Como deve ser a fixação das peças nos tornos?

Perguntado por: Telmo Manuel Matos Gaspar  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (39 avaliações)

Quando as peças a serem torneadas são de pequenas dimensões, de formato cilíndrico ou hexagonal regular, elas são presas por meio de um acessório chamado de placa universal de três castanhas. A peça é presa por meio de três castanhas, apertadas simultaneamente com o auxílio de uma chave.

Qual acessório deve ser utilizado para a fixação da peça no torno?

a) Mandril pinça: acessório de fixação amplamente utilizado quando se pretende tornear eixos de diâmetros pequenos, por oferecer grande precisão de concentricidade. Oferece rápidas trocas de peças e é comumente encontrado em tornos automáticos.

Qual os cuidados ao fixar uma peça no torno mecânico?

Ação preventiva: posicione as ferramentas sempre no centro da peça, principalmente quando estiver usando bedame de corte. Introduza a ferramenta alternando os lados do canal para diminuir o esforço e evitar o atrito do cavaco com as paredes laterais da peça.

Qual é a principal orientação para fixar ferramenta de corte no torno?

Uma orientação geral é: Duas vezes a faixa de avanço, mesmo acabamento superficial.

Qual é a primeira operação que deve ser realizada no torneamento de peças?

Para executar o torneamento, são necessários três movimentos relativos entre a peça e a ferramenta. Eles são: 1. Movimento de corte: é o movimento principal que permite cor- tar o material. O movimento é rotativo e realizado pela peça.

APRENDA FACEAR EIXO NO TORNO - DICAS PARA INICIANTES

40 questões relacionadas encontradas

Qual é a operação de torneamento?

A operação de tornear, é uma operação de corte com levantamento de apara em que a peça é animada de um movimento de rotação contínuo contra a ferramenta de corte que assim arranca o material.

Como é feito o processo de torneamento?

Torneamento é o processo de usinagem usado para fabricar peças cilíndricas, no qual a ferramenta desenvolve um deslocamento linear, enquanto a peça exerce um movimento rotacional. Normalmente executado por um Torno, o torneamento usina o diâmetro da peça até certa dimensão especificada dando-lhe um suave acabamento.

O que é a velocidade de corte?

A velocidade de corte no lixamento é a velocidade com a qual a ferramenta se move. Por ex., em uma lixadeira de cinta é a velocidade de recirculação da cinta, em uma lixadeira angular é a velocidade periférica do disco de corte ou lixamento. Ela também é denominada de velocidade máxima de processamento.

O que é o movimento de corte?

➢ Movimento de corte: É o movimento entre a ferramenta e a peça que provoca remoção de cavaco durante uma única rotação ou um curso da ferramenta. Geralmente este movimento ocorre através da rotação da peça (torneamento) ou da ferramenta (fresamento).

Quais são as ferramentas mais usadas no torno mecânico?

  • Marteletes Elétricos.
  • Lixadeira e Politriz.

Como fixar torno mecânico no chão?

Prenda para trás e prenda o cabelo comprido. Mantenha o piso livre de obstruções ou riscos de escorregamento. Certifique-se de que o torno possui um botão iniciar / parar de fácil alcance para o operador. Certifique-se de que o torno possui um botão de parada de emergência (e-stop).

Quais são os riscos envolvidos na atividade de usinagem com torno mecânico?

Riscos mais importantes:
  • Queda de peças ou de materiais durante o seu manuseamento.
  • Pancadas contra objectos.
  • Entalamento pelo parafuso ou pela corrente da bancada.
  • Projecção de partículas.

Quais são os tipos de movimentos do Torno?

O torneamento é a operação realizada pelo torno mecânico. Trata-se da combinação de dois movimentos: rotação da peça e movimento de avanço da ferramenta. Em algumas aplicações, a peça pode ser estacionária, com a ferramenta girando ao seu redor para cortá-la, mas basicamente o princípio é o mesmo.

Quais os principais acessórios do torno?

