Como deve ser feito o manuseio correto dos documentos?

Perguntado por: Gonçalo Cristiano Nunes Henriques Rodrigues  |  Última atualização: 22. September 2024
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– No manuseio dos documentos originais deve-se usar luvas, pois a gordura natural existente nas mãos danifica o documento ao longo do tempo. Além de luvas, recomenda-se o uso de aventais e máscaras, como medidas de proteção à saúde dos técnicos e usuários.

Como deve ser feito o manuseio correto de documentos empresariais?

Confira algumas práticas para ter um arquivamento de documentos sempre operacional:
  1. Faça um inventário dos documentos da empresa. ...
  2. Digitalize os documentos impressos. ...
  3. Alguns documentos devem ser mantidos. ...
  4. Organize os documentos por assunto e em ordem crescente. ...
  5. Crie uma tabela para descarte de documentos.

O que é manuseio de documentos?

Por manuseio entendemos como os procedimentos que envolvem o contato com os documentos, desde o tratamento técnico realizado pelos funcionários até mesmo a forma como os usuários realizam suas pesquisas com a documentação.

Quais os cuidados que devemos ter com os documentos?

Ao consultar livros ou documentos, não apoiar mãos e cotovelos. Recomenda-se sempre manuseá-los sobre uma mesa. Cuidar para não rasgar o documento ou danificar capas e lombadas ao retirá-lo de uma pasta, caixa ou estante.

Como manusear documentos antigos?

Como manusear documentos antigos

Lave bem as mãos e não passe creme, pois ele pode manchar papéis. Estes podem ser tocados sem luvas, visto que elas podem tornar o manuseio mais difícil e acabar danificando papéis delicados. Para fotos e negativos, porém, o ideal é usar luvas de tecido.

Aula - Métodos de Arquivamento

34 questões relacionadas encontradas

Quais as 3 formas principais de manter documentos bem conservados?

Atualmente, as três formas principais de manter documentos bem conservados são: restauração, prevenção e a conservação em si.

Qual a importância de preservar os documentos?

A guarda de documentos é um cuidado necessário para qualquer organização tanto pública como privada, pois é a forma que elas possuem para comprovar o cumprimento de uma obrigação, e, como já mencionado, de prestar contas de suas atividades e colaborar para a tomada de decisão.

Como garantir a segurança dos documentos?

5 dicas de segurança‌ ‌de‌ ‌documentos‌
  1. Tenha um espaço especialmente dedicado a eles. ...
  2. Controle o acesso de pessoas. ...
  3. Faça organizações e conferências constantes. ...
  4. Considere soluções de gestão personalizadas. ...
  5. Conte com uma empresa especializada no assunto.

Que tipos de Segurança podem ser utilizados em documentos?

Quais os principais métodos de proteção?
  • Proteção por senha. A utilização de senha para proteção de documentos é um dos principais métodos e mais utilizados. ...
  • Tecnologia de chave pública. ...
  • Tokens. ...
  • Criptografia.

Como fazer a higienização de documentos?

Remover a sujeira da superfície de documentos textuais com pinceis macios ou usar pó de borracha com a ajuda de algodão envolto em gaze. Aplicar o saquinho com pó de borracha, para retirar as manchas de oxidação. Passar a trincha ou pincel no documento, retirando a sujidade de oxidação.

O que é preservação de documentos?

A preservação documental busca garan r pelo maior tempo possível o acesso ao documento, evitando sua deterioração química e sica (ou virtual), para prevenir a perda do seu conteúdo informacional.

Quais são os principais tipos de documentos?

Todos os documentos que um brasileiro precisa ter
  • RG. RG é a sigla para Registro Geral, esse é um dos documentos principais para os cidadãos brasileiros. ...
  • CPF. ...
  • CNH. ...
  • Certidão de Nascimento. ...
  • Título de Eleitor. ...
  • Carteira de Trabalho. ...
  • Certificado de Serviço Militar.

