construção do conceito de número.
O que e ludicidade na Matemática?
O lúdico na educação Matemática vem sendo apresentado como instrumento metodológico privilegiado de ensino, indicado para proporcionar ao aluno o desenvolvimento psíquico, o raciocínio lógico e a capacidade de aprender, levando-o a analisar, interpretar, estabelecer regras, conviver e interagir com seus pares, bem como ...
Qual o papel do professor que ensina Matemática?
O professor que ensina Matemática pode organizar atividades inclusivas e oferecer recursos didáticos pedagógicos para todos os estudantes, visto que favorecem não somente o estudante com deficiência, mas todos.
Quais são os principais conhecimentos matemáticos a serem trabalhados na educação infantil?
É possível organizar as atividades matemáticas na Educação Infantil em torno de três blocos de conteúdos: Espaço e Forma; Número e Sistema de Numeração; Grandezas e Medidas.
Porque a raiva não tem cura?
O que é procedimento comum ordinário e sumário?