Os tornos mecânicos são vendidos apenas com componentes básicos. Mas existem muitos acessórios e ferramentas especiais para eles, como VDI, morsas, hidráulicas, cabeçotes, rosqueadores, localizadores de aresta, porta cones, pinças, mandril de aperto rápido e outros.

Que tipo de materiais utilizo a luneta fixa?

As lunetas para torno mecânico são acessórios de ferro com parafusos nas extremidades, que servem para segurar as peças em que se deseja trabalhar em um torno.

Quais os acessórios usados para prender e tornear peças de grande comprimento?

26. 26 Luneta: é um dos acessórios usados para prender peças de grande comprimento e finas que, sem esse tipo de suporte adicional, tornariam a usinagem inviável, por causa da vibração e flexão da peça devido ao grande vão entre os pontos.

Quais os principais movimentos de corte na usinagem?

Podemos destacar 2 tipos de movimentos da ferramenta na usinagem CNC:
  • Movimento de velocidade de corte.
  • Onde:
  • Vc é a velocidade de corte, em m/min;
  • Dc é o diâmetro da ferramenta;
  • n é a velocidade de rotação da ferramenta ou, em rpm.
  • Movimento de velocidade de avanço.
  • Onde:
  • Vf é a velocidade de avanço, em m/min.

Quais são os 4 movimentos da usinagem?

  • Cavaco - Raspas ou pedaços extraídos do material bruto.
  • Desbaste-Fase inicial da usinagem.
  • Acabamento-Fase final da usinagem.
  • Aresta de corte- A superfície da ferramenta de corte que entra em contato com a peça.

O que é o movimento de profundidade?

Movimento de profundidade { ¶e o que determina a camada de material a ser re- movida. Movimento de ajuste { ¶e aquele que compensa o desgaste da ferramenta.

O que é velocidade de corte na usinagem?

A velocidade de corte (vc), medida em metro por minuto (m/min), é a velocidade instantânea do ponto selecionado sobre o gume, no movimento de corte, em relação a peça. No fresamento, o movimento de corte é proporcionado pela rotação da ferramenta. A velocidade de corte é, então, uma velocidade tangencial.

Qual a importância da velocidade de corte?

A velocidade de corte afeta diretamente a vida da ferramenta. Aumentando a velocidade de corte, a temperatura de usinagem aumenta, resultando na diminuição da vida da ferramenta. A velocidade de corte varia dependendo do tipo e dureza da peça usinada. É necessário selecionar uma classe adequada à velocidade de corte.

Quais são os fatores que influenciam na velocidade de corte?

A determinação desses fatores depende de muitos fatores: o tipo de operação, o material a ser usinado, o tipo de máquina-ferramenta, a geometria e o material da ferramenta de corte. Além disso, os parâmetros se inter-relacionam de tal forma que, para determinar um, geralmente, é necessário conhecer os outros.

Como é o processo de usinagem?

Assim são os processos de usinagem – que consistem em fazer o desgaste de uma matéria-prima para a fabricação de uma peça.
...
São elas:
  • Fresadoras CNC;
  • Torno mecânico;
  • Torno CNC;
  • Retífica cilíndrica;
  • Máquina de corte a laser;
  • Máquina de corte a seco;
  • Centro de usinagem.

Quais os tipos de ferramentas usadas no processo de torneamento?

As operações de torno atualmente têm como matéria-prima principal para a fabricação de ferramentas o metal duro, sendo exceção os trabalhos de furo que, ai sim, é essencial a utilização da broca de aço rápido, salvo ocasiões especificas que se é necessário a utilização de ferramentas de diamante e de cerâmica.

Como funciona o processo de fresamento?

Fresamento é um processo de usinagem para criar engrenagens, estriados e coroa de comando usando uma máquina de fresa caracol, que é um tipo especial de Fresa. Os dentes ou estriados ou filetes, são cortados progressivamente na peça por uma série de cortes feitos por uma ferramenta de corte chamada de Caracol.

Artigo anterior
O que acontece quando os rins param de funcionar em idoso?
Artigo seguinte
Quais são as regiões da Justiça do Trabalho?