Como preservar um arquivo?

Para isso, confira essas dicas!
  1. Tenha um ambiente específico. O principal ponto é não deixar os documentos jogados pelo escritório ou espalhados em diversas salas. ...
  2. Escolha as embalagens corretas. ...
  3. Conservar documentos exige a limpeza em dia. ...
  4. Utilize a tecnologia a seu favor. ...
  5. Contrate uma empresa de guarda de documentos.

Quais são as 3 principais classificações dos documentos?

A definição de categorias e subcategorias de um plano de classificação de documentos possuem três critérios: Funcional: Categorias correspondem à função dos documentos; Estrutural: De acordo com a estrutura organizacional; Assunto: Referente aos conteúdos registrados nos documentos.

Quais as 5 dicas de organização de arquivos?

5 dicas que vão te ajudar na organização de documentos físicos
  1. Ordem alfabética. ...
  2. Ordem numérica. ...
  3. Ordem alfabética: Método geográfico. ...
  4. Método ideográfico ou temático. ...
  5. Método numérico cronológico.

Quais são as 5 técnicas de arquivamento?

Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar
  • Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais empregadas na gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
  • Método alfabético. ...
  • Método numérico. ...
  • Método eletrônico. ...
  • Método geográfico. ...
  • Arquivo morto. ...
  • Microfilmagem. ...
  • Nuvem.

O que é segurança documental?

Quando falamos em segurança de documentos nas empresas, é possível entender um conjunto de medidas preventivas, cujo foco é a confidencialidade, autenticidade, conformidade e correta disponibilização das informações.

Qual a importância da integridade de cada documento?

Integridade: a integridade visa assegurar que um documento não teve seu conteúdo alterado após ter sido assinado.

Qual a importância dos documentos de segurança do trabalho?

Os documentos da SST, além de manterem a empresa de acordo com a legislação, são de extrema importância para o acompanhamento da saúde e segurança do trabalho dentro dos ambientes laborais.

Qual a importância da segurança da informação nos arquivos?

O princípio da integridade visa garantir proteção a dados e arquivos de um sistema, cuidando para que nenhuma informação seja alterada ou excluída sem a devida autorização. Um dado tem sua integridade intacta quando não sofreu dano algum, seja por atuação interna ou externa.

Quais são as precauções de segurança que devem ser tomadas ao lidar com documentos confidenciais?

Opte por armazenar suas informações na nuvem

Através de seu sistema de autorização de acesso por meio de usuário e senha, somente os responsáveis e os autorizados poderão entrar no software e ver os arquivos. Além disso, estar na nuvem evita que as informações sejam perdidas.

Quais são as dicas para proteção e segurança de dados?

Veja abaixo 6 dicas para proteger seus dados pessoais:
  • Fortalecimento de senhas. ...
  • Autenticação em dois fatores (2FA) ...
  • Atualizações regulares de software. ...
  • Cuidado com phishing. ...
  • Utilização de redes wi-fi seguras. ...
  • Limpeza de dados regularmente.

Por que um documento é importante?

Uma documentação bem organizada dá a todos um ponto de referência para a comunicação interna. Dessa maneira, qualquer dado importante para a execução de tarefas no dia a dia pode ser facilmente encontrado quando necessário, sem depender de múltiplas linhas de comunicação ineficientes.

Qual a importância de armazenar e conservar arquivos?

A guarda de documentos é um cuidado necessário para qualquer empresa, pois é a forma que elas têm para comprovar o cumprimento de uma obrigação, trabalhista, fiscal e/ou previdenciária.

Quais os fatores de deterioração de documentos mal preservado?

Fatores de deterioração
  • umidade e temperatura.
  • radiações luminosas.
  • poeira e poluição atmosférica.
  • ataques biológicos (insetos e microorganismos)
  • catástrofes (enchentes, incêndios)
  • manuseio e acondicionamento inadequados.

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